Luís Castro destaca legado na despedida a Pinto da Costa

Luís Castro, treinador que esteve ligado ao FC Porto durante uma década, marcou hoje presença na Igreja das Antas para prestar uma última homenagem a Pinto da Costa, ex-presidente dos 'dragões', que morreu no sábado, aos 87 anos.

RIYADH - SAUDI ARABIA - FEBRUARY 21: Head coach Luis Castro of Al Nassr gives tactics during the AFC Champions League round 16 match between Al Nassr and Al Feiha at Al Awwal Stadium in Riyadh, Saudi Arabia on February 21, 2024. (Photo by Mohammed Saad/An

© Getty Images

Lusa
16/02/2025 19:38 ‧ 16/02/2025 por Lusa

Desporto

Pinto da Costa

"Estou presente para dar condolências à família e prestar uma última homenagem ao senhor presidente Pinto da Costa. Ao longo da sua vida dedicada ao FC Porto, mostrou uma visão apaixonada do que devia ser o clube e conseguiu elevá-lo a um patamar de grande prestígio nacional e mundial. Isso faz dele um presidente inesquecível na história do FC Porto", afirmou.

 

O técnico destacou ainda a liderança e a dedicação do ex-presidente ao clube.

"Sempre demonstrou uma ambição enorme, uma determinação inabalável e uma alegria contagiante em cada dia do seu mandato. Tinha uma atenção especial para com todos os colaboradores, estava atento aos pormenores e conseguia tirar o melhor de cada um de nós pela sua liderança e paixão pelo FC Porto", referiu.

Para Luís Castro, Pinto da Costa e o FC Porto estiveram sempre indissociavelmente ligados.

"O clube confunde-se com Jorge Nuno Pinto da Costa. Foi um presidente determinante para o crescimento do FC Porto e para a conquista de inúmeros títulos. Todos os portistas, o FC Porto e a cidade devem estar orgulhosos do seu percurso. Para mim, foi um privilégio ter estado perto dele durante os 10 anos em que servi o clube", concluiu.

Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, morreu no sábado aos 87 anos, vítima de cancro.

Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube frente a André Villas-Boas.

Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito sem oposição como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades - 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.

Leia Também: Luís Castro destaca legado na despedida a Pinto da Costa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Futebolista Icardi e ex-mulher em guerra. "Nunca consumi substâncias"

Futebol

Futebolista Icardi e ex-mulher em guerra. "Nunca consumi substâncias"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Leclerc penalizado por "pilotagem errática" no GP da Hungria

Fórmula 1

Leclerc penalizado por "pilotagem errática" no GP da Hungria

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas