Meteorologia

  • 21 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 25º

Martínez hesita em "dar espetáculo" mas seleção está "mais preparada"

Selecionador e internacional português fizeram a antevisão ao jogo diante da Turquia, que acontece no próximo sábado, às 17h.

Martínez hesita em "dar espetáculo" mas seleção está "mais preparada"
Notícias ao Minuto

16:37 - 21/06/24 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Desporto Euro 2024

O selecionador nacional Roberto Martínez e Rafael Leão participaram na conferência de imprensa de Portugal desta sexta-feira, na qual fizeram o lançamento da partida frente à Turquia, agendada para amanhã, no estádio Signal Iduna Park, em Dortmund.

O internacional português destacou que todos os jogadores do grupo podem ser titulares e sublinhou que o conjunto turco poderá abrir mais espaço do que a Chéquia, o que facilitaria a vida aos avançados da equipa das quinas.

Martínez, por outro lado, destacou que "não há jogos fáceis" e enalteceu a importância de Cristiano Ronaldo, que no jogo passado fez três remates enquadrados e foi importante para o golo de Francisco Conceição, que resolveu a partida.

Promete dar espetáculo?

Filipe Carmo | há 1 mês

Roberto Martínez

"Não há jogos fáceis, este será diferente. Neste torneio temos visto que as equipas são muito competitivas".

Conta utilizar Ronaldo durante todos os minutos dos jogos?

Filipe Carmo | há 1 mês

Roberto Martínez

"Sabe quantos minutos fez o Ronaldo na época passada? É importante perceber o que um jogador traz, e ele traz experiência, oportunidades de golo, espaços na área... O Cristiano está aqui porque merece estar, basta ver o que ele tem feito nos últimos 12 meses".

Principais influências no início da carreira

Filipe Carmo | há 1 mês

Roberto Martínez

"O treinador que marcou a minha forma de ver o jogo foi o Johan Cruijff".

Críticas que fez após o jogo contra a Chéquia

Filipe Carmo | há 1 mês

Roberto Martínez

"O importante é rever e avaliar todos os desempenhos. Temos de ter clareza sobre o que temos de melhorar e isso fica para nós. Os jogadores têm muita auto-crítica e não precisam que o treinador lhes mostre notas. Os três treinos que tivemos foram diferentes e positivos, gostei muito da atitude dos jogadores".

É preciso ajudar Ronaldo com um jogador ao lado?

Filipe Carmo | há 1 mês

Roberto Martínez

"O Ronaldo teve três remates enquadrados, acho que foi o ponta de lança com mais remates enquadrados no início do torneio. É um marcador, um jogador de área importante. Abre espaço, sem dúvida, e no golo do Chico, o espaço abre-se porque o Cristiano está na área. O Cristiano é importante, no que temos de fazer na área, mas o importante é chegar à área. A nossa equipa não é uma equipa de jogo direto e de procurar o avançado diretamente, o que queremos é chegar à área com muitos jogadores".

Importância de passar em 1.º no grupo

Filipe Carmo | há 1 mês

Roberto Martínez

"O segundo jogo é importante para seguir o caminho e criar competitividade no balneário. Depois podemos avaliar o que fizemos bem e o que temos de melhorar. Agora, as duas equipas têm três pontos e querem ganhar o segundo jogo".

Guler, da Turquia, tornou-se o marcador mais novo dos Europeus

Filipe Carmo | há 1 mês

Roberto Martínez

"Estamos avisados do talento de Guler. Sempre gostei de equipas que dão espaço a jogadores jovens. Ainda assim, o meu foco amanhã é tentar ganhar".

Pepe é opção para jogar em que formato?

Filipe Carmo | há 1 mês

Roberto Martínez

"O Pepe pode jogar em estruturas táticas diferentes. Gosta de defender, de comunicar e pode jogar na linha de três ou de quatro sem problema".

O que Portugal fez bem e mal na estreia?

Filipe Carmo | há 1 mês

Roberto Martínez

"Tivemos dados estatísticos muito bons. Temos de melhorar a primeira parte, na qual não tivemos o número de remates que queremos ter. A nota mais positiva foi a reação depois do golo da Chéquia. Tivemos cinco remates enquadrados, marcámos três golos e tivemos uma reação muito boa".

Francisco Conceição merece mais espaço?

Filipe Carmo | há 1 mês

Roberto Martínez

"Nós temos 23 jogadores de campo. Todos os jogadores estão preparados. No último jogo vemos isso, ele entrou e mostrou porque estava na seleção, o Pedro Neto, o Gonçalo Inácio e o Nélson Semedo também. Era importante chegarmos ao torneio e crescermos e depois do jogo contra a Chéquia estamos mais preparados. Precisamos dos jogadores todos preparados, se estão no 11 inicial ou não, não é importante para os jogadores neste momento".

Como pensa contrariar a Turquia?

Filipe Carmo | há 1 mês

Roberto Martínez

"O estádio terá um bom ambiente, a Turquia tem muito apoio nas bancadas. Tem o jogo interior muito forte e precisamos de parar isso, de estar compactos e ter uma ideia clara de como pará-los, ainda que tenhamos de ser nós mesmos. O jogo contra a Geórgia mostrou uma Turquia que pode defender mas que sabe atacar. O último golo deles mostra personalidade e atitude da parte deles".

Alterações no modelo tático?

Filipe Carmo | há 1 mês

Roberto Martínez

"Sim, sem dúvida, são adversários diferentes. Acho que a Chéquia não tinha planos de ter um bloco baixo tão cedo no jogo. Criámos muitos problemas, porque tínhamos o controlo do jogo e da bola. A Chéquia gosta de marcar ao homem e tinha um trabalho defensivo diferente do que puderam fazer. A Turquia têm uma mistura de talento jovem com papéis importantes, com o apoio de experiência. Essa mistura tem muita qualidade com bola mas o treinador também deu uma estrutura defensiva forte".

Esperam-se muitos turcos nas bancadas. Pode fazer a diferença?

Filipe Carmo | há 1 mês

Rafael Leão

"A Chéquia também tinha muitos adeptos e, mesmo assim, conseguimos dar a volta. Acho que isso não será um problema amanhã porque estamos mentalmente preparados. Estamos focados porque sabemos que será um jogo decisivo".

 

Qualidades individuais

Filipe Carmo | há 1 mês

Rafael Leão

"Olho para mim, para a nossa seleção e naquilo que acredito e no que o mister me diz para fazer. Tenho de me focar em mim e na minha seleção e, se fizer isso, sei que vou conseguir ajudar a seleção e que as minhas exibições vêm ao de cima".

Muita diversão nos treinos

Filipe Carmo | há 1 mês

Rafael Leão

"O ambiente sempre foi bom. Entre os jovens e os mais velhos há muita conexão e isso transfere-se para o jogo. Acho que isso faz toda a diferença e eu considero que somos um grupo muito forte dentro e fora de campo".

Portugal poderá ter menos adeptos nas bancadas

Filipe Carmo | há 1 mês

Rafael Leão

"Sabemos que será um ambiente difícil. Há muitos turcos na Alemanha, mas certamente teremos o apoio dos portugueses. Contamos com o apoio de todos os portugueses na Alemanha".

Jogadores da Turquia que fazem a diferença

Filipe Carmo | há 1 mês

Rafael Leão

"O Hakan [Çalhanoğlu], joguei com ele no AC Milan e tem muita qualidade, remata bem e é perigoso, também o Guler, que joga no Real Madrid e que com a idade que tem já consegue fazer a diferença, e também o Yılmaz".

Será um jogo mais fácil porque haverá mais espaço?

Filipe Carmo | há 1 mês

Rafael Leão

"Para nós, extremos, sim. Vai ser um bom jogo, com espaço e podemos mostrar a nossa força no ataque, o conceito que o mister nos tem transmitido. Vai ser um jogo mais bonito e mais ao estilo da seleção portuguesa".

Jogo com a Turquia importante para as contas

Filipe Carmo | há 1 mês

Rafael Leão

"É um jogo importante, contra uma seleção com qualidade. São perigosos, não podemos dar muito espaço e individualmente podem fazer a diferença. Estudámos bem o que mister pediu para fazermos amanhã e acho que vai ser totalmente diferente do jogo contra a Chéquia, mas vamos entrar para ganhar".

Sente-se titular indiscutível?

Filipe Carmo | há 1 mês

Rafael Leão

"Temos grandes jogadores, claro que quero ser titular e ajudar a equipa. Sempre que entro em campo tento mostrar por que sou titular e o que tenho mostrado no meu clube é o que tenho mostrado na seleção".

Titular novamente frente à Turquia?

Filipe Carmo | há 1 mês

Rafael Leão

"Acho que fiz uma boa primeira parte. Tentei criar oportunidades e fazer a diferença com o meu estilo de jogo. Na segunda parte não consegui ter tanta bola e, depois, o mister substituiu-me. No geral fiquei contente, claro que queria ter ficado mais tempo na segunda parte e ajudar a equipa, mas os meus colegas que entraram trouxeram energia e garra. Fiquei muito contente com o contributo deles. Se vou ser titular não sei, mas estou preparado".

Competição pode ser uma montra para a Europa?

Filipe Carmo | há 1 mês

Rafael Leão

"Sim, claro. Preparei-me mentalmente, porque o Euro sempre foi um objetivo e um sonho. Competir com a camisola da seleção é um orgulho. Estou a desfrutar ao logo de grandes jogadores, com um grande treinador e o meu objetivo é fazer uma grande campanha coletivamente e, também, individualmente".

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório