Meteorologia

  • 12 JULHO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 27º

Alemanha, cá vamos nós. Tudo o que tem de saber sobre a aventura europeia

Equipa das quinas parte esta quinta-feira para a Alemanha, à procura de um novo título de campeão europeu.

Alemanha, cá vamos nós. Tudo o que tem de saber sobre a aventura europeia
Notícias ao Minuto

07:27 - 13/06/24 por Rodrigo Querido

Desporto Euro 2024

Dia 1 de Portugal rumo ao que esperamos que seja um final feliz dentro de pouco mais de um mês. A seleção nacional parte hoje, quinta-feira, rumo à Alemanha, para iniciar a participação no Euro'2024, o oitavo de forma consecutiva para as cores nacionais.

Depois de uma fase de apuramento irrepreensível, com 10 vitórias em 10 jogos, o selecionador Roberto Martínez teve cinco jogos de preparação, três deles nos últimos dias, para tirar a limpo as dúvidas que tinha e afinar a 'máquina' para a prova que decorre em solo germânico entre 14 de junho a 14 de julho.

Mas nem tudo correu bem à equipa das quinas. Após o tal percurso invencível na qualificação, Portugal acabou por demonstrar algumas dificuldades nos jogos particulares, principalmente, em dois dos últimos três, já neste mês de junho, e Martínez acabou por averbar as duas derrotas que tem até agora. Mas o último teste, diante da República da Irlanda mostrou algo diferente.

Já com o grupo de trabalho completo - Cristiano Ronaldo e Rúben Neves foram os últimos a chegar - Portugal apresentou uma exibição mais consistente e que se coadunou com o facto da seleção nacional ter adquirido, por mérito próprio, o estatuto de um dos favoritos à vitória final em Berlim. A partir de agora, é a doer.

'Malas' feitas até 14 de julho e para... local conhecido

É, então, de olhos postos no 'caneco', que estará na capital da Alemanha no dia 14 de julho, que a seleção nacional ruma esta quinta-feira a solo germânico. A chegada está prevista para o final do dia, com Portugal a ficar instalado num local que não é desconhecido.

A Federação Portuguesa de Futebol escolheu 'montar arraiais' em Marienfeld. 18 anos depois, a equipa das quinas volta a um local que Cristiano Ronaldo bem conhece. O capitão português é o único resistente em relação à convocatória para o Mundial'2006, também na Alemanha, no qual Portugal acabou por cair nas meias-finais.

Notícias ao Minuto O 'quartel-general' de Portugal durante o Euro'2024© Getty Images  

18 anos depois, Portugal regressa à mesma cidade e ao mesmo hotel... mas esperemos que com um lugar diferente do quarto posto alcançado em 2006. Ao todo, a equipa das quinas, que reservou todos os centímetros do Hotel-Residence Klosterpforte, vai ter à sua disposição 18 hectares onde os jogadores podem circular à vontade, aproveitar os vários jardins, lagos e até um campo de ténis. Dois campos de treino relvados vão ser utilizados pelos 26 eleitos de Roberto Martínez.

Portugal tem chegada prevista para o final da tarde desta quinta-feira e vai ser recebido por milhares de pessoas. No local, tudo está preparado para que, se a sorte estiver do nosso lado, a estadia nesta região da Renânia do Norte-Vestfália seja até 14 de julho.

Os jogos no 'cardápio' da seleção nacional

Com a benção de Santo António, Portugal chega este dia 13 de junho à Alemanha, mas terá de esperar cinco dias para entrar em ação no Euro'2024. É a 18 de junho, na próxima terça-feira, que Portugal dá o pontapé de saída na competição. O adversário será a República Checa, num jogo que decorrerá na Red Bull Arena, em Leipzig (20h00).

Quatro dias depois, Portugal terá pela frente aquele que é, provavelmente, o jogo mais difícil neste grupo F. No Signal Iduna Park, em Dortmund, a equipa das quinas vai medir forças com a Turquia (17h00). O último jogo desta fase de grupos será contra a Geórgia será no dia 26 de junho, o que qual decorrerá na Veltins-Arena (20h00), na cidade de Gelsenkirchen que, em 2004, corou o FC Porto como campeão europeu. Será este o pronúncio de algo especial para a seleção nacional? Só o tempo o dirá.

Se a fase de grupos for ultrapassada, algo que dará acesso aos oitavos de final, Portugal sabe que terá pela frente três caminhos rumo aos quartos de final. O primeiro lugar no grupo F colocará a equipa das quinas no caminho do terceiro classificado dos grupos A, B ou C, num duelo que acontece a 1 de julho.

Por outro lado, se Portugal ficar no segundo lugar do grupo F, sabe-se que o caminho das cores nacionais se irá cruzar com o primeiro classificado do grupo D, onde estão França, Áustria, Polónia e Países Baixos, a 2 de julho. Caso Portugal seja um dos quatro melhores terceiros na fase de grupos, o adversário nos 'oitavos' virá do primeiro lugar do grupo B (Croácia, Espanha, Itália e Albânia) ou do líder do grupo C (Dinamarca, Inglaterra, Sérvia e Eslovénia). Este jogo acontecerá a 30 de junho.

Uma coisa é certa. Roberto Martínez e companhia partem esta quinta-feira rumo a esta aventura na Alemanha. E nós, os que ficamos por cá, esperamos que a seleção nacional tenha seguido à risca o aviso à navegação feito por Fernando Santos em 2016 e que tenha avisado as famílias de que só regressa... daqui a um mês.

Leia Também: Cristiano Ronaldo abre 'Santos' em 'Aveiro'. As notas do Portugal-Irlanda

Leia Também: Emocionante. O gesto de Cristiano Ronaldo que está a correr o mundo

Leia Também: 'Ronaldomania' na Alemanha. Pede-se 800 euros para ver Portugal… treinar

Leia Também: Cristiano Ronaldo quer o Euro'2024: "Portugal tem todos os ingredientes"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório