Dupla bala de Gyokeres abateu Casa Pia e deixou Sporting isolado no trono

As notas do Casa Pia-Sporting, que recolocou o Sporting tranquilo na liderança do campeonato.

Casa Pia-Sporting, Gyokeres

© Reuters

Rodrigo Querido
10/03/2025 07:09 ‧ 10/03/2025 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

Foi sem espinhas... mas com um pequeno percalço. Um bis de Gyokeres contribuiu e muito para que o Sporting vencesse, na tarde de domingo, na visita ao Casa Pia, por 3-1, e seguisse na liderança isolada do campeonato português. Em Rio Maior, os leões quebraram um longo registo de triunfos caseiros dos gansos na prova, que não perdiam na condição de visitado desde 24 de agosto.

 

Com Hjulmand de regresso aos eleitos iniciais de Rui Borges, os campeões nacionais começaram a partida da melhor forma, à semelhança do que já tinham feito diante do Estoril, e abriram a contagem aos 12 minutos com um golo de Gonçalo Inácio, ele que minutos antes tinha visto um amarelo que o afasta do jogo da próxima ronda com o Famalicão.

O Casa Pia queria muito, mas parecia não tinha condições para se opor à maior força do Sporting. Aos 34 minutos, Gyokeres mostrou que está de volta à melhor forma física possível e assinou o 0-2 em Rio Maior.

Instantes antes do tempo de intervalo, Ricardo Esgaio efetuou um autogolo e recolocou os casapianos na discussão do encontro. Este foi um lance que deu vida aos comandados de João Pereira. Os leões mandaram no encontro até ao 1-2, mas, após o descanso, os gansos subiram de rendimento e andaram perto do empate.

Logo a abrir o segundo tempo, Rui Silva brilhou com defesas a um desvio de José Fonte na sequência de um livre, e, depois, a segurar um remate de fora da área por parte de Rafael Brito. Insatisfeito com o rendimento dos jogadores no início da etapa complementar, Rui Borges promoveu o regresso de Morita aos relvados.

Foi já com o nipónico em campo que o Sporting acabou por sentenciar a história do jogo em Rio Maior. Gyokeres alcançou o 27.º remate certeiro na I Liga esta temporada, bisando através da cobrança de uma grande penalidade aos 77 minutos. O Casa Pia desapareceu do jogo com este bis do sueco e o Sporting somou a segunda vitória consecutiva na prova.

Mas vamos às notas desta partida:

Figura

Gyokeres provou, mais uma vez, que é um dos foras de série desta equipa do Sporting. recuperado dos problemas físicos que apoquentaram entre o final de janeiro e o início de fevereiro, o sueco está com a mira bem afinada. Depois do bis contra o Estoril, repetiu essa mesma receita em Rio Maior. A máscara está de volta.

Surpresa

Se o Sporting agarrou a curta vantagem no início da segunda parte muito o deve a Rui Silva. Numa altura em que o Casa Pia entrou com vontade de chegar ao empate, o guarda-redes leonino respondeu com duas portentosas defesas que mantiveram a equipa viva no encontro. Depois, lá apareceu o salvador do costume.

Desilusão

Pablo Roberto foi uma das figuras do Casa Pia no arranque da temporada, mas acabou por ir perdendo espaço com a subida se rendimento de Segovia. A saída do venezuelano para o Inter Miami abriu a porta da titularidade ao brasileiro, mas o médio não tem correspondido. Neste jogo em Rio Maior foi o elemento mais negativo nos gansos.

Treinadores

João Pereira

Os gansos jogaram olhos nos olhos com um rival de valia superior. Apesar de ter estado a perder por 0-2, o conjunto de Lisboa não desistiu e chegou a ficar bem perto do empate em mais do que um momento. Contudo, do outro lado estava um inspirado Gyokeres que travou os intentos dos casapianos. Caiu por terra o longo registo de jogos sem perder, mas sem o Casa Pia ter dado uma resposta positiva no encontro.

Rui Borges

O regresso ao esquema de três centrais tem dado frutos ao Sporting e os leões chegaram com facilidade a uma vantagem confortável. Com o Casa Pia a um golo do empate e após perceber que os jogadores tinham perdido um pouco o controlo do jogo a meio-campo, Rui Borges fez entrar Morita em campo para o lugar de Hjulmand. Aliado à concentração elevada de Rui Silva, o regresso do nipónico aos relvados foi um fator essencial para que o Sporting segurasse as 'pontas' no jogo, numa altura em que a formação da casa pressionava à procura do golo da igualdade.

Arbitragem

Bom trabalho da equipa de arbitragem liderada por Hélder Malheiro. Exibição tranquila do juiz, que esteve bem ao assinalar o penálti que deu origem ao bis de Gyokeres.

Leia Também: Só podia ser ele. Gyokeres faz das suas e Sporting descola na liderança

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ángel Alarcón 'aguarda' por Farioli: "Paciência, mente positiva"

FC Porto

Ángel Alarcón 'aguarda' por Farioli: "Paciência, mente positiva"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Novo Volkswagen ID.4 chega em 2026 e será "completamente diferente"

Volkswagen

Novo Volkswagen ID.4 chega em 2026 e será "completamente diferente"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas