Meteorologia

  • 14 ABRIL 2024
Tempo
27º
MIN 18º MÁX 28º

Sporting contorna 'indigestão' e assiste ao Clássico "descansadinho"

Leia a crónica da vitória do Sporting sobre o Farense.

Sporting contorna 'indigestão' e assiste ao Clássico "descansadinho"
Notícias ao Minuto

20:00 - 03/03/24 por David Silva

Desporto I Liga

"Queremos é ganhar o nosso jogo, para depois irmos todos jantar descansadinhos a pensar no que puder acontecer", disse Rúben Amorim na antevisão ao Sporting-Farense, deste domingo. A verdade é que os leões cumpriram com o plano, apesar de alguma dificuldade do Farense em 'engolir' a derrota. Os leões venceram por 3-2, apesar do jogo ter estado empatado no segunda parte.

Face às ausências de António Adán e Gonçalo Inácio, o treinador do Sporting teve de fazer algumas alterações no onze inicial. Apresentou Franco Israel na baliza, além de uma defesa composta por Diomandé, Jeremiah St. Juste e Matheus Reis. 

Houve uma primeira parte frenética, com várias oportunidades para os leões, mas também alguns calafrios ocasionais que o Farense causava na defensiva de Alvalade. O Sporting era mais perigoso do lado direito do ataque, com o Farense a não conseguir a articulação entre os setores. O Sporting cortava desde a raiz os esboços de ataque do Farense.

Corria o minuto 11' quando o Sporting adiantou-se no marcador, para gáudio do Estádio de Alvalade. Depois de um cruzamento vindo da direita, a bola foi rechaçada para a entrada da área, onde estava o capitão Daniel Bragança, que atirou uma 'bomba' para o fundo das redes de pé direito. É o seu quinto tento nesta época. 

Muitos golos e bolas nos postes, para gáudio dos adeptos

O Sporting manteve o pé no acelerador, com duas bolas nos ferros em dois minutos. Primeiro foi St. Juste, de cabeça, na sequência de uma bola parada. Pouco depois, um defesa do Farense atirou à barra da própria baliza, num corte arriscado. 

O primeiro remate do Farense chegou por intermédio de Mohamed Belloumi, que teve uma jogada interessante da direita para o meio, rematando do 'meio da rua'. No entanto,Israel agarrou facilmente a bola (mais à frente, a história seria diferente).  

Entretanto, o Sporting ampliou a vantagem, aos 29'. Viktor Gyokeres 'picou o ponto' à passagem da meia-hora de jogo, numa bela jogada de envolvimento pela esquerda do ataque. Pote abriu, cruzou para o meio da área e Gyokeres antecipou-se bem, a desviar para dentro da baliza de Ricardo Velho. 32 golos do 'rei sueco'. 

Ainda os adeptos do Sporting festejavam o golo de Gyokeres, quando o Farense desenhou um dos golos do ano, aos 31 minutos. Depois de várias tabelinhas entre as linhas do Sporting, Mohamed Belloumi atirou forte e colocado para o fundo da baliza, sem hipótese para Franco Israel. Belloumi já tinha marcado ao Sp. Braga. 

Segunda parte começa com 'calafrio' criado por ex-FC Porto

Depois do descanso, os homens de José Mota surgiram com energia renovada. Um, em particular, esteve em evidência - Zé Luís, antigo avançado do FC Porto que chegou a Faro no verão. Zé Luís acertou na barra no início da segunda parte, após passe de Belloumi, e marcou logo de seguida. No primeiro canto do Farense na segunda metade, os algarvios chegaram ao empate com Zé Luís a saltar mais alto do toda a gente, fugindo às marcações.

Para aliviar o 'desespero' de Rúben Amorim, o Sporting viria a partir para a frente de novo, após apenas três minutos. Boa jogada do lado direito, com Trincão a combinar com Esgaio. O lateral cruzou rasteiro e Pote só teve de encostar, no sítio certo. 

O Sporting manteve o controlo do jogo e somou os três pontos, subindo à liderança do campeonato à condição, pois o FC Porto e o Benfica defrontam-se logo a seguir ao apito final, no Estádio do Dragão. O Farense fica no mesmo 11.º lugar, com 26 pontos.

Onzes

Sporting: Israel, Esgaio, St. Juste, Matheus Reis, Diomande, Nuno Santos, Daniel Bragança, Hjulmand, Pote, Edwards e Gyokeres. 

Farense: Ricardo Velho, Caseres, Muscat, Elves Baldé, Talys, Isidoro, Pastor, Falcão, Gonçalo, Belloumi, Zé Luís.

Antevisão

O Sporting recebe o Farense a partir das 18 horas, em jogo a contar para a I Liga portuguesa, neste domingo. É o primeiro dos três grandes a entrar em campo, duas horas e meia antes do FC Porto defrontar o Benfica no Estádio do Dragão, às 20h30. 

O Farense está numa má fase de resultados, sem qualquer vitória nos últimos cinco jogos. Por outro lado, o Sporting não perdeu nesse período. Adán, Gonçalo Inácio e Trincão. 

O Farense está em nono lugar, com menos 30 pontos do que o Sporting, com 26. No jogo da primeira volta, o Sporting venceu os oponentes algarvios por 2-4. Acompanhe este jogo, mais logo, em direto, com o Desporto ao Minuto. 

Leia Também: Benfica bate Sporting em dérbi 'louco' e isola-se na corrida ao título

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório