Powered bySolverde
Disclaimer

Portugal apura-se pela 10.ª vez para a fase final do Europeu de sub-21

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje pela 10.ª vez para uma fase final de Europeu de sub-21, a terceira consecutiva e quinta sob o comando de Rui Jorge, depois de vencer as Ilhas Faroé, por 3-1.

Rui Jorge, sub-21

© FPF

Lusa
11/10/2024 19:02 ‧ 11/10/2024 por Lusa

Desporto

Seleção sub-21

Na nona jornada do Grupo G da qualificação para o Euro2025, Portugal assegurou a qualificação com um triunfo nas Ilhas Faroé, somando a oitava vitória e apenas uma derrota, frente à Grécia.

 

Esta será a 10.ª participação portuguesa na fase final de um Europeu de sub-21, metade das quais com Rui Jorge no comando técnico, sendo que, em sete tentativas, o ex-lateral esquerdo apenas falhou o apuramento em duas ocasiões.

Três vezes finalista em campeonatos continentais do escalão, a 'equipas das quinas' procura ainda o seu primeiro título, o único que lhe falta a nível europeu, feito que vai poder tentar na Eslováquia em 2025.

A estreia de Portugal em fases finais aconteceu em 1994, depois de passar uma primeira fase de grupos e os quartos de final, a duas mãos, perante a Polónia, chegando à fase final, disputada por apenas quatro seleções.

Orientados por Nelo Vingada, os lusos tinham 15 dos 18 campeões mundiais de sub-20, em 1991, afastaram a Espanha, viram Luís Figo ser designado o 'MVP' do torneio, mas cederam frente à Itália (0-1, após prolongamento), em Montpellier, com um 'tento de ouro'.

Em 1996, Portugal acabou por ser eliminado pela Itália nos quartos de final, disputados a duas mãos, não atingido a fase final, disputada em Barcelona, por apenas quatro equipas.

Portugal voltou a qualificar-se para uma fase final em 2002, ao vencer o Grupo 2 de qualificação, à frente dos Países Baixos, antes de afastar a Espanha no play-off, graças a um golo marcado fora na derrota por 2-1, antes de Hugo Leal dar o apuramento em Faro (1-0), na segunda mão.

Com jogadores como Miguel, Paulo Ferreira, Hugo Viana, Tiago e Hélder Postiga, a equipa comandada por Agostinho Oliveira acabaria por não passar da fase de grupos num Europeu disputado na Suíça.

Seguiram-se três apuramentos consecutivos, o primeiro em 2004, numa fase de grupos com oito triunfos (dois sobre a Inglaterra) e apenas duas derrotas, ambas com a Turquia, com a qualificação a ser selada num play-off frente à França.

Em Portugal, Djibril Cissé, que voltaria a marcar e seria expulso na segunda mão, bisou, depois de Jorge Ribeiro dar avanço a equipa das 'quinas', com os comandados de José Romão a levarem o jogo para prolongamento, com golos de Cristiano Ronaldo e Bruno Alves. Nos penáltis, Portugal venceu por 4-1.

Na fase final, na Alemanha, Portugal, já sem Ronaldo, que estava na seleção principal para disputar o Euro2004, terminou na terceira posição, depois de perder com a futura campeã Itália nas meias-finais e vencido a Suécia no jogo de atribuição do bronze.

Dois anos depois, Portugal recebeu o Europeu de sub-21, mas teve na mesma de ultrapassar a fase de qualificação, com pleno de vitórias, antes de afastar a Suíça no play-off, com um empate a um fora e uma vitória em casa por 2-1.

Mesmo com jogadores como Raul Meireles, João Moutinho, Ricardo Quaresma, Hugo Almeida e Nani, Portugal desiludiu e não passou da fase de grupos, com derrotas frente a França e Sérvia e apenas uma vitória sobre a Alemanha.

Para desfasar o Europeu de sub-21 das grandes competições de seniores, a competição voltou a ser disputada no ano seguinte, com um apuramento mais reduzido, com um grupo de apenas três equipas (Portugal venceu a Letónia e a Polónia), antes de uma épica recuperação no play-off -- após uma derrota por 4-1 na Rússia, vitória em Portugal por 3-0.

Mantendo Moutinho e Nani, aos quais se juntaram, entre outros, Miguel Veloso, Antunes e Manuel Fernandes, Portugal voltou a cair na fase grupos, falhando ainda o apuramento para os Jogos Olímpicos, ao perder com a Itália nos penáltis.

Apenas com Rui Jorge no banco Portugal voltou a estar num Europeu, embora a terceira fase final falhada consecutiva tenha sido já sob o comando do antigo internacional, com a edição de 2015 a marcar o regresso luso, após uma qualificação 100% vitoriosa, com dois triunfos sobre os Países Baixos no play-off.

Com nomes como Bernardo Silva, Raphäel Guerreiro, William Carvalho, Rafa ou João Cancelo, Portugal regressou a uma final, mas voltou a perder, desta feita frente à Suécia, no desempate por grandes penalidades.

Apesar dos empates com Israel e Hungria, Portugal chegou ao Europeu de sub-17 sem precisar de passar pelo play-off, mas numa edição aumentada para 12 equipas, acabou por não ser o melhor segundo classificado e caiu na fase de grupos.

Na qualificação para o Europeu de 2019, Portugal ficou atrás da Roménia na fase de grupos, acabando por cair perante a Polónia no play-off, mesmo depois de Diogo Jota ter dado o triunfo à seleção lusa fora (1-0), com a derrota por 3-1 em Chaves a ditar o afastamento.

Em 2021, disputou-se a primeira edição com 16 equipas e Portugal qualificou-se novamente, num percurso apenas 'manchado' pela derrota nos Países Baixos, único deslize em 10 jogos, com a Eslovénia a ser testemunha da terceira final portuguesa.

Uma seleção que tinha como base os vencedores dos Europeus de sub-17 e sub-19, com Diogo Costa, Diogo Dalot, Florentino, Vitinha, Trincão, Fábio Vieira e Gonçalo Ramos, entre outros, chegou à final, mas acabou derrotada pela Alemanha.

Com o estatuto de vice-campeão europeu, Portugal voltou a fazer uma fase de apuramento praticamente perfeita para o torneio de 2023, com apenas um empate com a Islândia e duas históricas goleadas sobre o Liechtenstein (11-0 e 9-0).

Contudo, na fase final, Portugal, com alguns nomes que já chegaram à seleção principal, como João Neves, Francisco Conceição e Pedro Neto, terminou a fase de grupos atrás da anfitriã Geórgia e encontrou a futura campeã Inglaterra nos quartos de final, perdendo por 1-0, uma derrota que ditou também o adeus a um possível apuramento para os Jogos Olímpicos Paris2024.

Leia Também: Portugal supera entrada em falso, vence e apura-se para o Euro sub-21

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Futsal

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Fórmula 1

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas