Powered bySolverde
Disclaimer

Sporting fala em novo horizonte ao deter 88% do capital da SAD

Bernardo Ayala considerou hoje que a Assembleia-Geral da SAD foi um sucesso, visto que a aprovação de todas as propostas da Ordem de Trabalhos permite ao clube ficar detentor de 88% do capital social da sociedade.

FBL-POR-LIGA-SPORTING-CASA PIA

© Getty Images

Lusa
06/02/2024 22:13 ‧ 06/02/2024 por Lusa

Desporto

Bernardo Ayala

O presidente da Assembleia-Geral da SAD justificou o sucesso da reunião magna por duas razões essenciais: "A primeira porque a aquisição permite que o Sporting fique liberto de dívidas a bancos, o que é uma bênção, não só porque isso envolve responsabilidade, mas porque o acordo com os bancos criava muitas limitações de gestão das receitas ao Sporting. Isto permite retirar dois bancos grandes do universo de credores do Sporting, o que nos dá uma agilidade de gestão que não se tinha. Depois, é um passo necessário para o Sporting ficar com 88 por cento do capital da SAD".

Para o presidente da Assembleia Geral da SAD a reconversão das VMOC's (Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis) abre um novo horizonte para o clube, uma vez que passa a ter uma margem de utilização de todo esse capital, como a busca de um investidor estratégico, se for o caso, sem que perca o controlo da Sociedade Anónima Desportiva.

Questionado se essa maior agilidade do ponto de vista financeiro conduzirá a um maior investimento no reforço da equipa de futebol, Bernardo Ayala deu uma resposta afirmativa, mas remeteu essa decisão para quem de direito.

"A minha resposta é sim, mas sou apenas presidente da MAG, não me compete tomar essas decisões. Verifico que há muito maior conforto financeiro hoje em dia e isso permite fazermos no futuro coisas que estavam fora do alcance, desde uma gestão com menos pressão até outro tipo de investimentos no estádio. Não temos ilusões e não há clubes desafogados em Portugal, mas os passos que se deram nestas negociações permitem-nos um conforto relevante", frisou.

Sobre o terceiro ponto da Ordem de Trabalhos, a autorização à SAD por parte do clube para proceder à emissão de novo empréstimo obrigacionista até ao montante máximo global de 50 milhões de euros, Bernardo Ayala esclareceu que o mesmo se destina, essencialmente, à gestão corrente da SAD.

"É uma solução normal em várias SAD's e o objetivo é garantir alguma tranquilidade de tesouraria. Não que ela não existisse sem o empréstimo obrigacionista, mas sendo o mesmo aprovado, e havendo outros em curso, a ideia é utilizá-lo para gestão corrente", referiu Bernardo Ayala.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Rede social

Rui Fonte confirma fim da carreira enquanto futebolista

Redes Sociais

Rui Fonte confirma fim da carreira enquanto futebolista

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Vem aí o GP de Itália de MotoGP. Os horários para seguir Miguel Oliveira

MotoGP

Vem aí o GP de Itália de MotoGP. Os horários para seguir Miguel Oliveira

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas