Gyo'quis' magia e Quenda serviu-a de bandeja. Notas do Sporting-FC Porto

Suspeito do costume aproveitou a única oportunidade para levar Sporting à final da Taça da Liga. Agora espera-se pelo Benfica-Sporting de Braga.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
08/01/2025 07:47 ‧ 08/01/2025 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

Está encontrado o primeiro finalista da edição 2024/25 da Taça da Liga. Um golo de Viktor Gyokeres bastou para o leão superar, na terça-feira, o FC Porto e carimbar o passaporte para a final do próximo sábado, na qual vai defrontar o Benfica ou o Sporting de Braga.

 

Depois da estreia com uma vitória no dérbi diante do eterno rival Benfica, Rui Borges venceu em Leiria, ao terceiro jogo, um Clássico diante do FC Porto. E só precisou de um golpe certeiro do suspeito do costume para fazer a festa na cidade do Lis.

Num encontro equilibrado de parte a parte, e que teve mexidas nos onzes iniciais nas duas equipas, o FC Porto até entrou melhor do que o Sporting, mas sem nunca conseguir criar oportunidades claras de golo. Nico González e Rodrigo Mora ameaçaram durante a primeira parte, mas a frieza leonina fez diferença na etapa complementar.

Depois de um período de crescimento na reta final da primeira parte, o Sporting entrou a todo o gás no segundo tempo e fez mexer o marcador aos 56 minutos. Aproveitando a única oportunidade que teve no Clássico, Gyokeres apareceu sozinho frente ao guarda-redes Cláudio Ramos e assinou o seu 31.º golo pelos leões nesta temporada.

Mas se do golo do sueco nós já estamos sempre à espera, o que o avançado provavelmente não esperaria era de um passe açucarado de Geovany Quenda antes de rematar para a baliza contrária. O jovem leonino, com toda a qualidade que já nos habituou, encontrou um grande buraco na defesa do FC Porto. A frieza de Gyokeres sentenciou a jogada.

Até ao final, o FC Porto carregou em busca do empate, mas o Sporting conseguiu defender o resultado e garantir o regresso às finais da Taça da Liga. Falta agora saber que acompanha este renascido leão no próximo sábado.

Mas vamos às notas da partida:

Figura

O melhor em campo não podia ser outro jogador que não Gyokeres. O sueco parece agora finalmente reencontrado com os golos. Até apresentou queixas físicas à beira do intervalo, mas isso não o impediu de marcar o golo da vitória leonina. Resolveu uma partida que se adivinhava difícil.

Surpresa

Depois de um jogo menos conseguido em Guimarães, Geovany Quenda começou o Clássico no banco e foi chamado de pronto aos 14 minutos para render Matheus Reis. Maxi Araújo recuou para a defesa e o jovem foi colocado no lugar onde dá mais proveito: a frente de ataque. E Rui Borges colheu frutos dessa aposta. Quenda encontrou o buraco na agulha e colocou a bola redondinha para o golo de Gyokeres.

Desilusão

Pepê foi uma autêntica nulidade nesta partida. O internacional brasileiro não tem estado nos seus dias e voltou a repetir uma exibição negativa em Leiria. Acabou por ser o primeiro a abandonar o relvado.

Treinadores

Rui Borges

Cinismo começa a ser uma palavra que assenta a este 'novo Sporting' de Rui Borges e não é um adjetivo depreciativo. Depois de uma primeira parte de equilíbrio e quase sem balizas, os espetadores em Leiria esperavam alguma animação e tiveram-na quando Gyokeres fez o golo. Depois, os leões entraram em modo cínico, baixaram linhas e convidaram o rival a subir no relvado. Foi com um plano mais defensivo que os leões seguraram a vantagem.

Vítor Bruno

Depois de uma primeira parte taco a taco com o Sporting, e algumas ocasiões de perigo, o FC Porto parece ter ficado na cabine no balneário. Os leões marcaram a abrir a segunda parte, o que dava tempo para que os portistas chegassem ao empate. A verdade é que o FC Porto foi incapaz de reagir à desvantagem no marcador.

Arbitragem

António Nobre acabou por ter uma exibição globalmente positiva, pese embora uma ou outra decisão questionável. Ainda assim, não teve influência no resultado final.

Leia Também: 'Bailado' de Quenda e Gyokeres guia Sporting à final da Taça da Liga

Leia Também: As imagens que não viu na TV do Clássico entre Sporting e FC Porto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Samu faz 'juras de amor' ao FC Porto após polémica: "Juntos até ao fim"

I Liga

Samu faz 'juras de amor' ao FC Porto após polémica: "Juntos até ao fim"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3FC Porto3265
4Sp. Braga3164
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3236
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Porsche ou Ferrari? Paulo Futre faz a sua escolha

Futre

Porsche ou Ferrari? Paulo Futre faz a sua escolha

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas