Meteorologia

  • 12 JULHO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 27º

Gesto da águia leva UEFA a expulsar jornalista do Kosovo do Euro'2024

Em causa está um episódio ocorrido durante o Sérvia-Inglaterra.

Gesto da águia leva UEFA a expulsar jornalista do Kosovo do Euro'2024
Notícias ao Minuto

10:35 - 21/06/24 por Notícias ao Minuto

Desporto UEFA

A UEFA impediu Arlind Sadiku, jornalista da estação televisiva kosovar Artmotion, de entrar em qualquer outro estádio, naquilo que resta do Campeonato da Europa, devido a um incidente registado no jogo da jornada inaugural da fase de grupos, entre Sérvia e Inglaterra.

Em declarações prestadas, esta sexta-feira, ao jornal britânico The Guardian, o repórter explica que foi destacado para um local imediatamente à frente de centenas de adeptos sérvios, que terão entoado cânticos de natureza nacionalista, um deles com a expressão "O Kosovo é o coração da Sérvia".

A Sérvia, recorde-se, não reconhece a independência do Kosovo, e as relações entre ambos os países permanecem tensas, mesmo depois do final da guerra, em 1999. Farto do que ouvia, Arlind Sadiku virou-se para o público e fez o famoso gesto da águia.

Gesto esse que fazia referência à bandeira da Albânia, outro país com o qual a Sérvia está de 'costas voltadas', e que foi entendido pelo organismo que rege o futebol do Velho Continente como um episódio de "má conduta".

"As pessoas não sabem como eu me estava a sentir, naquele momento, porque tenho trauma da guerra. A minha casa foi bombardeada a meio da noite, quando era criança. Estava a dormir e lembro-me de acordar com vidros e sangue na cara e no corpo", afirmou o próprio.

"Sei que não foi profissional da perspetiva de um jornalista, mas ver a minha família naquela situação foi traumático para mim, e não posso esquecer", completou.

Leia Também: E se Sérvia abandonar mesmo o Euro'2024? Eis o que dizem os regulamentos

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório