Meteorologia

  • 26 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 23º

Fontelas Gomes satisfeito com presença da arbitragem lusa no Euro'2024

A nomeação de Artur Soares Dias para o Campeonato da Europa de 2024 é um prémio para todos os árbitros, disse hoje o presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Fontelas Gomes satisfeito com presença da arbitragem lusa no Euro'2024
Notícias ao Minuto

10:25 - 23/04/24 por Lusa

Desporto UEFA

"Recebemos com natural satisfação a nomeação, por parte da UEFA, do Artur Soares Dias e dos árbitros assistentes Paulo Soares e Pedro Ribeiro, bem como do videoárbitro Tiago Martins para a fase final do Campeonato da Europa de 2024. Mais do que um importante esforço deste grupo de árbitros, esta nomeação é fruto do trabalho que a arbitragem portuguesa tem vindo a desenvolver dentro e fora do nosso país", afirmou José Fontelas Gomes.

Em declarações à Lusa, o presidente do CA da FPF considerou a nomeação de Soares Dias, que, em 2021, já esteve no Euro2020, o reconhecimento pelo investimento federativo "para que os árbitros tenham cada vez melhores condições de trabalho para que possam crescer nas respetivas carreiras".

"Mas é também um prémio para todos aqueles que, domingo a domingo, dos distritais aos profissionais, se esforçam por dignificar este setor tão importante para o futebol português, que, mais uma vez, merece o reconhecimento internacional. É igualmente da mais elementar justiça destacar o trabalho de todos aqueles que contribuem para o treino e para a formação, componentes tão importantes para o sucesso dos nossos árbitros", prosseguiu.

Soares Dias, de 44 anos, da associação do Porto, integra a lista de 18 árbitros nomeados pela UEFA para o Euro2024, que vai ser disputado na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho, tornando-se no segundo 'juiz' luso a 'bisar' em fases finais, depois de José Rosa Santos.

António Garrido, em 1980, foi o primeiro luso numa fase final de um Europeu, seguindo-se Rosa Santos, em 1988 e 1992, Vítor Pereira, em 2000, Lucílio Baptista, em 2004, e Pedro Proença, em 2012.

Tiago Martins, da associação de Lisboa e de 43 anos, junta-se à restrita lista de árbitros portugueses em europeus, mas como um dos 20 VAR, tal como sucedeu com João Pinheiro no Euro2020.

Igualmente nomeado para o Euro2024 foi João Dias, responsável pelo treino dos árbitros nacionais, que vai desempenhar as mesmas funções durante a competição.

Leia Também: Artur Soares Dias repete presença no Euro, Tiago Martins em estreia

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório