AM de Coimbra aprova acordo de gestão do estádio com a Académica

A Assembleia Municipal aprovou hoje, por unanimidade, um novo acordo de gestão do Estádio Cidade de Coimbra com a Académica, que devolve poder de decisão ao município num equipamento que é sua propriedade.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
30/07/2024 21:45 ‧ 30/07/2024 por Lusa

Desporto

Liga 3

Apesar da aprovação por unanimidade, o acordo foi muito criticado pelo PS (na oposição), cujo líder da bancada, Ferreira da Silva, prometeu que, caso os socialistas saiam vitoriosos das próximas autárquicas, o mesmo contrato será revisto, por o considerar lesivo para o clube de futebol que milita na Liga 3.

 

O contrato agora aprovado permite a possibilidade de outros clubes do concelho poderem usar gratuitamente um estádio que é propriedade do município e a aplicação de parte das receitas das rendas dos seus espaços comerciais na manutenção do equipamento (em 2022/2023 a Briosa arrecadou mais de 300 mil euros), que será controlada por uma comissão de acompanhamento.

O remanescente poderá ser aplicado no futebol de formação e na constituição de uma equipa de futebol feminino (não profissional) por parte da AAC-OAF.

O novo acordo retira à Académica a possibilidade de poder utilizar o estádio para outros eventos que não desportivos e o clube deixa de receber qualquer contrapartida pela utilização do equipamento para a organização de outros eventos (em 2023, foi o clube de futebol que recebeu 300 mil euros para se poderem realizar os concertos dos Coldplay no estádio).

Ferreira da Silva considerou que o executivo não negociou o acordo com a Académica, acusando-o de "impor" o contrato agora aprovado, salientando a cláusula que determina que a Câmara de Coimbra apenas tem de comunicar à Académica, com uma antecedência de 60 dias, da necessidade de libertar o estádio para outros eventos.

Em declarações à agência Lusa, Ferreira da Silva esclareceu que uma eventual revisão do acordo estará centrada nessa cláusula que obriga o clube de futebol a libertar o estádio quando assim pedido pelo município, considerando que essa cedência não poderá decorrer durante a época desportiva, já que o equipamento tem como principal finalidade a prática de desporto.

Já o deputado do movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) João Malva considerou o novo acordo como "positivo", mas lamentou a demora na sua aprovação.

Também a CDU, pelo deputado João Pinto Ângelo, considerou o acordo "muito mais equilibrado" do que o anterior, não pondo "em causa os interesses mínimos das partes".

O presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, vincou que o anterior contrato de gestão não estava de acordo com a legislação em vigor, podendo ser considerado um financiamento por parte da autarquia a um clube de futebol profissional.

"Não sei se é o acordo perfeito, mas que é inequivocamente mais claro e defensor do interesse público do que o anterior contrato disso não temos dúvidas nenhumas", asseverou, salientando que é importante "saber separar clubismos de governação pública" e que "o interesse público" deverá estar sempre em primeiro lugar.

Questionado pela agência Lusa, José Manuel Silva referiu que espera assinar o novo acordo com a Académica na quarta-feira.

Leia Também: Insólito. Ataque de abelhas interrompe Famalicão-Deportivo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Frederico Morais operado após acidente na água

Surf

Frederico Morais operado após acidente na água

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1333
2Benfica1231
3FC Porto1331
4Santa Clara1327
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1320
8Famalicão1318
9Rio Ave1315
10Casa Pia1314
11Estoril1314
12Gil Vicente1313
13Estrela1312
14Boavista1311
15AVS1311
16C.D. Nacional129
17Farense139
18Arouca138
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

'Range Rover' elétrico a pouco mais de 3.000 euros na internet. Compensa?

Alibaba

'Range Rover' elétrico a pouco mais de 3.000 euros na internet. Compensa?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas