Trajeto difícil uniu Portugal em 2016. Hungria foi ponto de viragem

O antigo guarda-redes Eduardo diz que o difícil trajeto da seleção nacional de futebol no Europeu de 2016, que viria a conquistar, foi importante para unir a equipa e elege o jogo com a Hungria como decisivo.

Euro'2016

© Getty Images

Lusa
08/06/2024 09:26 ‧ 08/06/2024 por Lusa

Desporto

Euro'2024

O ex-internacional, que não fez qualquer jogo na competição, lembrou o início conturbado da equipa orientada por Fernando Santos, como o comprova ter terminado o Grupo F sem vitórias, graças aos empates com Islândia (1-1), Áustria (0-0) e Hungria (3-3), e o apuramento à fase seguinte apenas na categoria dos melhores terceiros classificados.

"É importante perceber que [um Europeu] é um trajeto feito de várias dificuldades e que não é por ganhar logo no início que vamos ser felizes no fim, já tivemos essas experiências no passado. Desta vez aconteceu ao contrário. Soubemos sofrer, a equipa soube segurar-se e perceber que as dificuldades tinham que ser superadas", diz à agência Lusa Eduardo, agora com 41 anos.

O antigo guardião que se notabilizou ao serviço do Sporting de Braga e que conta ainda com passagens pelo Beira-Mar, Vitória de Setúbal, Benfica e, no estrangeiro, pelo Génova (Itália), Istambul BB (Turquia), Dínamo de Zagreb (Croácia), Chelsea (Inglaterra) e Vitesse (Países Baixos), considera mesmo que terá até sido isso que "transformou, uniu e deu a força" à equipa "para a fase final", onde, recorda, a equipa voltou a ter que "saber sofrer".

"Temos grandes talentos e o importante foi formar uma equipa e um grupo de homens que lutaram pelo mesmo objetivo. Foi isso que fomos percebendo ao longo do Europeu: a união e o ponto de equilíbrio para depois ter o sucesso no fim", reforçou.

Instado a eleger um jogo decisivo, Eduardo aponta a igualdade a três bolas com os magiares, com um golo de Nani (42 minutos) e um 'bis' de Cristiano Ronaldo (50 e 62) a anularem as vantagens que a seleção húngara ia conseguindo com os tentos de Zoltan Gera (19) e Balazs Dzsudzsak (47 e 55).

"Nesse jogo com a Hungria, [ao intervalo] chegámos ao balneário e estávamos um pouco nas discussões das coisas que se passaram e houve ali, até do próprio selecionador, uma espécie de murro na mesa, uma chamada de atenção. A partir daí, a equipa percebeu realmente e fomos construindo e nos unindo em prol do objetivo final que era a vitória", conta.

Depois, foi a vitória após prolongamento sobre a Croácia (1-0) nos oitavos de final, a batalha com a Polónia ganha no desempate por grandes penalidades (5-3) nos 'quartos' depois do empate 1-1 no final dos 90 minutos e do prolongamento e, finalmente, o único triunfo no tempo regulamentar, nas 'meias', diante do País de Gales (2-0).

Na final, em Paris, diante da França, novamente no prolongamento após o 0-0 no fim dos 90 minutos, o 'tiro' de Éder fez história.

A oito anos de distância, Eduardo lembra o "momento único" para atletas, adeptos e para os portugueses em geral.

"Foi o primeiro título conquistado por Portugal e, pela dimensão que tem, foi uma afirmação para o país. Temos tido os melhores jogadores da Europa e do Mundo, mas como seleção nunca tínhamos conquistado. Se calhar, já tínhamos merecido várias vezes, e tivemos essa felicidade [em 2016]. Acima de tudo foi o afirmar na Europa dos talentos que fomos produzindo ao longo de gerações e esperemos que o futuro seja de sucesso também", diz.

Leia Também: Golo do 'herói' improvável Éder conduz Portugal ao título em 2016

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Futebolista David Luiz é acusado de trair noiva e mãe das filhas

David Luiz

Futebolista David Luiz é acusado de trair noiva e mãe das filhas

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Futuro de Miguel Oliveira: "As minhas capacidades são maiores do que fiz"

MotoGP

Futuro de Miguel Oliveira: "As minhas capacidades são maiores do que fiz"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas