Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Entre cabeçadas e toucas, 'frango' coloca FC Porto com um pé no Jamor

Azuis e brancos levam uma curta vantagem para o duelo da segunda mão no Dragão. Duelo ficou marcado pelo arrepiante choque de cabeças entre Ricardo Mangas e Jorge Sánchez.

Entre cabeçadas e toucas, 'frango' coloca FC Porto com um pé no Jamor
Notícias ao Minuto

22:22 - 03/04/24 por Rodrigo Querido

Desporto Taça de Portugal

O FC Porto colocou-se a um passo da final da Taça de Portugal, ao vencer, esta quarta-feira, na visita ao Vitória SC, por 1-0, em jgoo a contar para a primeira mão das meias finais da prova-rainha do futebol nacional.

O único golo do encontro surgiu logo no início da segunda parte por intermédio de Pepê. Um resultado magro que deixa tudo em aberto para o encontro da segunda mão no Estádio do Dragão.

Filme do jogo:

Em relação ao último jogo, e por força dos castigos de Francisco Conceição e Diogo Costa, Sérgio Conceição chamou ao onze Gonçalo Borges e Cláudio Ramos. A esta dupla mexida obrigatória, o treinador do FC Porto juntou a colocação na equipa inicial de Jorge Sánchez, que rendeu o internacional português João Mário.

E foi mesmo o internacional mexicano que esteve ligado a um dos momentos que marcam a primeira parte. Corria o minuto 15 quando o ex-Ajax chocou com a cabeça de Ricardo Mangas, num lance que lançou apreensão nas bancadas do Estádio D. Afonso Henriques. Depois de largos minutos parado, o encontro foi retomado e os dois atletas continuaram em campo com uma touca na cabeça.

No que ao jogo jogado diz respeito, o encontro em Guimarães ficou marcado por muito equilíbrio nesta etapa inicial. O FC Porto teve algumas oportunidades de golo mais evidentes, mas não aproveitou para quebrar o nulo, muito por culpa das defesas de Bruno Varela que regressou à titularidade quase dois meses depois.

Depois de um jogo algo amarrado durante praticamente toda a primeira metade, foi preciso esperar pelos nove minutos de compensação para ver mais do que se viu em 45'. Alan Varela deu o primeiro sinal de perigo com um remate fortíssimo que passou pouco por cima da barra, antes de Gonçalo Borges ficar perto de um desvio certeiro ao segundo poste (45+9'). Pelo meio, João Mendes fez a bola passar muito perto da baliza à guarda de Cláudio Ramos.

Sem alterações em nenhuma das equipas em tempo de descanso, a segunda parte começou praticamente com o primeiro golo do encontro aos 52 minutos. Após um cruzamento de Nico González, Pepê apareceu livre de marcação nas costas da defesa minhota e cabeceou para o fundo das redes. Bruno Varela ainda tocou na bola mas não conseguiu segurar, ficando muito mal na fotografia.

Esperava-se que este golo do internacional brasileiro animasse as hostes no D. Afonso Henriques, mas a verdade é que o encontro entrou numa fase menos mexida. O FC Porto procurou gerir esta vantagem magra, ao passo que o Vitória SC pouco incomodou os azuis e brancos. Destaque para o facto das claques afetas ao FC Porto terem lançado tochas para o relvado, o que gerou uma grande coluna de fumo no relvado.

À entrada para os minutos finais, Borevkovic viu cartão amarelo por intercetar a bola com a mão, travando ataque rápido perigoso de Evanilson. O banco do FC Porto pediu cartão vermelho, mas Nuno Almeida assim não entendeu. Pouco depois, Romário Baró testou a atenção de Bruno Varela com uma 'bomba' de fora da área. O guardião minhoto respondeu com uma grande defesa.

Já em tempo de descontos, o espanhol Iván Jaime esteve perto de assinar o 2-0 para o FC Porto. O ex-Famalicão apareceu na área e rematou rasteiro para uma enorme defesa de Bruno Varela que segurou esta desvantagem mínima dos minhotos.

O FC Porto segue, assim, para o encontro da segunda mão no Estádio do Dragão com uma curta vantagem. O duelo acontece a 17 de abril.

Momento do jogo: O brasileiro Pepê deixou o FC Porto mais perto da final da Taça diante do Sporting, desviando para o fundo das redes um cruzamento de Nico González.

Equipas iniciais

Vitória SC: Bruno Varela, Manu Silva, Toni Borevkovic, Tomás Ribeiro, Bruno Gaspar, Tomás Händel, Tiago Silva, João Mendes, Ricardo Mangas, Jota Silva, Nélson Oliveira.

Suplentes: Charles, Jorge Fernandes, Miguel Maga, Alberto, Zé Carlos, André André, Kaio César, Nuno Santos e Adrián Butzke.

FC Porto: Cláudio Ramos, Jorge Sánchez, Pepe, Otávio Ataíde, Wendell, Nico González, Alan Varela, Pepê, Gonçalo Borges, Galeno, Evanilson.

Suplentes: Samuel Portugal, Toni Martínez, João Mário, Eustaquio, Grujic, Iván Jaime, Namaso, Fábio Cardoso e Romário Baró

Antevisão

Hoje é dia de emoções fortes em Guimarães. Vitória SC e FC Porto medem forças, na noite desta quarta-feira, em encontro a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. E já entram em campo a saber do adversário na final. 
 
Os dragões deslocam-se ao berço da Nação depois da surpreendente (e polémica) derrota diante do Estoril (1-0) e que gerou muitos tumultos do lado dos azuis e brancos. Alheios a esta situação, os minhotos vêm de uma vitória no dérbi contra o Moreirense (1-0).

Apesar do histórico favorável de Sérgio Conceição no Estádio D. Afonso Henriques - com sete triunfos e um empate desde que assumiu a liderança dos dragões - a verdade é que do outro lado estará um adversário que tem feito do seu estádio uma fortaleza.

Foram cinco derrotas e treze vitórias em 19 jogos realizados no D. Afonso Henriques esta época. E uma das vitórias foi mesmo contra o Sporting. Já na receção ao Benfica, o clube de Álvaro Pacheco alcançou um empate. Dos confrontos com os três grandes, só o FC Porto teve uma vitória em Guimarães, mas teve de suar para a alcançar.

O jogo - um dos grandes clássicos do futebol português - tem apito inicial agendado para as 20h30, com arbitragem de Nuno Almeida, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Benfica-Sporting da Taça torna-se no programa mais visto de 2024

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório