FC Porto vai do 'susto' à festa e junta-se ao Sporting na final da Taça

Dragões voltaram a bater o Vitória SC e garantiram o último ‘bilhete’ para o Jamor.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
17/04/2024 22:16 ‧ 17/04/2024 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Taça de Portugal

O FC Porto carimbou, ao início da noite desta quarta-feira, o passaporte para a tão aguardada final da Taça de Portugal, graças ao triunfo conquistado na receção ao Vitória SC, por 3-1, que se seguiu ao outro, por 0-1, que já tinha assegurado, em Guimarães, há, precisamente, duas semanas.

Os dragões ainda passaram por um valente ‘susto’, visto que os vimaranenses conseguiram adiantar-se no marcador, ao segundo minuto, por intermédio de Afonso Freitas. No entanto, deram a volta, à ‘boleia’ dos golos de Mehdi Taremi e Francisco Conceição, que resolveram, de uma vez por todas, a eliminatória.

Que ‘sufoco’ é este?

Após a garantia matemática de que o título de campeão nacional já não seria possível, a pressão que se abateu sobre o estádio do Dragão foi palpável, e teve como consequência um jogo partido, de completo ‘sufoco’, com a sensação de que, a qualquer instante, qualquer coisa poderia acontecer.

E, logo ao segundo minuto, aconteceu mesmo. Após um lançamento de linha lateral realizado por Jota Silva, a defesa do FC Porto realizou uma ‘soneca’ coletiva, e deixou Nélson Oliveira assistir, de cabeça, para o golo de Afonso Freitas, que só teve de empurrar para a baliza à guarda de Cláudio Ramos.

A eliminatória estava empatada, e os homens de Sérgio Conceição viram-se obrigados a fazer pela vida. Instalaram-se, de imediato, no meio-campo adversário, e, ao 11.º minuto, ensaiaram o primeiro lance de perigo, quando Wenderson Galeno ‘bailou’ da ala esquerda para o centro e atirou rasteiro, para as mãos de Charles Silva.

O domínio era claro, e, ao 25.º minuto, traduziu-se em golo. Charles Silva derrubou Francisco Conceição, cometendo uma grande penalidade que toda a gente viu… menos Artur Soares Dias, que teve de recorrer ao VAR para apontar para a marca dos 11 metros, de onde Mehdi Taremi atirou a contar.

Ainda antes do apito para o intervalo, Pepe teve tudo para consumar a ‘cambalhota’ no marcador, mas, completamente solto no coração da grande área, cabeceou para uma defesa ‘gigante’ de Charles Silva. No entanto, em cima do apito para o intervalo, o brasileiro nada pôde fazer para desviar o remate certeiro de Francisco Conceição.

De ‘susto em susto’, até ao alívio final

O FC Porto regressou dos balneários notavelmente mais tranquilos, e conseguiram, por fim, impor algum controlo no jogo. No entanto, a primeira oportunidade do segundo tempo até pertenceu ao Vitória SC. Mais precisamente, a Tiago Silva, que, com um ressalto pelo meio, quase surpreendeu Cláudio Ramos.

Um lance que deu alento aos vimaranenses, que, aos poucos, foram começando a reentrar no jogo. Aos 59 minutos, Kaio César ameaçou o golo, de cabeça, mas a noite era mesmo dos dragões, que ‘mataram’ a eliminatória, aos 76 minutos, quando Romário Baró lançou Pepê para o golo da tranquilidade.

Sem mais alterações no marcador, o FC Porto marca encontro com o Sporting, na final da Taça de Portugal, para o próximo dia 26 de maio, no Estádio Nacional, no Jamor, onde terá a derradeira oportunidade para evitar despedir-se da temporada 2023/24 sem um único troféu conquistado.

Momento do jogo: Com o Dragão ‘em chamas’, sob risco de perder, também, a possibilidade de disputar a final da Taça de Portugal, Francisco Conceição não se deixou afetar, e, à beira do apito para o intervalo, ‘disparou’ para o 2-1, que permitiu o FC Porto encarar a segunda parte com outra tranquilidade.

Onzes

FC Porto: Cláudio Ramos; João Mário, Otávio Ataíde, Pepe, Wendell; Nico González, Alan Varela, Pepê; Francisco Conceição, Wenderson Galeno e Mehdi Taremi.

Vitória SC: Charles Silva; Bruno Gaspar, Manu Silva, Toni Borevkovic, Jorge Fernandes, Afonso Freitas; Tomás Handel, Nuno Santos, Thiago Silva; Jota Silva e Nélson Oliveira.

Antevisão

FC Porto e Vitória SC irão disputar, esta quarta-feira, no estádio do Dragão, aquele que é o segundo e último 'bilhete' para a tão aguardada final da Taça de Portugal, onde já se encontra o Sporting, que, recorde-se, deixou para trás o Benfica, por um resultado agregado de 3-4.

Os dragões estão, neste momento, em vantagem na eliminatória, fruto do triunfo alcançado no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, há, precisamente, duas semanas, por 0-1, à 'boleia' de um remate certeiro de Pepê.

No entanto, desde então, os homens de Sérgio Conceição não mais conheceram o 'sabor' do triunfo, visto que empataram com o Famalicão e perderam... com os vimaranenses, também em casa, por 1-2, na 28.ª jornada da I Liga.

O FC Porto-Vitória SC irá contar com a arbitragem de Artur Soares Dias, juiz da Associação de Futebol do Porto, e pode acompanhá-lo, a partir das 20h15 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Pinto da Costa critica Villas-Boas sobre Conceição: "Irresponsabilidade"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Trubin deixa garantia aos adeptos do Benfica: "Ainda nada está perdido"

I Liga

Trubin deixa garantia aos adeptos do Benfica: "Ainda nada está perdido"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Trânsito

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas