Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 27º

Schmidt mete 'fogo' nos grandes jogos e Amorim fica pelo quase nos dérbis

Em cada dérbi entre Sporting e Benfica com os dois treinadores houve sempre direito a vários golos e muita incerteza até ao apito final.

Schmidt mete 'fogo' nos grandes jogos e Amorim fica pelo quase nos dérbis
Notícias ao Minuto

08:06 - 28/02/24 por Miguel Simões

Desporto Análise

Aproxima-se o escaldante dérbi entre Sporting e Benfica, referente à primeira mão das 'meias' da Taça de Portugal, agendado para esta quinta-feira, em Alvalade. Rúben Amorim procura 'fintar' a tendência dos últimos duelos entre rivais lisboetas, contra um conjunto de Roger Schmidt que se mostra implacável nos grandes jogos da presente temporada.

Vamos por partes. No que toca aos dérbis eternos, os dois treinadores apenas se defrontaram por três ocasiões. O termo 'renhido' assenta que nem uma luva em cada um dos desafios (dois empates e uma vitória dramática para os encarnados), mas o técnico dos leões e ex-futebolista das águias ficou sempre pelo quase nos jogos contra um clube que lhe é, naturalmente, especial.

Curiosamente, todos esses dérbis aconteceram em 2023. O Benfica recebeu o Sporting a 15 de janeiro, na 16.ª jornada da I Liga, com um empate (2-2) em que as águias estiveram em desvantagem por duas vezes. Seguiu-se o dérbi em Alvalade, na penúltima ronda do campeonato, em 21 de maio do referido ano, com o mesmo resultado (2-2), em que os leões até foram para o intervalo a vencer por dois golos, mas permitiram a igualdade do Benfica, num jogo em que a equipa de Schmidt tinha possibilidades de se sagrar campeã nacional no reduto do rival - algo que ficou adiado para a última ronda.

Já na presente temporada, o último dérbi teve tanto de dramático, como de polémico, caindo de forma favorável para o lado do Benfica (2-1). Rúben Amorim conseguiu manter o Sporting em vantagem até ao tempo de descontos, mesmo com menos um elemento em campo desde os 50 minutos, até que o Benfica operou uma reviravolta épica com dois golos de rajada nos descontos. Curiosamente, João Neves tinha festejado em Alvalade aos 90+4' e voltaria a fazê-lo na Luz, no mesmo minuto, a 12 de novembro de 2023. 

Notícias ao Minuto João Neves leva três golos em 59 jogos disputados na equipa principal do Benfica e dois foram apontados... ao Sporting.© Getty Images  

Schmidt já elaborou 'receita' de sucesso nos grandes jogos?

O Benfica não está a protagonizar propriamente uma temporada regular, entre provas internas e externas, com várias 'escorregadelas' frente a equipas de média dimensão, porém, no que toca aos grandes jogos, o registo de Roger Schmidt tem sido... implacável.

Contrariamente aos dérbis e Clássicos da última temporada - com vitória e derrota diante do FC Porto e empates frente ao Sporting - o Benfica só sabe vencer os seus rivais na presente época, assinalando-se os triunfos diante dos dragões (2-0 na Supertaça e 1-0 na primeira volta do campeonato) e o dramático dérbi frente aos leões (2-1).

Se adicionarmos os duelos contra Sporting de Braga, a diferença torna-se ainda mais assinalável. O Benfica passou de uma derrota no campeonato (3-0) e uma eliminação na Taça de Portugal (1-1, 5-4 após penáltis) para dois triunfos nas mesmas competições - 0-1 no campeonato na Pedreira, seguindo o 3-2 na Luz a contar para a prova-rainha.

Contas feitas, Rúben Amorim quer deixar o quase de lado de uma vez por todas, nos dérbis entre Sporting e Benfica, enquanto Roger Schmidt pretende manter a tendência de sorrir em todos os jogos grandes na presente temporada. Haverá espaço para uma reviravolta nos cálculos ou tudo continuará nesta senda? A seu tempo saberemos...

Leia Também: Rúben Amorim lança miúdos... às águias. Quem está na 'pole' para o dérbi

Leia Também: Caso (quase) único na Europa. Rafa Silva 'adota' dupla e voa como nunca

Leia Também: FC Porto 'inveja' Sporting e Benfica. Assim se faz a diferença no pódio

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório