Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Recurso rejeitado. Rubiales vai a julgamento por beijo não consentido

Antigo presidente da RFEF será presente a juiz.

Recurso rejeitado. Rubiales vai a julgamento por beijo não consentido
Notícias ao Minuto

10:00 - 22/04/24 por Notícias ao Minuto c/Lusa

Desporto Espanha

A Audiência Nacional rejeitou os recursos apresentados por Luis Rubiales e o ex-presidente da Real Federación Española de Fútbol vai ser julgado pelo polémico beijo não consentido a Jenni Hermoso, após a final do Mundial Feminino, a 20 de agosto de 2023, revela a imprensa espanhola esta segunda-feira. 

Além de Rubiales e Vilda, tinham recorrido da decisão do juiz Francisco de Jorge de levar o caso a julgamento outras duas pessoas investigadas: Albert Luque, ex-diretor desportivo da seleção, e Rubén Rivera, antigo responsável de marketing.

O juiz considerou que o beijo dado pelo ex-dirigente máximo da RFEF à jogadora, após a conquista do título mundial, na Austrália e Nova Zelândia, "não foi consentido, foi uma ação unilateral e de surpresa" e que o selecionador Jorge Vilda "exerceu pressão" sobre Hermoso.

"A finalidade erótica ou não, bem como o estado de euforia e agitação que se seguiram ao extraordinário triunfo, são elementos cujas consequências, ou consequências legais, devem ser determinadas durante o julgamento", indicou o juiz.

A argumentação foi neste sentido, face às justificações de Rubiales, quando disse que a situação ocorreu num "momento de felicidade, de grande alegria e no momento", rejeitando qualquer "conotação sexual".

Após os acontecimentos, o dirigente, que inicialmente recusou a demissão do cargo -- o que viria a acontecer em 10 de setembro do ano passado -, disse ter sido um pequeno beijo consentido e referiu estar a ser alvo de um "falso feminismo".

De recordar que o Ministério Público espanhol solicitou uma pena de dois anos e meio de prisão para Luis Rubiales, alegando um crime de abuso sexual e coação por conta do caso do beijo não consentido a Jenni Hermoso.

O MP também terá feito um pedido especial no âmbito desportivo, defendendo que se aplique uma medida que impeça Rubilaes de comunicar com Jenni Hermoso e de se aproximar da jogadora espanhola num raio de 200 metros durante quatro anos. 

Leia Também: Luis Rubiales chamado a depor em tribunal por escândalo na Federação

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório