O 'segredo' para dopar um ciclista: "O médico receita às 23h01..."

Escândalo de substâncias proibidas está a assolar o desporto espanhol.

Volta aos Emirados Árabes Unidos

© Getty Images

Notícias ao Minuto
06/02/2024 09:58 ‧ 06/02/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

Ciclismo

O ciclismo espanhol está a ser assolado por um escândalo de doping, já intitulado 'Operação Ilex', envolvendo uma série de casos com ligação ao médico Marcos Maynar, que está a ser julgado por tráfico de droga e branqueamento de capitais.

Como resultado, o jornal espanhol Marca partiu em busca dos 'bastidores' do mundo do consumo das substâncias proibidas no desporto, e, numa reportagem publicada esta terça-feira, aponta as "janelas noturnas" como uma das brechas mais fáceis de explorar, para 'fugir' às autoridades.

A lei estabelece que, entre as 23h00 e as 6h00 locais, é proibido realizar controlos antidoping aos atletas nos respetivos domicílios, por questões relacionadas com a privacidade dos mesmos. Algo que, assegura uma fonte anónima, está a ser explorado para 'dar a volta' à situação.

"Existem estudos nos quais é dado a conhecer quanto dura uma substância no corpo, e isso faz com que, por exemplos, os médicos possam 'receitar' uma substância às 23h01, para que, às 6h00, já não existam rastos", afirmou.

A mesma publicação acrescenta que, no Rio de Janeiro, no Brasil, existe um laboratório no qual "é impossível que chegue uma análise bem feita nas 48 horas que existem como prazo, se esta for enviada de outros países, como Colômbia, Argentina ou Equador".

Leia Também: Rússia recorre da decisão que tirou ouro olímpico a Valieva por doping

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nem Gyokeres nem Ekitiké. Paul Scholes pede este reforço a Ruben Amorim

Manchester United

Nem Gyokeres nem Ekitiké. Paul Scholes pede este reforço a Ruben Amorim

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Conheça o trio de portugueses 'ao ataque' das 24 Horas de Le Mans

WEC

Conheça o trio de portugueses 'ao ataque' das 24 Horas de Le Mans

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas