Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 22º

Portugal habituado a Alemanha e França e ainda à espera de Itália

Alemanha e França são as seleções que mais vezes se cruzaram no caminho de Portugal em fases finais de Europeus de futebol, com o Euro2024, a decorrer em solo germânico, a abrir caminho para vários duelos inéditos.

Portugal habituado a Alemanha e França e ainda à espera de Itália
Notícias ao Minuto

08:52 - 10/06/24 por Lusa

Desporto Euro 2024

Em oito participações, a seleção portuguesa encontrou a Alemanha por cinco vezes, registando um saldo bastante negativo, e mediu forças por quatro vezes com a França, somando apenas uma vitória, mas a mais importante de sempre na sua história, na final do Euro2016, que decorreu precisamente em solo gaulês.

Com o aumento do número de equipas apuradas e a entrada da Liga das Nações nas contas da qualificação, Portugal pode encontrar pela primeira vez oito equipas, numa lista em que se destaca a Itália, atual campeã europeia, que nunca se cruzou com a equipa das 'quinas', incluindo em fases finais de Mundiais.

Desde o 0-0 com a Alemanha, na altura Ocidental, no fase de grupos do Euro1984, que decorreu em França, a seleção portuguesa foi ganhando o hábito de encontrar os germânicos nesta prova, com a única vitória a acontecer em 2000, no Europeu que decorreu na Bélgica e Países Baixos.

Em Roterdão, Sérgio Conceição assinou um 'hat-trick' na vitória por 3-0, também ainda na fase de grupos, naquele que é até hoje único triunfo luso perante os alemães.

Seguiu-se uma derrota por 3-2 nos quartos de final do Euro2008 (Áustria e Suíça) e novo desaire no Euro2012 (Polónia e Ucrânia), por 1-0, na disputa do grupo.

No último Europeu, também na luta por um lugar nos oitavos de final, Portugal foi a Munique perder por 3-2.

Com a França, o registo é bastante semelhante, com apenas um triunfo em quatro encontros, embora os gauleses tenham ficado marcados no momento dourado do futebol português.

Após duas eliminações em meias-finais, em 1984 e em 2000, Portugal conquistou o primeiro Europeu da sua história em França e na capital Paris, precisamente frente à seleção local, com Éder a dar o triunfo por 1-0 na final do Euro2016.

Tal como aconteceu com a Alemanha, as duas nações voltaram-se a encontrar no Euro2020, na fase de grupos, acabando a partida com um empate (2-2), com Cristiano Ronaldo a bisar para o lado luso e Benzema para os franceses.

Entre os novos possíveis duelos, já é certo que a Geórgia, estreante absoluto em fases finais, estará no caminho de Portugal, na terceira jornada do Grupo F.

Além da Itália e dos georgianos, Albânia, Eslovénia, Eslováquia, Sérvia, Escócia e Ucrânia também nunca mediram forças com a seleção nacional em fase finais de Europeus.

O Euro2024 vai decorrer de 14 de junho a 14 de junho na Alemanha.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório