Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 22º

"É um erro falarmos dos adversários. Temos de falar de Portugal"

Antevisão ao jogo particular diante da Irlanda, o último antes do Euro'2024.

"É um erro falarmos dos adversários. Temos de falar de Portugal"
Notícias ao Minuto

16:33 - 10/06/24 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Desporto Roberto Martinez

O selecionador nacional Roberto Martínez e Bruno Fernande sestiveram em conferência de imprensa na tarde desta segunda-feira para lançar o jogo particular diante da Irlanda, em Aveiro, naquele que será o último teste antes do Euro'2024. 

Confira, abaixo, o essencial das palavras de selecionador e jogador que lembraram a derrota com a Croácia e garantiram estar confiantes para o Europeu que vai acontecer na Alemanha. 

Fim de cobertura

Francisco Amaral Santos | há 6 dias

Termina aqui a conferência de imprensa de Roberto Martínez e Bruno Fernandes. 

Dúvidas e certezas

Francisco Amaral Santos | há 6 dias

Roberto Martínez 

"Não há dúvidas porque ainda não tenho de tomar decisões. As decisões são para o dia 17 e agora estamos a ganhar certezas. Tudo são certezas: os jogadores estão preparados, frescos e vão dar tudo". 

Portugal perdeu com seleções que vão estar no Europeu

Francisco Amaral Santos | há 6 dias

Roberto Martínez 

"Ter jogadores frescos e com orgulho de vestir a camisola. Foco no trabalho para crescer, uma ideia clara de como marcar golos. Contra a Croácia, marcámos o melhor golo do meu período, além do golo do Bruno contra a Suécia. Acho que a nossa seleção é melhor com o passar do tempo. O resultado final mostra quem ganha, mas há várias maneiras de analisar o jogo. Falamos muito dos adversários. É um erro. Temos de falar de Portugal. Já mostrámos preparar muito bem os jogos. E agora precisamos de melhorar. Os nosso jogadores são humanos. Faz parte do jogo. Estou a ver uma seleção que está a crescer e a preparar o Europeu. Esperemos que a preparação seja perfeita e deixar os portugueses orgulhosos."

Laterais mais subidos

Francisco Amaral Santos | há 6 dias

Roberto Martínez 

"Temos um equilíbrio ofensivo muito importante. Precisamos de ter cinco jogadores no último terço e outros cincos para defender as transições rápidas. Fizemos um trabalho defensivo muito bem. Mediante o adversário, precisamos de ajustar a nossa estrutura. Amanhã temos a Irlanda, muito bem trabalhada como a Hungria, a Bélgica ou a Suíça. É uma situação que podemos adaptar bem". 

Problemas físicos de Pepe e CR7

Francisco Amaral Santos | há 6 dias

Roberto Martínez 

"Os jogadores estão prontos para amanhã. O Pepe tem muita experiência, o Cristiano também. Tiveram um bom período na seleção e são jogadores importantes no balneário, quando estão no relvado e também quando não estão. São jogadores importantes pelo significado que têm. Esperemos que tenham um bom trabalho amanhã." 

Esboço do onze para o Euro'2024?

Francisco Amaral Santos | há 6 dias

Roberto Martínez 

"Ainda não escolhi. É importante trabalhar de uma forma individual. Esse é o primeiro passo. Dar ao jogador a melhor posição e depois analisar momento de forma, ligações... É um processo que estamos a trabalhar. A escolha do onze contra a Chéquia vai acontecer no dia 17. Gosto de ver competitividade no balneário, da paixão de estar no onze. Os próximos dias, o onze inicial vai sair. "

Oito golos sofridos nos quatro últimos jogos

Francisco Amaral Santos | há 6 dias

Roberto Martínez

"Os problemas estão identificados. Olhar para trás é muito fácil no futebol. Temos de dar intensidade defensiva e alguma calma. Agora é importante olhar para trás e ver que os dois golos contra a Finlândia precisamos de melhorar. Dar dois remates e sofrer dois golos é um aspeto a melhorar. Faz parte do processo. Todos os golos são diferentes. Não há uma relação. Precisamos de ter um foco defensivo. Amanhã podemos mostrar que podemos melhorar isso."

Derrota não preocupa?

Francisco Amaral Santos | há 6 dias

Roberto Martínez 

"Os balneários são diferentes. Gosto de avaliar o nosso caminho. Estamos a trabalhar muito bem. Queremos ganhar todos os jogos, mas acho que numa fase de preparação... Tive a experiência de utilizar períodos de dois e três jogos. Lembro-me que Portugal em 2016 teve três jogos de preparação. É um bom sinal! Gostei muito da atitude e do empenho de todos os jogadores da nossa seleção e quando há isso vamos crescer juntos. O Estádio de Aveiro está esgotado, portanto é uma oportunidade para preparar a equipa. Estou muito contente com o balneário, com autocrítica e responsabilidade para melhorar. Os valores do nosso balneário são muito especiais." 

Papel de Cristiano Ronaldo

Francisco Amaral Santos | há 6 dias

Roberto Martínez 

"Muitas perguntas... É importante para nós atacar e defender com 11 jogadores. O Cristiano Ronaldo tem uma experiência brutal. Não há outro jogador que tenha a experiência de jogar em cinco Europeus, e este vai ser o sexto. É um jogador que conhece bem o espaço na área. Um finalizador e um jogador especial. O foco, a reação à perda e as ações defensivas do Cristiano foram perfeitas nos últimos 11 jogos. Para mim, não há dúvidas ou preocupação. Para amanhã, temos o Rúben, o Pepe e o Cristiano. Não sei se jogam de início, mas, com certeza, vão ter minutos." 

"O que acontece com torneios Europeus ou Mundiais é que temos de avaliar todos os dias. O Cristiano teve 51 jogos e não teve problemas, mas acho que os dados a nível de clube não são os mesmos da seleção. Mostrou que pode jogar a cada quatro dias, portanto não há problema. Mas vamos avaliar isso em tempo real durante o torneio".

Havia excesso de confiança?

Francisco Amaral Santos | há 6 dias

Roberto Martínez 

"Hoje somos uma seleção mais preparada do que antes do jogo contra a Croácia. O mais importante era estarmos no torneio e agora vamos mostrar o que podemos fazer no torneio. Só depois podemos avaliar o torneio. O jogo contra a Croácia foi fantástico para exigir muito de nós, de forma tática e técnica. Estamos a falar de uma seleção que joga como um clube. Não há seleções com jogadores que têm melhor sintonia na seleção do que nos clubes. Ver Brozovic, Modric e Kovacic jogar não é normal. O jogo foi, do ponto de vista de preparação, perfeito". 

Motivo de fazer três jogos particulares

Francisco Amaral Santos | há 6 dias

Roberto Martínez

"Para nós era importante estar no grupo F para podermos jogar três jogos de preparação. Temos um grupo de jogadores ao qual precisámos de dar um período de desligar. O foco é preparar os jogadores individualmente e depois trabalhar coletivamente. Para fazer isso com 26 jogadores era importante ter os três jogos. Depois, era importante ter adversários diferentes. Durante o Europeu, vamos ter adversários com valências como a Irlanda." 

Palavras de Mourinho e os candidatos ao Euro

Francisco Amaral Santos | há 6 dias

Bruno Fernandes

"Não diria uma segunda equipa, porque considero uma equipa só e todos nós temos capacidade para estar no onze inicial. Somos uma seleção com muita qualidade em todas as posições. Muitas vezes olha-se para o banco de suplentes e troca-se um jogador e a qualidade pode diminuir. Aqui, é difícil acontecer."

"No papel, somos todos favoritos. Acho que ninguém vai lá para não ganhar. Eu quero olhar para Portugal e pensar que temos todas as capacidades para chegar o mais longe possível."

Grupo preocupado?

Francisco Amaral Santos | há 6 dias

Bruno Fernandes 

"Preocuparia se não marcássemos mais do que sofremos. Obviamente que não queremos sofrer. Fala-se muito das balizas a zeros e é um dos nossos objetivos. Não se trata dos guarda-redes, trata-se de um conjunto de jogadores que têm de ser mais coesos. O nosso primeiro momento de pressão começa na frente. Quando sofremos golo, sofremos todos. Quando marcarmos, marcamos sempre. Há momentos que temos de dar mérito ao adversário. Houve momentos em que sofremos por demérito nosso, ou por falta de noção ou perigo. Às vezes temos de cheirar o perigo e houve momentos em que não conseguimos cheirar. O segundo golo da Croácia é um bom exemplo. Temos de estar mais alerta."

Registo goleador

Francisco Amaral Santos | há 6 dias

Bruno Fernandes 

"Todos nós queremos marcar golos na seleção. Obviamente que sei que umas das minhas qualidades por aí. Sou um médio com chegada ao último terço com capacidade de fazer golos e assistências, mas tenho de completar isso com os meus companheiros. Gostaria de marcar em todos os jogos, seria muito feliz. Se sempre que marco, ganhamos, espero marcar em todos os jogos do Europeu. Mas o mais importante é a dinâmica da equipa funcionar da forma correta."

Mensagem para os portugueses

Francisco Amaral Santos | há 6 dias

Bruno Fernandes

"O povo português é um povo apaixonado pelo que faz. Eu revejo-me muito naquilo que é o povo português. Ao mesmo tempo, temos uma garra e uma paixão enorme para nas adversidades voltarmos a ser o que queremos e dar uma resposta muito forte. Não acho que o que aconteceu contra a Croácia é algo de extraordinário, mas queremos ganhar todos os jogos. Temos mais um jogo pela frente e sabemos que ganhar dá outra motivação, outra alegria e outro sorriso. E queremos ter o sorriso bem grande durante toda a competição. Amanhã é um excelente teste."

Nuno Mendes e Gonçalo Inácio

Francisco Amaral Santos | há 6 dias

Bruno Fernandes 

"Acho que depois da minha carreira, se algum clube me quiser como olheiro (risos). São jovens com muita qualidade. Poderia dizer o que quisesse deles, mas o mérito está todos neles. Temos uma mistura de juventude com irreverência que nos pode ajudar bastante. Temos um misto de qualidades nesta seleção que nos pode ajudar em diferentes momentos. Que todos estejam no melhor nível para elevar o nome de Portugal ao máximo". 

Testes demasiados fáceis?

Francisco Amaral Santos | há 6 dias

Bruno Fernandes

"Não sei se o míster tem mão nas escolhas das equipas, mas acredito sim. A Finlândia provavelmente por ter um bloco mais baixo e ser mais difícil entrar nas linhas dele, a Croácia para nos fazer entender que jogam muito bem com bola e com o extremos a vir para dentro e a criar superioridade no meio, e agora vamos defrontar uma seleção que fisicamente é muito forte. São aspetos que todas as seleções podem ter. Não há melhor preparação do que nos preparamos para todas estas possibilidades. Com bola, não há tantas seleções a jogarem tão bem como a Croácia. Acho que poderíamos ter aproveitado melhor a fase de transição."

Palavras de Rúben Dias

Francisco Amaral Santos | há 6 dias

Bruno Fernandes 

"A Islândia bateu a Inglaterra... Eu compreendo o que possa parecer de fora. A Inglaterra é apontada por muitos como a principal candidata ao Europeu e teve agora uma derrota contra a Islândia. Eu, estando lá, vi o negativismo à volta da seleção, que é, aos olhos de muita gente, a seleção mais forte deste Europeu. O nosso grupo não era fácil, nós é que tornámos as coisas fáceis. A Croácia, a nível de individualidades, foi a seleção mais forte que defrontámos desde que Roberto Martínez chegou. O Rúben [Dias] disse as palavras acertadas, mas ao mesmo tempo muitos de nós tínhamos a noção que havia aspetos a melhorar. Fizemos uma qualificação excelente, mas sabemos e temos a capacidade de leitura e de reagir às adversidades. É isso que temos de fazer amanhã."

Derrota frente à Croácia ainda deixa marcas

Francisco Amaral Santos | há 6 dias

Bruno Fernandes 

"Foi a segunda derrota. Nada muda daquilo que esperamos no Europeu. Obviamente que nunca queremos perder. Representado Portugal, não olhamos a nomes nem a caras, porque sabemos que estamos ao nível dos melhores. Estamos a falar de uma seleção muito bem preparada e experiente: finalista em 2018, meia-final no Qatar. É uma seleção que causa muitas dificuldades, porque têm muitas qualidades. Sofremos um golo de penálti e outro num lançamento em que não lemos num perigo. Sabíamos que havia aspetos a melhorar. Não quero que pensem que viemos para este Europeu a achar que estava tudo feito e não havia nada a melhorar. Há sempre aspetos a melhorar. Para ser honesto, eu gosto um bocadinho deste negativismo à volta da seleção, que não é tão boa. É sinal que as pessoas esperam muito de nós e querem  mais da seleção. Temos qualidade para fazer mais e melhor. Temos qualidade para isso. Temos amanhã uma oportunidade para mostrarmos que somos uma boa seleção e que estamos preparados para o Europeu". 

Aí estão Martínez e Bruno Fernandes

Francisco Amaral Santos | há 6 dias

Cinco minutos depois da hora agendada, selecionador e jogador já estão na sala de imprensa e vão agora responder às questões dos jornalistas presentes. 

Início de cobertura

Francisco Amaral Santos | há 6 dias

A conferência de imprensa arranca dentro de cinco minutos na Cidade do Futebol, em Oeiras. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório