Procurar

Mundial'2030: Espanha e Marrocos discutem planos de segurança

Os ministros da Administração Interna de Espanha, Fernando Grande-Marlaska, e de Marrocos, Abdelouafi Laftit, reuniram-se hoje para unir esforços na segurança do Campeonato do Mundo de futebol de 2030, que se realizará nos dois países e em Portugal.

Mundial'2030: Espanha e Marrocos discutem planos de segurança

© Getty Images

Lusa
10/02/2025 16:48 ‧ há 6 meses por Lusa

Desporto

Mundial2030

"A união de esforços entre os nossos especialistas em gestão de segurança é fundamental para garantir o correto desenvolvimento de uma competição de tamanha relevância internacional", destacou o governante espanhol, Fernando Grande-Marlaska, confirmando que ambos os países já começaram a partilhar experiências e metodologias de trabalho.

 

Durante o encontro, que decorreu na sede do Ministério da Administração Interna, em Madrid, os dois ministros assistiram a uma apresentação sobre a gestão da segurança levada a cabo pela Polícia Nacional nos grandes eventos desportivos, tendo como referência o último jogo entre o Real Madrid e o Atlético de Madrid, realizado no sábado, no Estádio Santiago Bernabéu.

Nesse encontro foi explicada a fiscalização do subsolo, a vigilância nas zonas de concentração dos adeptos, a chegada dos adeptos e das equipas ao jogo, a revisão do perímetro do estádio e o controlo do público nas bancadas do Bernabéu.

A cooperação policial que foi posta em cima da mesa no domínio do desporto "prolonga a extraordinária colaboração que já existe entre os dois países em matéria policial", segundo ambos os ministros.

"O nosso compromisso e vontade é continuar a reforçar este caminho de confiança mútua para continuar a combater o terrorismo, a radicalização violenta ou o crime organizado", disse Fernando Grande-Marlaska.

No encontro, o ministro espanhol agradeceu ao seu homólogo o "sólido empenho" de Marrocos na luta contra as máfias que traficam migrantes e elogiou-o por ser um "parceiro leal e fiável" de Espanha e da União Europeia na atual pressão migratória no continente europeu.

Portugal, Espanha e Marrocos vão coorganizar o Mundial2030, que incluirá ainda jogos no Uruguai, Argentina e Paraguai.

Leia Também: Dortmund aposta em dois reforços frente ao Sporting (com uma baixa)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si