Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

FC Porto-Vitória SC: Duelo por um (J)amor de salvação

Dragões chegam a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal em vantagem, graças ao triunfo conquistado, em Guimarães, por 0-1.

FC Porto-Vitória SC: Duelo por um (J)amor de salvação

FC Porto e Vitória SC irão disputar, esta quarta-feira, aquela que permanece como o único 'bilhete' que resta atribuir para a tão aguardada final da Taça de Portugal, que está já agendada para o próximo dia 26 de maio, no Estádio Nacional do Jamor.

Os dragões chegam ao reencontro com os vimaranenses em vantagem, graças ao triunfo conquistado, em Guimarães, há, precisamente, duas semanas. Pepê marcou, logo no arranque do segundo tempo, o golo que selou o resultado final, mas que não chegou para sentenciar a eliminatória.

Quem sair vencedor deste 'tira-teimas', recorde-se, vai discutir a prova-rainha do futebol nacional com o Sporting, que, na outra meia final, deixou para trás o eterno rival, o Benfica, com um resultado agregado de 4-3.

O Vitória SC-FC Porto terá lugar no Estádio do Dragão, irá contar com a arbitragem de Artur Soares Dias, juiz da Associação de Futebol do Porto, e pode acompanhá-lo, a partir das 20h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Sérgio Conceição

Expetativas: É mais um jogo entre duas equipas que se conhecem bem. Todos os jogos são diferentes, não só porque os jogadores têm dias diferentes, como poderá haver mudanças. No Vitória SC, infelizmente, o João Mendes não pode estar presente. O Diogo Costa também se magoou. Há situações que mudam, os jogos são diferentes, entre equipas que, estruturalmente, não mudam muito. Na estratégia, haverá nuances para surpreender o adversário.

Iván Jaime, Jorge Sánchez, Franco e Toni Martínez afastados: Se acho que há um grupo de jogadores que precisa de mais trabalho físico, outros de finalização... São situações em que não há nada a dizer. Eu posso decidir que estes jogadores fazem um trabalho específico. É isto. Há, para mim, uma coisa muito importante que tem de se dizer. Para se jogar no FC Porto, não basta ter contrato. É muito importante que as pessoas percebam isso. É preciso algo mais.

Taça de Portugal para salvar a época: Temos a possibilidade, amanhã, de ter mais uma passagem. Nas cinco últimas edições da Taça, fomos quatro vezes à Taça. É importante reforçar que lutamos por títulos. Amanhã, temos de ser competentes para ultrapassar uma equipa difícil, como é o Vitória SC, bem trabalhada, com jogadores experientes. É o nosso trabalho, não é para salvar nada.

Álvaro Pacheco

Expetativas: São equipas muito motivadas para estar na final. Estamos a perder ao intervalo. Temos de sair da zona de conforto, de ter uma coragem muito grande em assumir o jogo. Temos de demonstrar que queremos estar na final. Temos de criar mossa.

Surpreender o FC Porto: Claro que gostava de ter todo o plantel disponível, mas temos de ser capazes de treinar e de criar uma mentalidade de campeões em todo o plantel, para que quando por alguma razão houver jogadores que não possam dar o seu contributo, há outros totalmente preparados para integrarem o onze

João Mendes lesionado: Estava a fazer uma época extraordinária, com inteligência, 'perfume' e capacidade de decisão, mas o plantel do Vitória tem jogadores com esse cariz, capazes de render e de ajudar a equipa. Não estando disponível, temos de motivar estes jogadores para fazer história.

Últimos resultados

FC Porto: V-D-V-D-E

Vitória SC: V-V-D-V-E

Últimos onzes

FC Porto: Diogo Costa; Jorge Sánchez, Otávio Ataíde, Zé Pedro, Wendell; Nico González, Marko Grujic, Pepê; Francisco Conceição, Iván Jaime e Evanilson.

Vitória SC: Bruno Varela; Bruno Gaspar, Tomás Ribeiro, Toni Borevkovic, Jorge Fernandes, Afonso Freitas; Tomás Handel, João Mendes, Tiago Silva; Jota Silva e Kaio César.

Ausências

FC Porto: Diogo Costa, Iván Marcano, Fábio Cardoso, Zaidu Sanusi (lesionados) e Evanilson (castigado).

Vitória SC: Ricardo Mangas, João Mendes, Telmo Arcanjo (lesionados), Jorge Fernandes e Manu Silva (castigados).

[Notícia atualizada às 14h17]

Leia Também: FC Porto afasta Iván Jaime, Jorge Sánchez, Franco e Toni Martínez

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório