Meteorologia

  • 30 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 30º

Soares Dias e Tiago Martins podem "sonhar" chegar ao fim do Euro'2024

Os árbitros portugueses Artur Soares Dias e Tiago Martins podem "sonhar" chegar ao fim do Euro2024 de futebol, disse hoje o presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Luciano Gonçalves, no dia das suas nomeações.

Soares Dias e Tiago Martins podem "sonhar" chegar ao fim do Euro'2024
Notícias ao Minuto

15:28 - 23/04/24 por Lusa

Desporto APAF

"Não tenho sombra de dúvidas de que Artur Soares Dias e, naturalmente, a sua equipa e o próprio Tiago [Martins] podem estar na competição a sonhar chegar sempre até ao fim", disse o líder da APAF, em declarações à agência Lusa.

Ressalvando que a presença dos representantes da arbitragem portuguesa nas fases mais adiantadas da competição vai estar "sempre condicionada pelo desempenho" da seleção lusa, Gonçalves destacou, no entanto, a sua "qualidade individual", assim como "a idade, a experiência e os jogos que têm feito nas competições internacionais" para justificar a opinião.

Assumiu que "é um orgulho para a arbitragem nacional, não apenas para estes quatro árbitros que foram nomeados", mas também para "toda a estrutura e todos os colegas que trabalham diariamente com eles".

"Esta nomeação também é um bocadinho de todos os outros que trabalham diariamente com estes quatro colegas que foram [nomeados],  o Artur [Soares Dias], o Tiago [Martins], o Pedro Ribeiro e o Paulo Soares. É um sinal claro de que confiam nos árbitros portugueses", vincou o dirigente.

Segundo o líder da APAF, também a chamada de João Dias, designado para as funções de treino dos árbitros, é "o reconhecimento do trabalho feito na área técnica em Portugal"

Por outro lado, assumir o objetivo de ter árbitros portugueses em todas as fases finais de competições internacionais de seleções seniores de futebol era um dos pontos do programa eleitoral de Luciano Gonçalves, recentemente reeleito para um terceiro mandato na APAF.

Nesse sentido, as nomeações de árbitros portugueses para o Euro2024 são, "sem dúvida, um bom indicador".

"É continuarmos a trabalhar porque, efetivamente, temos muita qualidade na arbitragem e, quanto mais condições conseguirmos dar aos nossos árbitros, melhores serão os resultados, de certeza absoluta", concluiu o presidente da APAF.

Soares Dias, de 44 anos, da associação do Porto, integra a lista de 18 árbitros nomeados pela UEFA para o Euro2024, que vai ser disputado na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho, tornando-se no segundo 'juiz' luso a 'bisar' em fases finais, depois de José Rosa Santos.

António Garrido, em 1980, foi o primeiro luso numa fase final de um Europeu, seguindo-se Rosa Santos, em 1988 e 1992, Vítor Pereira, em 2000, Lucílio Baptista, em 2004, e Pedro Proença, em 2012.

Tiago Martins, da associação de Lisboa e de 43 anos, junta-se à restrita lista de árbitros portugueses em europeus, mas como um dos 20 VAR, tal como sucedeu com João Pinheiro no Euro2020.

Igualmente nomeado para o Euro2024 foi João Dias, responsável pelo treino dos árbitros nacionais, que vai desempenhar as mesmas funções durante a competição.

[Notícia atualizada às 16h16]

Leia Também: Fontelas Gomes satisfeito com presença da arbitragem lusa no Euro'2024

Leia Também: Artur Soares Dias repete presença no Euro, Tiago Martins em estreia

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório