É já na próxima quinta-feira, a partir das 20h45 (hora de Portugal Continental), que o Sporting recebe o Benfica, em jogo a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, na qual Rúben Amorim terá, forçosamente, de promover 'mexidas' nos convocados.
O empate a três bolas com o Rio Ave deixou sequelas, não só na classificação da I Liga (onde os leões, com um jogo em atraso são, agora, segundos classificados, a dois pontos dos eternos rivais), como, acima de tudo, no plantel, visto que, à partida, deixará Gonçalo Inácio e Francisco Trincão 'fora de combate'.
O defesa-central está a contas com uma mialgia na coxa esquerda, e o avançado com um traumatismo no pé esquerdo, pelo que dificilmente irão recuperar a tempo do tão aguardado dérbi perante os 'eternos' rivais da Segunda Circular.
A estas (prováveis) baixas há, ainda, a juntar a de Paulinho, que continua a recuperar de um traumatismo no pé esquerdo, que o afastou, não só da deslocação a Vila do Conde, como também dos jogos com Young Boys e Moreirense.
As soluções à vista
Fazendo um exercício de 'adivinhação', é fácil concluir que, salvo surpresa, será Eduardo Quaresma a entrar para o lugar de Gonçalo Inácio, e Marcus Edwards para o de Francisco Trincão, à imagem do que sucedeu, no Estádio dos Arcos.
Se, na defesa, existe sempre a possibilidade de Rúben Amorim surpreender e optar por Jeremiah St. Juste ou Matheus Reis para compor a linha de três, no ataque, não há grande margem de manobra, devido à escassez de soluções.
Com Marcus Edwards de um lado, Pedro Gonçalves do outro e Viktor Gyokeres no centro, sobram aos leões... os 'miúdos'. Mais concretamente, Rafael Nel, de 18 anos, e Tiago Ferreira, de 21, que somam, cada um, um jogo pela equipa principal, esta temporada.
Leia Também: Sporting esclarece lesões que podem afastar Inácio e Trincão do dérbi