Meteorologia

  • 24 JUNHO 2024
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 29º

Chama Olímpica iniciou em Marselha estafeta em direção a Paris

O início do percurso da tocha olímpica em França começou hoje na basílica de Notre-Dame-de-la-Garde, Marselha, onde o futebolista Basile Boli foi o primeiro a carregar o símbolo, que deve chegar a Paris no dia 26 de julho.

Chama Olímpica iniciou em Marselha estafeta em direção a Paris
Notícias ao Minuto

09:04 - 09/05/24 por Lusa

Desporto Jogos Olímpicos

O antigo jogador de futebol francês, que marcou o único golo da vitória do Olympique de Marseille na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1993, iniciou a estafeta junta da estátua dourada "Bonne-Mère", símbolo da cidade do sul de França.

Vestido de branco, como todos os estafetas, passou pouco depois o testemunho, dando o "beijo da tocha", a Colette Cataldo, de 83 anos, adepta do clube de futebol marselhês, que cantou "Allumer le feu" ("Acende o fogo") do francês Johnny Hallyday.

"Faz pulsar o coração e é fantástico. É a chama olímpica, é o símbolo do desporto, da convivência, de tudo o que podemos desejar no mundo", disse Basile Boli.

Tony Estanguet, presidente do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, afirmado anteriormente: "Cuidado, o vosso testemunho vai ser passado muito rapidamente, por isso aproveitem!"

"Começámos bem. Agora é a vez da partida! Vamos proporcionar estes momentos de festa e de emoção todos os dias", acrescentou, referindo-se depois aos 10 mil estafetas - portadores de tochas - em 400 cidades francesas que vão fazer o percurso até à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris que vão decorrer entre os dias 26 de julho e 11 de agosto.

A "Chama Olímpica" foi acesa na quarta-feira à noite junto ao porto de Marselha pelo músico "rapper" marselhês Jul, perante 150 mil pessoas.

A tocha é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, e evoca a lenda da antiguidade clássica grega sobre Prometeu que teria roubado o fogo da forja de Efesto (Vulcano) para o entregar aos mortais.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório