APDA ataca atuação da polícia no Dragão: "Intervenção policial abusiva"

Organismo exige investigação ao sucedido nas bancadas do Dragão.

PORTO, PORTUGAL - APRIL 6: Porto supporters cheer their team during the Liga Portugal Betclic match between FC Porto and Sport Lisboa e Benfica at Estádio do Dragão on April 6, 2025 in Porto, Portugal. (Photo by Pedro Loureiro/Eurasia Sport Images/Getty I

© Getty Images

Notícias ao Minuto
07/04/2025 17:26 ‧ 07/04/2025 por Notícias ao Minuto

Desporto

FC Porto-Benfica

A Associação Portuguesa de Defesa do Adepto (APDA) fez uso das redes sociais, na manhã desta segunda-feira, para reagir à carga policial que teve lugar no Clássico de domingo no Dragão entre FC Porto e Benfica (1-4), e que levou a disparo de balas de borracha na zona destinada à claque Colectivo Ultras 95, afeta ao FC Porto.

 

"Exigimos que a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) e outras entidades competentes investiguem esta atuação e que sejam apuradas responsabilidades. Não podemos aceitar que a segurança dos adeptos seja posta em risco por intervenções policiais desajustadas e abusivas", pode ler-se na longa mensagem deixada na rede social Instagram.

"O futebol deve ser um espaço de festa e convivência, e as forças de segurança têm o dever de garantir a proteção de todos os envolvidos, sem recorrer a práticas que possam colocar vidas em perigo. Já que os clubes que deviam representar os adeptos pouco fazem, nós continuaremos firmes a lutar pelos direitos dos adeptos nos recintos desportivos", termina a nota da Associação Portuguesa de Defesa do Adepto.

Confira o comunicado na íntegra:

"A Associação Portuguesa de Defesa do Adepto manifesta a sua profunda preocupação e indignação face aos acontecimentos registados no jogo entre o FC Porto e o SL Benfica, realizado no Estádio do Dragão. Durante o evento, um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) disparou munições não letais contra adeptos a uma distância extremamente curta, cerca de um metro, numa acção desproporcional e perigosa. Acabou por acertar aleatoriamente em dois cidadãos.

Esta conduta não só coloca em risco a integridade física dos adeptos como viola normas legais e regulamentares que orientam a actuação policial. O uso da força pela PSP deve obedecer aos princípios da necessidade, proporcionalidade e adequação. O Regulamento Disciplinar da PSP e os protocolos de intervenção em eventos desportivos exigem que os agentes empreguem meios não letais apenas como último recurso e em conformidade com directrizes operacionais que garantam a segurança de todos os presentes.

O disparo à queima roupa contra uma multidão contraria os padrões de actuação estabelecidos para a contenção de distúrbios, podendo configurar abuso de autoridade e uso excessivo da força. Além disso, a directiva interna da PSP proíbe expressamente o uso de armas de fogo (incluindo munições não letais) em situações de alteração da ordem pública, excepto em cenários de perigo iminente e incontrolável.

Exigimos que a Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) e outras entidades competentes investiguem esta actuação e que sejam apuradas responsabilidades. Não podemos aceitar que a segurança dos adeptos seja posta em risco por intervenções policiais desajustadas e abusivas.

O futebol deve ser um espaço de festa e convivência, e as forças de segurança têm o dever de garantir a proteção de todos os envolvidos, sem recorrer a práticas que possam colocar vidas em perigo.

Já que os clubes que deviam representar os adeptos pouco fazem, nós continuaremos firmes a lutar pelos direitos dos adeptos nos recintos desportivos."

Leia Também: Imagens mostram polícia a disparar balas de borracha no FC Porto-Benfica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

As imagens (muito sensuais) de Georgina Rodríguez após noivado

Georgina Rodriguez

As imagens (muito sensuais) de Georgina Rodríguez após noivado

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

GP da Hungria é já esta semana. Os horários para ver Miguel Oliveira

MotoGP

GP da Hungria é já esta semana. Os horários para ver Miguel Oliveira

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas