Conceição, Pepe e Jorge Mendes presentes no velório de Pinto da Costa

O treinador do AC Milan, Sérgio Conceição, o antigo futebolista Pepe e o empresário Jorge Mendes prestaram hoje tributos no velório do ex-presidente do FC Porto Jorge Nuno Pinto da Costa, que morreu no sábado, aos 87 anos.

PORTO, PORTUGAL - FEBRUARY 04: Head Coach Sergio Conceicao of FC Porto and Pinto da Costa gesture during the Pinto da Costa's Candidacy For The Presidency Of FC Porto at Coliseu do Porto on February 04, 2024 in Porto, Portugal. (Photo by Diogo Cardoso/Get

© Getty Images

Lusa
16/02/2025 21:00 ‧ 16/02/2025 por Lusa

Desporto

Pinto da Costa

 O antigo jogador e técnico dos 'azuis e brancos', com quem o ex-dirigente mantinha uma afinidade próxima, mostrou-se visivelmente emocionado na chegada à Igreja das Antas, no Porto, entrando prontamente pela porta principal, perante um coro de aplausos dos adeptos portistas.

 

Sérgio Conceição, que orientou os 'dragões' nas passadas sete temporadas, sob liderança de Pinto da Costa, em que conquistou, entre outros, três títulos da I Liga, havia falhado a conferência de imprensa após a vitória dos milaneses sobre o Verona (1-0), no sábado, pelo transtorno causado pela notícia.

Substituído por Zlatan Ibrahimovic nas declarações aos jornalistas, o sueco referiu que Pinto da Costa era "como um pai" para Conceição.

Por sua vez, o antigo defesa internacional português Pepe, figura de proa do clube durante oito épocas e meia, com 14 títulos conquistados, também fez questão de homenagear Pinto da Costa, que já havia descrito como "líder, amigo, nobre, indomável e leal" numa publicação nas redes sociais.

O antigo capitão da equipa 'azul e branca' esteve também no lote dos mais acarinhados pelos adeptos à saída da igreja, onde também o agente de futebolistas Jorge Mendes compareceu.

O ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial, entre 1982 e 2024, morreu no sábado, aos 87 anos, vítima de cancro.

Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube, frente a André Villas-Boas.

Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito, sem oposição, como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades - 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.

O funeral do antigo dirigente 'azul e branco' vai realizar-se na segunda-feira, pelas 11:00, e as cerimónias fúnebres iniciaram-se às 18:00 de hoje, com o velório na Igreja das Antas. A Câmara Municipal do Porto decretou luto municipal para segunda-feira.

Leia Também: Líder da MAG do FC Porto critica Sporting e Benfica: "Não conseguimos..."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Gyokeres bisou no Arsenal e comentário de Pedro Gonçalves saltou à vista

Sporting

Gyokeres bisou no Arsenal e comentário de Pedro Gonçalves saltou à vista

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting39
2FC Porto39
3Moreirense39
4Sp. Braga37
5Famalicão37
6Benfica26
7Gil Vicente34
8Arouca34
9Vitória SC33
10Casa Pia33
11Rio Ave22
12Estoril21
13Estrela21
14AVS31
15C.D. Nacional31
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela30
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira na porta da saída. Yamaha terá optado por Miller

MotoGP

Miguel Oliveira na porta da saída. Yamaha terá optado por Miller

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas