Fernando Gomes procura empresas para criar movimento único para LA2028

presidente do Comité Olímpico de Portugal vai procurar "a partir de amanhã" as empresas para criar "um movimento único e pioneiro de financiamento" para os Jogos Olímpicos de Los Angeles2028.

Notícia

© Lusa

Lusa
25/03/2025 19:40 ‧ 25/03/2025 por Lusa

Desporto

Comité Olímpico de Portugal

Fernando Gomes vai procurar "a partir de amanhã" as empresas para criar "um movimento único e pioneiro de financiamento" para Los Angeles2028, declarou hoje na tomada de posse como presidente do Comité Olímpico de Portugal.

 

"Queria deixar uma nota especial às empresas: vou procurar-vos a partir de amanhã. Em todas espero poder encontrar uma genuína vontade de se juntar a um movimento único e pioneiro de financiamento aos atletas de alta competição que nos leve a ter em Los Angeles uma equipa mais reconhecida, menos solitária, mais apoiada e mais perto de ganhar", indicou, recebendo um forte aplauso.

Fernando Gomes discursava na tomada de posse dos órgãos sociais do Comité Olímpico de Portugal (COP) para o quadriénio 2025-2029, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

O novo presidente do organismo olímpico tinha começado por instar todos -- "Estado, empresas, comunicação social" -- a participarem naquilo que descreveu como o final do silêncio no qual vive o desporto nacional, considerando que o país "vive na idade da ignorância, não das federações, não dos atletas, não das equipas, mas de tudo o resto".

Interpelando diretamente o Governo, representado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, do ministro dos Assuntos Parlamentares, responsável pela tutela do desporto, e do secretário de Estado do setor, Pedro Dias, Fernando Gomes mostrou-se convicto de que, "aconteça o que acontecer no dia 18 de maio", o executivo resultante das eleições vai perceber "a ambição de um plano claro e mensurável" para os objetivos comuns.

"Sei que independentemente desse resultado, o desporto precisa de olhar para as suas fontes de financiamento e perceber se elas estão a contribuir para o equilíbrio e competência, ou se estão a aumentar a vertigem que existe entre o futebol e todo o restante universo desportivo de muitos milhares de jovens talentos", defendeu o portuense, que presidiu à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) durante 13 anos.

O presidente do COP reiterou que "rever a aplicação das receitas provenientes das apostas desportivas é nuclear".

"Instamos o Governo a criar de imediato um grupo de trabalho que possa, de forma rápida e objetiva, analisar o que aconteceu nos últimos oito anos e perceber onde podemos introduzir ponderadores que fomentem uma distribuição mais concorrente com o êxito desportivo", acrescentou, num apelo 'aceite' por Luís Montenegro no seu discurso.

Numa cerimónia na qual os nomes do desporto estiveram em 'peso', desde os antigos presidentes do COP Artur Lopes e Vicente Moura, aos líderes federativos ou o presidente do FC Porto, André Vilas-Boas, o antigo basquetebolista assumiu que é um dirigente "de poucas palavras, muito de fazer e sempre focado em objetivos".

"O trabalho arranca hoje, o nosso programa foi sufragado, e amanhã [quarta-feira] mesmo já teremos uma reunião alargada com todas as federações para o melhorar ainda mais. Terminou o tempo das palavras, começa agora o tempo da ação", prometeu.

Num discurso em que cumprimentou Laurentino Dias, o candidato derrotado nas eleições de 19 de março, e reafirmou que as federações que apoiaram o antigo secretário de Estado do Desporto são, aos seus olhos, "tão importantes quanto as outras", Fernando Gomes recordou ainda José Manuel Constantino, que presidiu ao COP entre março de 2013 e 11 de agosto passado, data da sua morte.

"A honra que sinto por suceder a José Manuel Constantino, um dos maiores pensadores da história do desporto português, é proporcional à responsabilidade que tenho de dar vida ao seu legado e à sua visão", comparou.

Leia Também: Empresário e ex-secretário geral da FPF constituídos arguidos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Benfica

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Segurança

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas