Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Eslovénia-Portugal: Estreante coloca à prova rolo compressor de Martínez

Equipa das quinas defronta pela primeira vez a seleção eslovena, que vai desafiar os 11 jogos seguidos a vencer do espanhol. Recorde pessoal de Martínez está a um triunfo de distância e o recorde europeu também está aí ao virar da esquina.

Eslovénia-Portugal: Estreante coloca à prova rolo compressor de Martínez
Notícias ao Minuto

07:28 - 26/03/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

Terça-feira é dia de riscar mais uma seleção da lista de adversários com quem Portugal já mediu forças. A equipa das quinas defronta pela primeira vez na sua história a Eslovénia, em Liubliana, numa partida que serve de preparação para a fase final do Euro'2024

Num duelo entre duas seleções que já estão apuradas para a fase final da prova, a equipa vai tentar somar o 12.º triunfo seguido e continuar totalmente vitorioso sob o comando de Roberto Martínez. É que o técnico espanhol está à beira de escrever o seu nome na história do futebol português.

Caso a seleção nacional vença em Liubliana, Roberto Martínez alcançaram a sua 12.ª vitória por Portugal e igualar a marca conseguida em 2020 ao comando da Bélgica. Além disso, as quinas ficaram a três vitórias do recorde europeu fixado por Espanha entre 2008 e 2009.

Após a estreia de Jota Silva perante a Suécia (5-2), o espanhol deverá aproveitar a ocasião para estrear novos jogadores, como Dany Mota e Francisco Conceição, e dar minutos a outros menos utilizados.

Certas serão as ausências de Nélson Semedo, Rúben Dias, Toti Gomes, João Palhinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rafael Leão e Gonçalo Ramos, todos dispensados após o jogo em Guimarães. Já Diogo Dalot, João Cancelo, Danilo, Rúben Neves, Vitinha, Otávio, João Félix e Cristiano Ronaldo podem ir a jogo em Ljubliana.

O encontro entre Eslovénia-Portugal está agendado para as 19h45 desta terça-feira, no Estádio Stozice, em Liubliana, e será ajuizado pelo bósnio Irfan Peljto.

Treinadores em discurso direto

Matjaz Kek:

Portugal na corrida ao Euro'2024: "Na minha opinião, Portugal é um dos favoritos para o Europeu. Tenho muito respeito por Portugal, pelo treinador e pela sua série fantástica, mas temos de pensar em nós próprios. Antes do Europeu, queríamos fazer tudo durante a preparação para medir a nossa qualidade e força e isso vai acontecer contra Portugal. Temos de pensar em nós e na nossa preparação."

Adversário: "Temos de ser realistas e entender que não vamos ser dominantes contra seleções como a portuguesa. Temos sim de aproveitar os momentos em que temos bola para rapidamente tentar surpreender e temos, claro, de defender muito bem e com muita concentração. Temos de mostrar que não vamos à Alemanha apenas como turistas. É isso que queremos demonstrar frente a Portugal."

Cristiano Ronaldo: "Nesta profissão é preciso ser louco para não respeitar um nome como Cristiano Ronaldo, que elevou o futebol a um nível superior. Claro que vamos ter de estar atentos, mas dou total liberdade aos meus jogadores. Eles saberão tomar as decisões certas dentro de campo. Confio completamente neles."

Roberto Martínez:

Portugal deixou de fora Bruno Fernandes e Rúben Dias: "Já estava previsto alguns dos jogadores que estivessem no jogo com a Suécia que pudessem descansar agora. Quem tem uma seleção como Portugal pode dar-se ao luxo de substituir 7 ou 8 jogadores sem que a qualidade seja afetada. Foi isso que decidimos fazer."

Porque escolheu a Eslovénia como adversária? "Vi os jogos da Eslovénia na fase de qualificação para o Europeu. À semelhança da Suécia, é uma seleção que joga com dois avançados. São uma ameaça, principalmente no contra-ataque. É uma equipa que normalmente apresenta dificuldades aos seus adversários. Será um grande teste para nós."

À beira do recorde de vitórias: "As vitórias são consequência do bom trabalho. O objetivo não é ganhar o jogo amigável, é preparar a equipa da melhor forma para o Euro'2024. Não olho de nenhuma forma para recordes de vitórias. Estamos a olhar para o melhor desempenho possível. O compromisso dos jogadores. E como consequência queremos ganhar os jogos. Mas o recorde de vitórias não é o objetivo."

Últimos resultados

Eslovénia: V-D-V-V-E

Portugal: V-V-V-V-V

Últimos onzes

Eslovénia: Jan Oblak, Petar Stojanovic, Jaka Bijol, Vanja Drkusic, Jure Balkovec, Tomi Horvat, Jasmin Kurtic, Adam Cerin, Andraz Sporar, Benjamin Sesko, Jan Mlakar.

Portugal: Rui Patrício, Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias, Nuno Mendes, João Palhinha, Bruno Fernandes, Matheus Nunes, Bernardo Silva, Gonçalo Ramos, Rafael Leão.

Ausências

Eslovénia: (-)

Portugal: Diogo Costa e Nuno Mendes (em dúvida).

Leia Também: Nuno Mendes praticamente fora do particular de Portugal na Eslovénia

Leia Também: Martínez destaca "fome" de Cristiano Ronaldo e fala do "luxo" da seleção

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório