Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

APAF diz que árbitros lusos na Turquia "é sinal de reconhecimento"

A ida de árbitros portugueses para ajuizar partidas decisivas do campeonato da Turquia "é um sinal de reconhecimento da competência e seriedade", afirmou hoje o presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Luciano Gonçalves.

APAF diz que árbitros lusos na Turquia "é sinal de reconhecimento"
Notícias ao Minuto

23:59 - 12/04/24 por Lusa

Desporto Arbitragem

um sinal de reconhecimento da competência e seriedade dos nossos árbitros. Estão a colocar em causa o sistema classificativo dos árbitros turcos, se está correto ou não. Se chamam árbitros portugueses, naturalmente que isso nos deixa satisfeitos", frisou.

À margem da tomada de posse para um terceiro e derradeiro mandato na liderança da APAF, Luciano Gonçalves abordou a chamada de Fábio Melo e André Narciso para as funções de videoárbitro (VAR) em encontros do campeonato turco de caráter decisivo.

"A questão que se coloca ali, efetivamente, é eles estarem a ter problemas internos na classificação e funcionamento dos árbitros. Felizmente, em Portugal não temos esse problema. O problema aqui tem um bocadinho a ver com o excesso do que se fala fora das quatro linhas e não com um tema tão intrínseco como eles têm lá", afirmou ainda.

Fábio Melo, da Associação de Futebol do Porto, vai estar no jogo entre o Alanyaspor e o líder Galatasaray, de Sérgio Oliveira, ao passo que André Narciso, da Associação de Futebol de Setúbal, vai marcar presença no duelo entre o Karagumruk e o Fenerbahçe.

"Ficamos satisfeitos por ver as várias instituições também interessadas no melhor para a arbitragem e em dar-nos as melhores condições. Os árbitros querem errar o menos possível e chegar a casa descansadinhos da vida. Os árbitros também não gostam que isso aconteça. Querem fazer o seu melhor, chegar ao balneário satisfeitos, chegarem a casa e poderem fazer a vida normal. É para isso que trabalham todos os dias", realçou.

Luciano Gonçalves, de 43 anos e que ocupa o cargo desde 2016, manifestou também a convicção de que estarão árbitros portugueses no Campeonato da Europa deste ano, na Alemanha, o que "não será nenhum favor, mas sim pela competência dos árbitros".

Os jogos de alto risco do campeonato turco vão ter no VAR árbitros estrangeiros, entre os quais de Portugal, até ao fim da época, anunciou hoje a Federação Turca de Futebol.

O organismo estabeleceu um acordo com os congéneres de Portugal, Itália, Alemanha, Espanha e Países Baixos para contar com VAR daquelas federações nos encontros mais relevantes do campeonato turco, a partir da próxima ronda, a 32.ª (de um total de 38).

O anúncio surge depois das críticas do presidente do Fenerbahçe, Ali Koç, segundo as quais o clube perdeu "demasiados títulos de maneira duvidosa", motivando mesmo o abandono do encontro da Supertaça turca, com o Galatasaray, disputado no domingo.

O Fenerbahçe entrou em campo com 11 jogadores da equipa de sub-19 e, após sofrer o primeiro golo, logo no primeiro minuto, regressou ao balneário, levando a federação turca a declarar o Galatasaray vencedor, por 3-0, e a multar o clube em 115 mil euros.

Leia Também: Luís Godinho: "A liberdade que abril nos deu foi claramente traída"

Leia Também: Fábio Melo e André Narciso vão ser VAR em dois jogos na Turquia

Leia Também: Jogos de alto risco na Turquia com VAR portugueses e não só

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório