Powered bySolverde
Disclaimer

De avançado a lenda na baliza, Ochoa ainda sonha com um golo na carreira

O guarda-redes do AVS Ochoa revelou que começou no futebol como avançado até à lesão de um colega, lamentou o namoro falhado com o Ajax e garantiu que ainda sonha marcar um golo antes de terminar a carreira.

PORTO, PORTUGAL - MARCH 15: Goalkeeper Francisco Ochoa of AVS looks on during the Liga Portugal Betclic match between FC Porto and AVS at Estádio do Dragão on March 15, 2025 in Porto, Portugal. (Photo by Miguel Lemos/Eurasia Sport Images/Getty Images)

© Getty Images

Lusa
21/03/2025 09:06 ‧ 21/03/2025 por Lusa

Desporto

AVS

"Comecei a jogar aos 10 anos no Club América, no México, como avançado, até que o único guarda-redes da equipa se lesionou num lance de penálti. O treinador perguntou quem queria ir para a baliza, fui eu, defendi o penálti, e assim terminou a minha carreira no ataque", contou Ochoa à agência Lusa. 

 

'Memo', diminutivo de Guillermo e uma das alcunhas de Ochoa, achava que estaria na baliza apenas até ao regresso do colega, dois meses depois, mas o treinador nunca mais o deixou descalçar as luvas.

Ochoa foi chamado à seleção ainda a pensar que integraria as opções para o ataque, mas a participação num torneio internacional nos Países Baixos e o interesse demonstrado pelo Ajax convenceram-no do contrário.

"O América não me deixou sair, alegando que ainda tinha aspetos a melhorar. Aos 12 anos, passei a treinar diariamente e, aos 15, assinei o meu primeiro contrato profissional. Jogava no meu escalão, mas treinava com a equipa principal, que contava com Djalminha e Zamorano, entre outros", recordou. 

Taffarel, Pagliuca, Jorge Campos, van der Sar, Preud´homme ou Barthez foram as referências no crescimento de Ochoa como guarda-redes, já 'contaminado' por aquela "sensação fantástica de evitar golos" e "as reações do público às defesas".

Rapidamente, Ochoa tornou-se um dos principais destaques do América, clube que o revelou, mas só em 2011, aos 26 anos, deixou o México para um périplo europeu por França, Espanha, Bélgica e, mais recentemente, Itália. Faltaram-lhe apenas clubes à altura do seu talento.

"Acredito nisso, mas o maior problema foi não ter passaporte comunitário. Havia limites para estrangeiros, e os clubes costumavam reservar essas vagas para avançados. Podia ter sido o PSG, mas um teste positivo impediu a minha inscrição, só levantada após o fecho do mercado. O meu grande sonho era jogar no Ajax", confessou.

Ochoa admite que os seus 1,84 metros o limitam nos cruzamentos contra jogadores mais altos, mas compensa com "reação", além de qualidades como "segurança, tranquilidade, leitura de jogo e liderança", que lhe têm garantido a titularidade sobre os colegas.

"Não é fácil para os outros, mas não depende de mim. Tento ajudar, mas isso também me obriga a trabalhar mais e ser um exemplo", comentou. Timidamente, admitiu que "é frequente dar autógrafos ou assinar camisolas no balneário".

A quatro meses de completar 40 anos e cada vez mais perto do fim da carreira, o internacional mexicano ainda persegue o sonho de marcar um golo, lamentando as três oportunidades perdidas no México, todas nos instantes finais das partidas.

"Marcar um golo é mesmo o que me falta no futebol. Será no AVS? Quem sabe. Se a permanência estiver garantida e o Nenê ou o Zé (Luís) me deixarem bater um penálti, pode acontecer", admitiu, sorridente, Ochoa, admirador confesso de quem se mantém ao mais alto nível ano após ano.

Depois de pendurar as chuteiras, Ochoa quer ser "embaixador" ou "diretor", colaborar na arbitragem, com clubes, até secundários, ou liderar o projeto que iniciou no México para captar talentos não profissionais, consciente do "muito trabalho que há ainda a fazer".

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Futsal

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Fórmula 1

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas