Meteorologia

  • 13 JULHO 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 25º

Turquia-Portugal: Cumprir a história e alimentar o sonho. Eis o caminho

Duelo da segunda jornada do grupo F do Euro'2024 disputa-se este sábado, a partir das 17 horas (horário de Portugal Continental), em Dortmund. Os 'oitavos' são já ali.

Turquia-Portugal: Cumprir a história e alimentar o sonho. Eis o caminho
Notícias ao Minuto

07:14 - 22/06/24 por Miguel Simões

Desporto Antevisão

Portugal entrou a vencer no Euro'2024 e, apesar da dose de sofrimento para bater a Chéquia (2-1), prepara-se agora para carimbar o acesso aos 'oitavos' da prova que se realiza na Alemanha, este sábado, no duelo frente à Turquia, em Dortmund, a contar para a segunda jornada do grupo F.

As contas são fáceis de se fazer. Um triunfo luso assegura, desde logo, o passaporte para a próxima fase da prova, sendo que, na pior das hipóteses, tal poderá acontecer como um dos terceiros melhores classificados da fase de grupos.

Ainda assim, há espaço para que o trono do grupo seja garantido já no segundo de três jogos. Se a Geórgia (adversária na última ronda) não derrotar a Chéquia, numa partida que se disputa três horas antes em Hamburgo, bastará Portugal vencer os turcos para não deixar escapar o primeiro lugar.

A possibilidade de existirem mais turcos do que portugueses nas bancadas não assustou Rafael Leão, jogador que realizou a última conferência de antevisão, a par de Roberto Martínez, que garantiu uma equipa ainda "mais preparada" para este jogo, apesar de hesitar em "dar espetáculo", como chegou a acontecer durante a fase de qualificação 100% vitoriosa. Cristiano Ronaldo também foi tema na conferência.

A ambição em chegar à final do Campeonato da Europa está em altas entre o povo português, porém, primeiro, será necessário confirmar a passagem aos 'oitavos', seja diante da Turquia ou da Geórgia. No que toca aos curtos, o histórico em Europeus é claro: três jogos, três triunfos. Na globalidade das provas, contam-se sete vitórias e duas derrotas.

O jogo está agendado para este sábado, a partir das 17 horas (horário de Portugal Continental), no Signal Iduna Park, em Dortmund, com arbitragem do 'estreante' alemão Felix Zwayer. Poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Vincenzo Montella

Dificuldades no encontro: "Temos de lutar, temos de ser pacientes e temos de ser compactos. Isso será muito importante. Portugal está habituado a ter bola, por isso queremos roubar a bola. Temos de esconder a bola dos jogadores portugueses. Se isso acontecer, vai deixar Portugal desconfortável no jogo. É isso que nós queremos".

Qualidade de Portugal: "Portugal tem jogadores fantásticos, mas, sem bola, não podem fazer nada. Por isso, temos de jogar compactos. A defesa tem de começar logo no ataque. E, depois, se marcarmos mais um golo, ganhamos o jogo. É tão simples como isso".

Arda Guler em dúvida: "O Arda não está a 100%. Só vamos decidir se joga mesmo em cima do jogo. Mas, espero contar com ele", disse.

Roberto Martínez

Adversário forte e perigoso: "O estádio terá um bom ambiente, a Turquia tem muito apoio nas bancadas. Tem o jogo interior muito forte e precisamos de parar isso, de estar compactos e ter uma ideia clara de como pará-los, ainda que tenhamos de ser nós mesmos. O jogo contra a Geórgia mostrou uma Turquia que pode defender mas que sabe atacar. O último golo deles mostra personalidade e atitude da parte deles".

Opções para o onze: "Nós temos 23 jogadores de campo. Todos os jogadores estão preparados. No último jogo vemos isso, ele entrou e mostrou porque estava na seleção, o Pedro Neto, o Gonçalo Inácio e o Nélson Semedo também. Era importante chegarmos ao torneio e crescermos e depois do jogo contra a Chéquia estamos mais preparados. Precisamos dos jogadores todos preparados, se estão no 11 inicial ou não, não é importante para os jogadores neste momento".

Importância de Cristiano Ronaldo: "Sabe quantos minutos fez o Ronaldo na época passada? É importante perceber o que um jogador traz, e ele traz experiência, oportunidades de golo, espaços na área... O Cristiano está aqui porque merece estar, basta ver o que ele tem feito nos últimos 12 meses".

Últimos resultados

Turquia: V-D-E-D-D

Portugal: V-V-D-V-D

Últimos onzes

Turquia: Mert Gunok, Mert Muldur, Samet Akaydin, Abdulkerim Bardakci, Ferdi Kadioglu, Hakan Çalhanoglu, Kaan Ayhan, Arda Güler, Orkun Kökçü, Kenan Yildiz e Baris Yilmaz.

Portugal: Diogo Costa, Rúben Dias, Pepe, Nuno Mendes, Diogo Dalot, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Vitinha, João Cancelo, Rafael Leão e Cristiano Ronaldo.

Ausências

Turquia: (-)

Portugal: (-)

Leia Também: Martínez hesita em "dar espetáculo" mas seleção está "mais preparada"

Leia Também: Roberto Martínez defende Cristiano Ronaldo: "Basta ver o que tem feito"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório