Meteorologia

  • 24 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 25º

Gyokeres lançou dois 'Potes' rumo ao título: Notas do Sporting-Vitória SC

Avançado sueco regressou aos golos, bisou e beneficiou do instinto do companheiro de equipa para deixar o clube de Alvalade a duas vitórias do regresso ao Marquês de Pombal para festejar o título.

Gyokeres lançou dois 'Potes' rumo ao título: Notas do Sporting-Vitória SC
Notícias ao Minuto

07:18 - 22/04/24 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

'Cheira bem, cheira a Lisboa' já dizia Amália Rodrigues. Este fado retrata a cidade de Lisboa e pode muito bem retratar aquilo que se passa para os lados do Estádio de Alvalade. A noite de domingo deixou o Sporting um passo mais perto de sentir o título de campeão.

Diante de mais um obstáculo rumo ao objetivo final, o Sporting estreou um novo equipamento que faz uma homenagem aos 60 anos da conquista da Taça das Taças frente ao MTK Budapeste. Com a habitual mestria a que já nos habituou, o conjunto leonino passou o difícil teste na receção ao Vitória SC e levou de vencida os vimaranenses por 3-0. O triunfo nesta 30.ª jornada da I Liga deixou os verde e brancos a duas vitórias do regresso ao Marquês de Pombal.

Sob um clima de euforia e uma enchente como há muito não se via em Alvalade, os leões começaram a construir a vitória na primeira parte, mas não sem antes terem de 'desmontar' o adversário. Pedro Gonçalves vestiu a pele de jogador mais decisivo desta partida, estando ligado aos três golos dos leões.

Em cima do minuto 30, o internacional português abriu a contagem em Alvalade, antes de servir Gyokeres para o regresso aos golos do sueco após cinco jogos de 'seca'. Já na etapa complementar, o médio fez um passe fantástico na jogada do 3-0, concretizada por Viktor Gyokeres. Foi mais um 'Pote' de fumo a juntar a uma festa que parece escrita.

Entre mexidas de um lado e do outro, encontro foi perdendo motivos de interesse na reta final. De Alvalade fica um triunfo que deixa o Sporting a 'cheirar' a vitória final no campeonato. A quatro partidas do fecho da temporada, o clube de Alvalade está a apenas duas vitórias de um título que venceu pela última vez em 2020/21.

Mas vamos às notas da partida:

Figura

Pedro Gonçalves esteve ligado aos três momentos que decidiram o encontro. Marcou, fez a assistência e teve um passe fantástico na jogada do 3-0. Teve alguma sorte no ressalto que deu origem ao seu golo, mas fez por justificar ter o seu nome na lista de goleadores.

Surpresa

Terminou a seca de Gyokeres e logo com dose dupla. Fez da já habitual aceleração a arma para 'destruir' os rivais, deixando a sua marca forte neste jogo ao marcar em duas alturas cruciais do encontro.

Desilusão

Bastou um erro de Manu Silva para abrir a porta à derrota do Vitória SC em Alvalade. Ainda que não tenha sido o principal culpado pelo desaire, o defesa falhou o alívio para longe da área vitoriana e Pedro Gonçalves chamou-lhe um 'figo'.

Treinadores

Rúben Amorim:

Mais uma exibição de mão cheia do Sporting. Obrigado a fazer uma mexida no onze inicial por culpa da suspensão de Diomande, o técnico viu a sua equipa responder com um triunfo justo. Ainda que tenham demorado a abrir o marcador, os leões não permitiram que o rival da última noite criasse muitas ocasiões de perigo. Marcar a fechar a primeira parte e a abrir a segunda revelou-se fundamental para segurar este triunfo tranquilo.

Álvaro Pacheco:

Deixar Jota Silva no banco de suplentes foi uma aposta arriscada. O avançado é, sem sombra de dúvidas, pedra fulcral do ataque dos minhotos e colocá-lo no banco de suplentes numa partida desta envergadura revelou-se uma ideia errada por parte do técnico. Sem o internacional português, o Vitória SC criou pouco perigo e acabou por sofrer três golos antes da substituição.

Arbitragem

Nada a apontar ao trabalho da equipa de arbitragem liderada por Cláudio Pereira. Estiveram bem no lance do golo anulado a Marcus Edwards e a descortinar o fora de jogo a Afonso Freitas, numa jogada que poderia ter terminado em penálti para os minhotos. 

Leia Também: Entre tiki-taka e regressos, Sporting vence Vitória e 'acaricia' o título

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório