Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Os dados que contrariam Martínez no dossiê da exclusão de Pote e Trincão

Selecionador nacional deixou a dupla do Sporting fora do Euro'2024, pese embora o impacto que os dois jogadores tiveram rumo à conquista do título de campeão nacional por parte dos verde e brancos.

Os dados que contrariam Martínez no dossiê da exclusão de Pote e Trincão
Notícias ao Minuto

07:45 - 22/05/24 por Rodrigo Querido

Desporto Euro 2024

O selecionador nacional Roberto Martínez revelou, ao início da tarde de terça-feira, os seus 26 convocados para o Campeonato da Europa. Entre os grandes ausentes na convocatória estão os nomes de Pedro Gonçalves e Francisco Trincão, dois jogadores que tiveram um enorme impacto na caminhada do Sporting rumo ao título de campeão nacional.

Na conferência de imprensa, o treinador espanhol justificou a exclusão da dupla do Sporting com o facto de os dois terem falhado o estágio de março, o último antes desta convocatória final, mas também por a lista de 26 jogadores ter por base o que foi feito ao longo dos últimos 18 meses, período no qual está incluída toda a fase de apuramento.

"Claramente acho que o Trincão e o Pedro Gonçalves tiveram uma época excepcional, mas tiveram azar porque o estágio de março era importante para eles. Agora, para entrar na lista, precisamos de jogadores que saiam da lista" frisou Martínez.

"A convocatória do Euro representa o trabalho dos últimos 18 meses. A mensagem para os jogadores que não estão na lista é que depois do Europeu recomeçamos este período e sempre têm o sonho e a esperança de vir à seleção num futuro muito próximo", vincou.

Dados contrariam a teoria de Martínez

Para deixar de fora os dois jogadores do Sporting, o selecionador nacional chamou nomes como Pedro Neto, que apenas participou em dois jogos na fase de apuramento, e de Francisco Conceição, que é o único convocado que não participou na qualificação. Mas será que a dupla leonina não merecia também ela estar nos eleitos de Martínez?

Olhando do ponto de vista meramente estatístico, e tendo em conta o momento de forma, podemos perceber de forma clara que Francisco Trincão era merecedor de um lugar nos 26 convocados. Comparando com os recentes números de Pedro Neto, é possível ver que o extremo do Sporting teve uma reta final de temporada em crescendo, com três assistências e três golos nos últimos dez jogos. Por outro lado, o avançado do Wolverhampton tem apenas 12 minutos de jogo... nos últimos dois meses. Regressou de lesão na derrota do último fim de semana com o Liverpool.

Tendo em conta que Trincão, que falhou a convocatória de março devido a lesão, disputava uma vaga para o Euro com Francisco Conceição, extremo do FC Porto, é justo olharmos para os números dos dois. O avançado portista estreou-se nos convocados de Martínez em março e foi aqui que, segundo palavras do selecionador nacional, 'agarrou' o bilhete para a fase final da prova, pese embora nem ter participado no apuramento.

Em termos estatísticos, o camisola 10 do FC Porto teve um rendimento menos frutífero que o 17 do Sporting nos últimos dez jogos. Foram três golos e uma assistência desde março. E sem esquecer a expulsão no jogo na Amoreira diante do Estoril.

O 'eterno' relegado Pedro Gonçalves

Pedro Gonçalves também almejava estar na lista final de Roberto Martínez. O camisola 8 dos leões partia no lote de favoritos para aproveitar o alargamento do número de convocados na fase final, mas acabou por ficar de fora dos escolhidos. E, à semelhança de Trincão, a ausência do estágio de março - por conta de uma lesão contraída com a Atalanta - foi fundamental para esta exclusão.

Ainda com a final da Taça de Portugal por disputar, o médio do Sporting leva 18 golos e 15 assistências ao cabo de 44 jogos realizados. E a produção ofensiva desde março, período do tal estágio que era fulcral para esta lista final, Pedro Gonçalves não desiludiu. Foram três golos e uma assistência em dez jogos, sem contarmos com o período de ausência por conta da lesão contraída em Bérgamo no duelo para a Liga Europa.

Dados que, no entanto, não foram suficientes para que Pedro Gonçalves merecesse a confiança de Roberto Martínez e voltasse a fazer parte da convocatória para um Europeu tal como tinha acontecido em 2021. Já Trincão não veste a camisola da equipa das quinas desde 2021, altura em que foi utilizado num particular diante do Qatar.

Leia Também: Martínez e a chamada de Francisco Conceição: "Espalha brasas excecional"

Leia Também: "A convocatória do Europeu representa o trabalho dos últimos 18 meses"

Leia Também: Roberto Martínez explica ausências de Pote e Trincão: "Tiveram azar..."

Leia Também: Martínez decidiu: Eis os 26 convocados de Portugal para o Euro'2024

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório