Gyokeres salta do banco e ajuda Sporting a dar 'pontapé' ao Benfica

Campeões nacionais pouparam o sueco em Vila do Conde, ele que até marcou vindo do banco de suplentes, e de lá saíram com um triunfo tranquilo. Liderança isolada do campeonato mantém-se nas mãos dos leões.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
18/01/2025 20:00 ‧ 18/01/2025 por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

O Sporting distanciou-se, novamente, do Benfica ao vencer, este sábado, na visita ao Rio Ave, por 3-0, em jogo a contar para a 18.ª jornada do campeonato português.

 

Com muitas mudanças para o jogo em Vila do Conde, um autogolo de Aderllan Santos e um golo de Morten Hjulmand ajudaram a dar os três pontos à equipa que é comandada por Rui Borges. Gyokeres saltou do banca para colocar um ponto final na partida.

Filme do jogo:

Para o arranque da segunda volta da I Liga, e que se seguia à derrota contra o Benfica na final da Taça da Liga, Rui Borges decidiu surpreender no onze e fez cinco mexidas em relação ao jogo em Leiria. Além da entrada direta de Rui Silva que se estreou pelos leões, foram a jogo Fresneda, Gonçalo Inácio, Debast e Harder. O grande destaque foi mesmo a presença de Gyokeres no banco de suplentes.

Mesmo sem o habitual goleador, o Sporting soube o que fazer em Vila do Conde. Diante de um Rio Ave que não perdia em casa há mais de um ano, o conjunto de Alvalade foi muito superior ao rival na primeira metade e só se pode queixar de si próprio de ter ido para o tempo de intervalo com uma curta vantagem dadas as ocasiões de golo desperdiçadas

O jogo começou praticamente com o primeiro golo dos campeões nacionais. O conjunto de Alvalade beneficiou de um corte infeliz de Aderllan que meteu a bola na própria baliza aos três minutos. Destaque para a pressão alta de Fresneda que obrigou o capitão rioavista a errar na abordagem ao lance.

Seguiu-se uma tentativa de Trincão, que não teve uma semana fácil após falhar o penálti decisivo em Leiria. Mas o internacional português pareceu não ficar muito afetado com isso e testou a atenção de Miszta com um remate para grande defesa do polaco. O mesmo guarda-redes do Rio Ave não foi capaz de impedir o 2-0 aos 23 minutos. Petrasso colocou o braço na bola e Luís Godinho assinalou penálti com recurso ao VAR. Sem Gyokeres em campo, foi o capitão Morten Hjulmand a ampliar as contas.

O terceiro ainda podia ter surgido dento da primeira parte. Aos 38 minutos, Quenda atirou à trave. Servido por Harder, o jovem jogador leonino fez um grande remate de pé esquerdo que bateu com estrondo no ferro. Harder, por outro lado, estava em dia não no que toca a marcar golos e falhou uma oportunidade clara aos 41', permitindo a defesa de Miszta.

O dinamarquês, que foi chamado a render Gyokeres no onze, estava mesmo desencontrado com os golos nos Arcos. Logo no arranque da segunda parte, Quenda ofereceu o golo ao dianteiro que, na pequena área e com a baliza escancarada, não acertou no esférico. Dada a 'pólvora seca' do seu camisola 19, Rui Borges foi obrigado a ir ao banco de suplentes buscar o goleador Viktor Gyokeres.

E, a bem da verdade, foi remédio santo. Numa altura em que o jogo estava muito partido em Vila do Conde, o sueco apareceu bem a tempo fazer o 22.º golo no campeonato. Isolado, o camisola nove rematou em arco para dentro da baliza vilacondense aos 88 minutos. E ainda esteve perto de bisar, mas o esférico bateu, caprichosamente, no poste.

Contas feitas, o Sporting segue na liderança do campeonato com 44 pontos e dá um chega para lá ao Benfica, que tinha igualado os leões com a vitória frente ao Famalicão. O Rio Ave, que perdeu em casa pela primeira vez em mais de um ano, segue em 11.º com 20 pontos.

Momento do jogo: O golo madrugador de Aderllan Santos na própria baliza abriu caminho para o que foi uma vitória tranquila do Sporting em Vila do Conde, mas longe de ser fácil.

Equipas iniciais

Onze do Rio Ave: Miszta, Vrousai, Petrasso, Aderlan Santos, Omar Richards, Tiknaz, Olinho, João Novais, Kiko Bondoso, Aguilera e Zoabi.

Suplentes: Sina, Andreas, Vítor Gomes, Tiago Morais, João Tomé, João Graça, Renato Pantalon, Martim Neto e Valentim Sousa.


Onze do Sporting: Rui Silva, Fresneda, Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Geny Catamo, Hjulmand, Debast, Quenda, Trincão e Harder.

Suplentes: Franco Israel, St. Juste, Morita, Gyokeres, Daniel Bragança, Ricardo Esgaio, Alexandre Brito, João Simões e Mauro Couto.

Antevisão

O campeão em título Sporting defende, este sábado, a liderança da I Liga na visita ao Rio Ave, num jogo da 18.ª jornada e que marca o arranque da segunda volta para os dois clubes.

Para o jogo em Vila do Conde, onde o Sporting empatou 3-3 na última temporada, os leões terão pela frente um clube que ainda não perdeu em casa esta temporada. É, desde, já um sério aviso para Rui Borges. O técnico leonino já deverá poder contar com Daniel Bragança, mas subsistem dúvidas em relação ao sueco Viktor Gyokeres.

O Estádio dos Arcos é, por norma, uma casa nem sempre fácil para os grandes. Espera-se, por isso, um encontro difícil para os leões. O Rio Ave, no 10.º lugar, somando quatro vitórias e outros tantos empates nos jogos em casa esta época, embora ainda não tenha recebido nenhum dos primeiros cinco classificados.

A partida entre Rio Ave e Sporting tem apito inicial aprazado para as 18h00 deste sábado no Estádio dos Arcos, será ajuizada por Luís Godinho, da Associação de Futebol de Évora, e poderá acompanhá-la, em direto, através do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Última derrota do Sporting em Vila do Conde? Este era o onze inicial

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nicolía arrasador após Benfica-Sporting: "Nem tudo é culpa de Rui Costa"

Hóquei em Patins

Nicolía arrasador após Benfica-Sporting: "Nem tudo é culpa de Rui Costa"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os 10 momentos de Ayrton Senna que ninguém consegue esquecer

Ayrton Senna

Os 10 momentos de Ayrton Senna que ninguém consegue esquecer

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas