Meteorologia

  • 27 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 22º

Gyokeres passou por pesadelo no Sporting, mas já aponta a recorde

Avançado esteve cinco jogos seguidos sem marcar, mas teve motivos para festejar diante do Vitória SC e logo com um bis. Leva 38 golos em todas as provas esta temporada e ainda corre por atingir nomes consagrados como Jardel ou Peyroteo.

Gyokeres passou por pesadelo no Sporting, mas já aponta a recorde
Notícias ao Minuto

07:40 - 23/04/24 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

Os adeptos do Sporting já suspiravam pelos golos dele e o próprio também. Viktor Gyokeres tirou a barriga de misérias diante do Vitória SC (3-0). Depois de cinco partidas seguidas sem marcar, o sueco, que já tinha demonstrado a sua intranquilidade pelo golo que lhe foi retirado em Barcelos,  voltou a fazer aquilo que melhor sabe: marcar.

O avançado nórdico foi figura fundamental no duelo contra os vimaranenses e respondeu com dois golos. Um bis que atirou Gyokeres para um registo inédito em mais de 10 anos no futebol nacional. Se fizermos contas aos remates certeiros em todas as quatro provas internas, o avançado atingiu os 38 golos. O último goleador a atingir tal marca tinha sido Radamel Falcao, pelo FC Porto, na época 2010/11.

Nos últimos anos, e além do colombiano, Darwin Núñez (34 golos), Jackson Martínez (31 golos) e Jonas (36 golos) foram capazes de atingir a marcar de 30 golos. Antes de Falcao, apenas Cardozo, na época 2009/10, igualou os números de Gyokeres, com 38 golos, mas o sueco do Sporting ainda tem cinco jogos por disputar até ao final da presente temporada.

O caminho rumo aos incansáveis Jardel e Peyroteo

Perante um Estádio José Alvalade a 'rebentar pelas costuras', o camisola nove dos leões voltou a fazer as delícias dos adeptos do Sporting. Festejou em dose dupla e atingiu os 26 golos assinalados no reduto leonino. Já os 12 restantes aconteceram fora de portas.

Atualmente, Viktor Gyokeres leva 24 remates certeiros na I Liga, além de outros nove entre Taça de Portugal e Taça da Liga. Na Liga Europa, o sueco celebrou cinco golos. 38 golos e 14 assistências em 45 jogos na época de estreia em Portugal.

Ainda que estes números do nórdico tenham feito esquecer nomes como Slimani, Liedson ou Bas Dost - que marcou 34 golos na época de estreia na Liga, em 2016/17 -, a verdade é que o sueco ainda está longe de dois nomes históricos dos verde e brancos. Falamos, claro está, de Mário Jardel e Fernando Peyroteo.

Comecemos pelo brasileiro. Depois de 56 golos em 51 partidas pelo FC Porto em 1999/2000, o canarinho regressou a Portugal e voltou a fazer das suas, desta feita ao serviço do clube de Alvalade. Foram 55 golos em 42 partidas. 'Super Mário' assinou 42 golos pelo Sporting na I Liga e revelou-se fundamental para que os leões conquistassem o título de campeão na temporada 2001/02. Gyokeres é, por isso, o jogador leonino com melhor registo deste então.

Mais longe desta dupla acima referida está Fernando Peyroteo. O eterno violino do clube de Alvalade assinou 58 golos na época 1945/46. Antes, o goleador dos leões tinha marcado 57 golos em 1937/38 e 50 golos em 1939/40.

O que falta a Gyokeres até ao final?

"Como avançado quero sempre marcar. Não é uma coisa boa, mas não penso em mim. Por vezes, em alguns jogos não temos muitas oportunidades, mas podes criar espaços para os outros e eles podem marcar. Nós jogamos bem, vencemos os jogos e foi bom mesmo não tendo marcado", disse Gyokeres à Sport TV depois da partida contra o Vitória SC.

Atingido o bis diante dos vimaranenses, o sueco tem mais cinco jogos - quatro na I Liga e a final da Taça de Portugal - até final da época para melhorar o registo de 38 golos e aproximar-se do Olimpo dos goleadores do Sporting. Com os 23 remates certeiros na I Liga, o artilheiro leonino, que já alcançou nomes como Nuno Gomes e Lisandro López, está a um golo de igualar Liedson (2004/05), Falcao (2009/10), Domingos Paciência (1995/96), Jorge Cadete (1991/92) e Rui Águas (1990/91).

Numa altura em que a luta pelo prémio de melhor marcador do campeonato está ao rubro, Gyokeres leva uma vantagem de três golos sobre Mujica, do Arouca. Pela frente, o avançado leonino terá confrontos com FC Porto, Portimonense, Estoril e Desportivo de Chaves. Já o espanhol poderá marcar a Gil Vicente, Estrela da Amadora, Benfica ou Vitória SC.

Leia Também: Gyokeres lançou dois 'Potes' rumo ao título: Notas do Sporting-Vitória SC

Leia Também: Viktor Gyokeres deixa aviso ao Sporting: "Isto ainda não acabou"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório