Powered bySolverde
Disclaimer

Sérgio Pina conta com apoios após ter assumido FPJ em momento duro

Sérgio Pina recandidata-se à presidência da Federação Portuguesa de Judo (FPJ) com um apoio maioritário e depois de ter assumido a liderança num momento complicado, que até levou a buscas no organismo.

TOKYO, JAPAN - JULY 24: Catarina Costa of Team Portugal and Paula Pareto of TeamArgentina compete during the Women’s Judo 48kg Repechage contest on day one of the Tokyo 2020 Olympic Games at Nippon Budokan on July 24, 2021 in Tokyo, Japan. (Photo by Richa

© Getty Images

Lusa
10/10/2024 09:09 ‧ 10/10/2024 por Lusa

Desporto

Judo

"No próximo mandato temos de consolidar o trabalho que foi feito, um trabalho complicado, duro, depois de um período muito negro por que a federação passou", começou por dizer à agência Lusa o candidato da Lista A.

 

O atual líder lembrou o processo que envolveu a FPJ, revelando que, em julho do último ano, o organismo chegou a ser alvo de buscas por parte do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) e que foi preciso normalizar relações.

"Não quis que esta ação fosse publicitada (...). O próprio procurador só me explicou que as diligências tinham a ver com notícias na comunicação social e que tinham medo do desvio de provas, não sei o motivo, foram pedidos documentos que foram fotocopiados e entregues", revelou o dirigente.

Estes acontecimentos seguiram-se à destituição, ainda em dezembro de 2022, do anterior presidente, Jorge Fernandes, por alegadas irregularidades ao abrigo do Regime Jurídico das Federações Desportivas, e à entrada em funções de Sérgio Pina, que era então vice-presidente, após eleições realizadas em abril de 2023.

"Houve um período em que deu muito trabalho a normalizar relações e com a grande preocupação de estarmos muito perto dos Jogos Olímpicos, com uma equipa a que tínhamos que dar todas e mais algumas condições de trabalho", lembrou.

Um trabalho que considera ter dado resultado e que, por isso, é agora o momento de lhe dar continuidade, com um mandato para o quadriénio completo, de 2024 a 2028, a terminar após os Jogos Olímpicos de Los Angeles2028.

Para o ato eleitoral de sábado, no Comité Olímpico de Portugal (COP), Sérgio Pina confia numa eleição ainda à primeira volta e quando conseguiu reunir o apoio de 31 dos 60 delegados, o que, teoricamente, lhe daria a vitória.

O dirigente concorre à presidência (Lista A) frente a José Mário Cachada (Lista B), que derrotou em abril de 2023, e ao anterior presidente Jorge Fernandes (Lista C), num escrutínio que se fará por voto secreto.

"A minha lista foi oficialmente subscrita por 31 delegados, dos que foram eleitos para a Assembleia Geral, e claro que tenho toda a confiança, mas só no fim é que sabemos o que aconteceu. Mas tenho esperança que as pessoas que subscreveram a lista vão cumprir com o que assumiram", disse ainda o candidato à Lusa.

Para o quadriénio 2024/28, Pina considera ser prioritária "a continuidade com o trabalho das seleções nacionais", juntamente "com uma aposta na formação dos treinadores, com a criação de um curso de quarto grau" e "estabilizar financeiramente a federação".

A Assembleia Geral eleitoral decorrerá entre as 15:00 e as 18:00, com a votação nas 'mãos' de 60 delegados, sendo necessária uma maioria de 31 ou mais para eleição numa primeira volta.

Caso não se verifique essa maioria, poderá fazer-se nova votação no mesmo dia, mas entre os dois candidatos mais votados, ou em outra assembleia a convocar com 30 dias de antecedência, conforme for deliberado pelos respetivos delegados.

 

RPM // MO

Lusa/Fim

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas