Powered bySolverde
Disclaimer

AVS quer 'voar' sem sobressaltos para a permanência

A Vila das Aves volta a ter uma equipa na I Liga de futebol, cinco anos depois, agora com a denominação de AVS, com a dupla missão de garantir a permanência e devolver a confiança aos adeptos locais.

Vítor Campelos, AVS

© Facebook AFS Vila das Aves

Lusa
08/08/2024 09:10 ‧ 08/08/2024 por Lusa

Desporto

I Liga

O AVS Futebol SAD, como é denominada a equipa, garantiu um lugar na elite do futebol luso por via do play-off, impondo-se por duplo 2-1 ao então primodivisionário Portimonense, e só no derradeiro jogo, com oferta de lanche e portas abertas, logrou disfarçar a resistência e desconfiança dos adeptos locais.

 

A permanência assume, por isso, ainda maior importância para que a relação não vire ralação, comprovando junto dos avenses que não são necessários 'negócios da China' para as coisas funcionarem.

Jorge Costa, o técnico da subida, saiu, ocupando agora o cargo de diretor de futebol do FC Porto, num 'onze' [mais habitual] que perdeu somente o central Anthony Correia e o criativo Bernardo Martins, embora as exigências da I liga sejam distintas.

A SAD presidida por Rubens Parreira elegeu o vitoriano Vítor Campelos, de 49 anos, para treinador principal de um plantel que ganhou mais opções para o setor defensivo.

Durante a pré-época, chegaram ao AVS os centrais Baptiste Roux (francês), Cristian Devenish (colombiano) e Nacho Rodríguez (uruguaio), e ainda os defesas esquerdos Rafael Rodrigues (cedido pelo Benfica) e Kiki Afonso (de regresso a Portugal).

O internacional georgiano Aburjania e o brasileiro Lucas Piazón foram os reforços eleitos para o meio-campo, juntando-se aos repetentes Luís Silva, Jonatan Lucca (fundamentais na época passada) e Gustavo Mendonça.

O 'jovem' avançado Nenê, de 41 anos, máximo goleador da II Liga, na época passada, continua a ser a referência no ataque do AVS, que segurou o cobiçado Mercado e o também veloz Vasco Lopes, este ainda a recuperar de uma longa paragem.

As alternativas a estes jogadores, até ver, são as mesmas da época passada, apesar de as exigências serem agora maiores.

Campelos já assumiu que a equipa está construída de trás para a frente, sem esconder que tem vagas no plantel para o meio-campo e o ataque, entradas que disse terem de ser "muito criteriosas", para cumprir a imagem de "clube cumpridor".

Seja qual for a opção, o foco estará na permanência, a melhor forma de reconciliar os aguerridos e presentes adeptos do extinto Desportivo das Aves com o futebol, visando resgatar o seu apoio o AVS.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas