Powered bySolverde
Disclaimer

"Gyokeres é uma peça rara no futebol. O Sporting teve muita sorte"

 O avançado sueco Viktor Gyökeres tem exibido atributos invulgares desde a chegada ao Sporting, pelo qual se sagrou campeão nacional e foi o melhor marcador da I Liga 2023/24, avalia o ex-futebolista brasileiro Paulinho Cascavel.

LISBON, PORTUGAL - MAY 18:  Viktor Gyokeres of Sporting CP poses with family for a photo with trophy after winning the Liga Portugal Betclic at the end of the Liga Portugal Betclic match between Sporting CP and GD Chaves at Estadio Jose Alvalade on May 18

© Getty Images

Lusa
20/05/2024 07:34 ‧ 20/05/2024 por Lusa

Desporto

Paulinho Cascavel

"Creio que nem os sportinguistas esperavam uma resposta imediata dele. O Gyökeres manteve uma regularidade muito grande desde o começo do campeonato e é hoje uma peça rara no futebol, visto que, além de marcar golos e de ser muito oportunista, joga e trabalha muito para a equipa. O Sporting teve muita sorte e os resultados estão aí para confirmá-lo", enquadrou à agência Lusa o ex-avançado dos 'leões', entre 1987 e 1990.

Quase 40% da produção ofensiva 'leonina' nas várias provas teve participação direta de Gyökeres, 15.º jogador do Sporting distinguido como melhor marcador da I Liga, com 29 golos, numa época em que já 'faturou' por 43 vezes e fez 14 assistências em 49 duelos.

O sueco passou a ladear Fernando Peyroteo (seis distinções), Soeiro, Héctor Yazalde ou Liedson (todos com duas) e Vasques, João Martins, Ernesto Figueiredo, Jordão, Manuel Fernandes, Cascavel, Jorge Cadete, Mário Jardel ou Bas Dost (uma) entre os máximos 'artilheiros' numa edição da I Liga pelos 'leões', lote que não era dilatado desde 2020/21, quando o médio Pedro Gonçalves celebrou 23 golos rumo ao primeiro cetro em 19 anos.

"Considerava-me um bom 'rato' de área, que se posicionava e fazia muitos golos, mas já não ia tanto ao choque. Os traços mais distintos face ao Gyökeres são a força física e a explosão. Eu era um pouco mais técnico do que ele, mas somos bem parecidos no resto. Gyökeres ainda não é um jogador completo, nem o melhor do mundo, mas é muito bom e crescerá ainda mais", frisou Paulinho Cascavel, melhor marcador das edições 1986/87 e 1987/88 do campeonato ao serviço de Vitória de Guimarães e Sporting, respetivamente.

Reforço mais caro da história 'leonina', ao ser contratado ao Coventry por 20 milhões de euros (ME) fixos, mais quatro em variáveis, o dianteiro, de 25 anos, logrou os melhores números da sua carreira, na qual tinha chegado aos dois dígitos de golos por três vezes.

As experiências prolíficas nos 'sky blues' (2021-2023), do segundo escalão inglês, e nos suecos do Brommapojkarna (2017) contrastaram com a irregularidade no Brighton (2018-2021), da Premier League, que o chegou a emprestar ao St. Pauli, da divisão secundária alemã (2019/20), e aos galeses do Swansea (2020/21), do mesmo patamar do Coventry.

"O Sporting cria muito para os avançados e tanto ele, como o Paulinho, beneficiam muito do esquema de '3-4-3' implementado pelo Ruben Amorim. O Gyökeres não marcou tanto em outras épocas e pela Suécia, porque talvez o sistema de jogo não o tenha favorecido. Por vezes, um jogador está em forma no clube, mas não rende tão bem na seleção. São fases", atestou Cascavel, face aos seis golos em 20 internacionalizações pelos nórdicos.

Colocando Gyökeres "ao nível dos grandes goleadores" do Sporting, o ex-jogador, de 64 anos, exalta o "peso fundamental" do sueco no "melhor futebol" da I Liga, numa fase em que os 'leões' levam 140 golos em todas as provas em 2023/24 e já não marcavam tanto desde 1946/47, época do primeiro de três títulos seguidos selados pelos 'cinco violinos'.

"O Sporting fez uma aposta que deu muito certo e qualquer grande clube europeu terá o maior interesse no Gyökeres, mas de certeza que custa, pelo menos, uns 100 ME. Como ele tem um bom contrato, que dura mais quatro anos, [a renovação] não seria uma coisa decisiva para ser feita nesta altura. Agora, se o clube achar por bem, o atleta deve ter um acréscimo salarial, porque produziu e deu resultados. Para mim, dificilmente ficará esse tempo todo no Sporting", vincou Paulo Bacinello, mais conhecido por Paulinho Cascavel.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Aniversário deixa mãe de Yamal "de rastos". João Félix nos convidados

Espanha

Aniversário deixa mãe de Yamal "de rastos". João Félix nos convidados

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

EUA esclarecem que tarifas sobre UE e México não se aplicam a automóveis

Tarifas

EUA esclarecem que tarifas sobre UE e México não se aplicam a automóveis

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas