Diomande deixa qualquer um à beira dos nervos. Homem da máscara voltou

Defesa-central, de 21 anos, voltou a revelar falta de estabilidade emocional e, praticamente, custou a vitória aos leões, que perderam a liderança isolada do campeonato. Um mês depois, Gyokeres regressou aos golos.

Notícia

© Reuters

Luis Júnior
24/02/2025 07:07 ‧ 24/02/2025 por Luis Júnior

Desporto

I Liga

O Sporting perdeu, este domingo, a liderança isolada da I Liga, ao registar um penalizador empate, por 2-2, no terreno do AVS, depois de ter estado em vantagem por dois golos sem resposta. O defesa-central Diomande foi o vilão, com um pénalti cometido e ainda uma expulsão, por acumulação de cartões amarelos.

 

Focados em recuperar o primeiro lugar, depois da ameaça feita pelo Benfica, que triunfou (3-0) na receção de sábado ao Boavista, o técnico Rui Borges fez regressar Trincão e Gyokeres  ao onze inicial, depois de descansarem frente ao Borussia Dortmund, para a Liga dos Campeões. A dupla esteve em plano de evidência: Trincão fez uma assistência (a 10.ª na Liga) e Gyokeres assinalou o 23.º golo no campeonato, voltando a fazer o icónico festejo da máscara passado um mês.

Depois de uma primeira parte bem conseguida, os leões surgiram com uma postura algo estranha, baixando o bloco e deixando Gyokeres, praticamente, sozinho no ataque. As iniciativas do AVS estavam controladas, mas tudo complicou a partir do minuto 71. E como tem sido apanágio na temporada leonina, a lei de Murphy apareceu já no sexto minuto da compensação, com o golo de Gustavo Mendonça, fora da área.

Desta forma, o Sporting partilha agora o topo com o Benfica, ambos com 53 pontos, sendo que poderá ver o FC porto reduzir para 4 pontos a diferença. Já o AVS continua na 16.ª e antepenúltima posição, com 20 pontos, mas com claros sinais de melhoria desde a chegada do técnico Rui Ferreira, que realizou o segundo jogo à frente da equipa.

Vamos então às notas da partida.

Figura

Gustavo Mendonça, médio português, de 21 anos, entrou no início da 2.ª parte e a equipa do AVS melhorou com a sua entrada em campo. Esteve envolvido na expulsão de Diomande e coroou a boa exibição, com um espontâneo remate, de fora da área, apanhando o guarda-redes Rui Silva desprevenido.

Surpresa

Será, certamente, estranho ver o nome de Gyokeres nesta categoria, mas há razões. Depois de muito se questionar sobre a capacidade física do avançado sueco, de 26 anos, este respondeu com uma primeira parte próxima do seu nível, com várias arrancadas, a exploração constante da profundidade e, claro, o seu nome na ficha de marcadores.

Desilusão

Na mesma partida, Diomande foi do céu ao inferno. Marcou o golo inaugural da partida, mas deitou tudo a perder na segunda parte. Cometeu um penálti infantil, após atingir o rosto de Piazon e pisou, pouco depois, de forma negligente, Gustavo Mendonça, resultando na sua expulsão, colocando a equipa em causa. Já não é a primeira vez que o defesa-central, de 21 anos, tem este tipo de ações.

Treinadores 

Rui Borges voltou a recorrer ao sistema de 3 centrais, de forma a dar alguma estabilidade defensiva à equipa. No ataque, colocou Geovany Quenda e Trincão por zonas interiores, dotados de enorme liberdade posicional. A estratégia resultou em cheio na primeira parte, mas a postura nos segundos 45 minutos foi completamente distinta. Resta saber se por culpa do coletivo ou do técnico.

Rui Ferreira foi ousado no seu plano de jogo, colocando muito homens de ataque próximos da área leonina. Ao intervalo, reparou que a manta estava curta e emendou a mão, reforçando o setor do meio-campo. Na batalha tática, acabou por levar a melhor sobre o seu homólogo.

Árbitro

Fábio Veríssimo não viveu uma noite fácil na Vila das Aves. No lance do golo inaugural da partida, apontado por Diomande, o juiz da partida limitou-se a esperar pela decisão do VAR, que demorou (demasiado) tempo para validar o golo. No decorrer da segunda parte, o árbitro voltou a ser chamado pelo VAR, no qual estava Manuel Oliveira, que vislumbrou tanto a infração de Diomande dentro da área, assim como o pisão negligente do defesa-central leonino em Gustavo Mendonça.

Leia Também: Benfica ataca arbitragem na Vila das Aves: "Pressão tem de acabar"

Leia Também: FC Porto também reage à arbitragem nas Aves e questiona colocação do VAR

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nuno Lobo aplaude Rodrigo Mora e deixa 'farpa' a Villas-Boas no FC Porto

Seleção nacional

Nuno Lobo aplaude Rodrigo Mora e deixa 'farpa' a Villas-Boas no FC Porto

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Hyundai quer conquistar Portugal com elétrico de 19.250€: "Opção única"

Exclusivo

Hyundai quer conquistar Portugal com elétrico de 19.250€: "Opção única"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas