Estatutos do Benfica a votos. A polémica e tudo o que precisa de saber

Assembleia Geral Extraordinária irá decorrer entre as 9h30 e as 22h30 deste sábado.

A general view outside the stadium prior to the UEFA Champions League match between SL Benfica and FC Barcelona at Estadio Da Luz in Lisbon, Portugal, on January 21, 2025. (Photo by Jose Manuel Alvarez Rey/JAR Sport Images/NurPhoto via Getty Images)

© Getty Images

Notícias ao Minuto
08/03/2025 06:49 ‧ 08/03/2025 por Notícias ao Minuto

Desporto

Benfica

Os sócios do Benfica estão convocados a comparecer, este sábado, no Pavilhão Número 2 do Estádio da Luz, para discutir a proposta final dos novos estatutos, na expetativa de colocar um ponto final numa autêntica 'novela' que dura há mais tempo do que era de esperar.

 

Aquilo que começou como uma promessa eleitoral de Rui Costa  começou a ganhar forma a 18 de novembro de 2021, quando a Comissão de Revisão liderada por Jaime Antunes (vice-presidente que, entretanto, pediu a demissão) se reuniu pela primeira vez, antes de apresentar um primeiro 'draft', a 21 de março de 2022.

A Mesa da Assembleia Geral, orientada por José Pereira da Costa, devolveu, na altura, o documento com uma série de alterações que não foram do agrado da Comissão de Revisão, que entendiam que tal beneficiaria a direção do clube.

Surgiram, então, mais duas propostas, uma da própria Comissão de Revisão e outra do movimento Servir o Benfica, e só a 24 de agosto de 2024 é que o então presidente da Mesa da Assembleia Geral, Fernando Seara, se mostrou capaz de reunir um consenso.

A primeira Assembleia Geral Extraordinária foi, então, convocada para 21 de setembro do mesmo ano... mas surgiu um novo imbróglio, visto que, ao ser confrontado por um requerimento de interrupção da mesma por parte de João Diogo Manteigas, Fernando Seara demitiu-se.

João Pereira da Costa pegou, então, na pasta, anunciando que uma larga maioria dos sócios teriam aprovado a proposta na generalidade, assim como os primeiros 20 artigos na especialidade, e retomando a reunião magna a 26 de outubro.

Aí, foram produzidas uma série de alterações, e, a 14 de dezembro, na terceira Assembleia Geral Extraordinária, foram votados os últimos 47 artigos. A quarta realiza-se este sábado, estando as mesas de votos abertas entre as 9h30 e as 22h30 (hora de Portugal Continental).

Leia Também: Rui Costa acusado de "assobiar para o lado": "União não se pede"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mattia Debertolis morre após desmaiar em prova de orientação nos Mundiais

Óbito

Mattia Debertolis morre após desmaiar em prova de orientação nos Mundiais

Liga portuguesa

ClubeJPts
1FC Porto13
2Famalicão13
3Sp. Braga13
4Arouca13
5Gil Vicente13
6Sporting13
7Moreirense13
8Estoril11
9Estrela11
10Benfica00
11Rio Ave00
12Alverca10
13AVS10
14C.D. Nacional10
15Casa Pia10
16Santa Clara10
17Tondela10
18Vitória SC10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Courtois com equipa na F1? "É difícil, mas objetivo é subir à F3 e à F2"

Real Madrid

Courtois com equipa na F1? "É difícil, mas objetivo é subir à F3 e à F2"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas