Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 21º

Entre tiki-taka e regressos, Sporting vence Vitória e 'acaricia' o título

Leões somaram a 15.ª vitória seguida em Alvalade para o campeonato e ficam cada vez mais perto do título de campeão. Gyokeres regressou aos golos e até bisou.

Entre tiki-taka e regressos, Sporting vence Vitória e 'acaricia' o título
Notícias ao Minuto

22:26 - 21/04/24 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

Mais uma volta no 'carrossel' de Alvalade e mais uma vitória. O Sporting continua sem perder nos jogos caseiros esta temporada e, este domingo, triunfou na receção ao Vitória SC, em jogo da 30.ª jornada da I Liga.

Pedro Gonçalves e Gyokeres, que bisou no regresso aos golos, construíram esta que foi a 15.ª vitória do Sporting para o campeonato, em outros tantos jogos já realizados esta temporada.

Filme do jogo

Em relação ao último encontro diante do Famalicão, Rúben Amorim promoveu uma alteração forçada. Castigado, Ousmane Diomande ficou de fora da ficha de jogo e para o seu lugar entrou St. Juste. Já Álvaro Pacheco surpreendeu ao deixar Jota Silva e Nélson Oliviera no banco de suplentes.

Longe de ser um jogo avassalador do Sporting, também por mérito pela forma como o Vitória SC se apresentou em campo, cedo se percebeu que, mais cedo ou mais tarde, o conjunto lisboeta acabaria por desfeitear Bruno Varela, que estava de regresso às titularidades na baliza dos minhotos. Até pelo volume ofensivo que vinha sendo criado desde o primeiro minuto. Destaque, aos 21 minutos, para um remate fortíssimo de Geny Catamo que foi contrato em cima da linha de golo por Borevkovic. Pouco depois, Morten Hjulmand cabeceou de costas, com a bola ainda a bater no ferro.

Mas, do outro lado, estava uma equipa muito compacta. Apesar da boa organização demonstrada pelos vitorianos desde o arranque da partida no Estádio de Alvalade, a verdade é que os homens de Álvaro Pacheco foram incapazes de controlar o 'carrossel' leonino, ao ponto de terem averbado o primeiro golo do encontro em cima da meia-hora.

Aos 30 minutos, Francisco Trincão tentou servir Geny Catamo e, depois de vários ressaltos, a bola sobrou para Pedro Gonçalves que marcou o seu 11.º golo da temporada na I Liga. Apesar do golo sofrido, o Vitória SC não baixou os braços e conseguiu várias aproximações à baliza de Franco Israel na reta final da primeira parte. Mas foi a equipa verde e branca que, no último suspiro, fez o 2-0.

Depois de cinco jogos sem marcar, Gyokeres regressou aos golos, numa jogada a lembrar o tiki-taka do Barcelona. Daniel Bragança e Pedro Gonçalves combinaram à entrada da área e o internacional português serviu o avançado para o golo em cima do descanso (45+4'). E se houve golo a fechar, houve outro a abrir a segunda parte.

Ainda existiam, certamente, alguns adeptos a regressar aos seus lugares depois do intervalo quando, aos 49 minutos, o Sporting marcou o terceiro da noite. Após um passe longo de Pedro Gonçalves para a área contrária, Francisco Trincão fez uma bela receção e serviu para o bis de Gyokeres no encontro.

Com o encontro mais do que controlado, o Sporting ameaçou diversas vezes a goleada, mas o Vitória SC conseguiu conter o 'rolo compressor' leonino com as entradas de Nuno Santos e Jota Silva. Os vimaranenses passaram a apostar num ataque mais apoiado, enquanto os leões responderam com um futebol mais direto, com pontapés longos para Gyokeres e Trincão. 

E foi através de um passe do sueco que os homens de Alvalade chegaram ao quarto golo, ainda que este tenha sido anulado. Após assistência do camisola 9 dos leões, Marcus Edwards colocou a bola no fundo das redes de Bruno Varela. Contudo, Gyokeres não foi tão lesto quanto a defesa contrária e acabou apanhado em posição irregular depois de receber um passe de Paulinho.

A partida baixou o ritmo de jogo e encaminhou-se para a 15.ª vitória caseira do Sporting nesta I Liga. Os leões mantém o primeiro lugar com 80 pontos, ficando a duas vitória do título de campeão. Já o Vitória SC é quinto classificado com 57 pontos.

Momento do jogo: Bom momento coletivo do Sporting a fechar a primeira parte. O regresso aos golos de Gyokeres 'matou' aquela que podia ser a reação dos vimaranenses na etapa final.

Equipas iniciais

Sporting: Franco Israel, St. Juste, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Daniel Bragança, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Pedro Gonçalves.

Suplentes: Diogo Pinto, Neto, Fresneda, Rafael Pontelo, Eduardo Quaresma, Koba Koindredi, Morita, Edwards e Paulinho

Vitória SC: Bruno Varela, Manu Silva, Toni Borevkovic, Tomás Ribeiro, Miguel Maga, Tomás Händel, Tiago Silva, André André, Afonso Freitas, Kaio César e Butzke.

Suplentes: Charles, Mikel, Zé Carlos, Tounkara, Alberto, Nuno Santos, Jota Silva, Lumungo e Nélson Oliveira.

Antevisão

O Estádio de Alvalade abras as portas, este domingo, para mais um 'assalto' rumo ao título. Sporting recebe este domingo o Vitória SC, um dos primeiro dos dois grandes obstáculos seguidos que os leões têm rumo ao objetivo final.

A formação orientada por Rúben Amorim conta com uma vantagem confortável de sete pontos sobre o Benfica, vigente campeão e atual segundo colocado, que encerra a ronda na segunda-feira, no estádio do Farense, enquanto o FC Porto, terceiro, já está matematicamente afastado do título.

Mas não se espera um encontro fácil para os leões. É que os vimaranenses, apesar de não estarem na corrida pelo título, têm uma palavra a dizer sobre as provas europeias. Os minhotos ocupam o quinto lugar, a dois pontos de distância de FC Porto e do Sporting de Braga, quarto colocado, em igualdade com os dragões, numa corrida a três pelo acesso à Liga Europa.

De recordar que o Vitória SC, que venceu cinco dos últimos seis jogos na prova, ganhou o único confronto com o Sporting na temporada 2023/24, na primeira volta, por 3-2. Este será, certamente, um 'osso' duro de roer para o Sporting, que também apresenta credenciais nos jogos realizados no Estádio de Alvalade. A equipa treinada por Rúben Amorim é a única 100% vitoriosa no seu estádio e pode obter o oitavo triunfo seguido, igualando a melhor série da I Liga, que já lhe pertence.

Estão, por isso, reunidos os ingredientes necessários para um encontro escaldante na noite deste domingo em Lisboa. O duelo entre Sporting e Vitória SC tem apito inicial agendado para as 20h30, será ajuizado por Cláudio Pereira e poderá acompanhá-lo, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting-Vitória SC: Leão tenta vingar derrota contra grande obstáculo

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório