Powered bySolverde
Disclaimer

As notas do FC Porto-Sp. Braga: Evanilson fintou a monotonia

Avançado brasileiro foi um autêntico quebra-cabeças para os homens do Minho enquanto esteve em campo. Saiu esgotado, mas provou que é o melhor avançado do FC Porto.

FC Porto v Sporting Braga - Liga Portugal Betclic

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
15/01/2024 07:44 ‧ 15/01/2024 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

O FC Porto reencontrou-se com as vitórias no campeonato na noite de domingo, ao receber e derrotar o Sp. Braga (2-0), em jogo da 17.ª jornada, em pleno fecho da primeira volta do campeonato. Os dragões entravam em campo já depois de Sporting e Benfica terem vencido os respetivos jogos e estavam obrigados a fazer o mesmo sob pena de ficarem ainda mais distantes do primeiro lugar da tabela classificativa. 

Do outro lado estava um Sp. Braga também a precisar de vencer para continuar a alimentar a esperança de lutar pelo título e que procurava, ainda, responder à eliminação na Taça de Portugal às mãos do Benfica. 

O duelo entre dragões e minhotos tinha tudo para ser eletrizante, mas acabou por se revelar algo... enfadonho. Talvez por conta do desgaste físico, provocado pelo calendário mais apertado, o jogo no Estádio do Dragão foi morno e o timing dos golos portistas também ajudam a explicar a falta de emoção na partida. 

Fábio Cardoso desfez, com um belo cabeceamento, o nulo logo aos 12 minutos, e deixou o FC Porto confortável na partida. A segunda parte arrancou com novo golo portista, após uma asneira de Borja. Evanilson marcou e acabou por ditar o desfecho de um jogo que promete não deixar saudades. 

Ainda assim, vale sempre a pena mencionar os protagonistas. 

A figura 

No meio de tanta falta de inspiração, valeu Evanilson para dar alegria à noite fria na cidade Invicta. O avançado brasileiro foi um verdadeiro quebra-cabeças para a defesa liderada por José Fonte, e foi sempre assinando apontamentos de classe ao longo do tempo em que esteve em campo.

Aos 49 minutos aproveitou um erro colossal de Borja para ficar na cara de Matheus e ser derrubado pelo guardião do Sp. Braga. Pegou na bola, foi até à marca do onzes metros e teve sangue frio (e alguma sorte, diga-se) para colocar a bola por entre as pernas do compatriota. 

Saiu aos 68 minutos completamente desgastado depois de ter dado nova prova de que é o melhor avançado do plantel do FC Porto. Falta, apenas, que se consiga libertar dos constantes problemas físicos para se superar ainda mais. 

A surpresa 

Não foi a noite mais inspirada para Francisco Conceição, que quase sempre decidiu mal no último momento, mas a verdade é que o jovem extremo continua a dar passos firmes na afirmação como agitador de serviço e... titular indiscutível. 

Numa altura em que os extremos à moda antiga parecem ser uma raridade no futebol atual, Francisco Conceição tem tudo para decidir jogos: capacidade de drible, velocidade, finalização e imprevisibilidade. 

Foi ele quem meteu a bola na cabeça de Fábio Cardoso para abrir o marcador no Estádio do Dragão. 

A desilusão 

Cristián Borja terá tido pesadelos depois de ter dado origem ao segundo golo do FC Porto. A forma como conduz a bola de costas para o jogo e na direção da própria baliza (!) deixa qualquer adepto à beira de um ataque de nervos.

O lateral colombiano obrigou Matheus a cometer uma grande penalidade e demonstrou que está longe de ser um jogador fiável para qualquer treinador. Noite para esquecer. 

Os treinadores 

Sérgio Conceição

A margem de erro do FC Porto era muito reduzida depois do empate no Bessa, registado na ronda anterior, e também por conta dos triunfos de Sporting e Benfica, mas Sérgio Conceição conseguiu transmitir à equipa a tranquilidade necessária para um triunfo... tranquilo. 

É certo que chegar cedo à vantagem ajuda sempre, mas este foi um dos raros jogos em que o FC Porto não se viu aflito para agarrar a vitória ou teve de correr atrás do prejuízo. 

Artur Jorge 

O treinador dos minhotos não conseguiu surpreender o FC Porto. O Sp. Braga costuma ser uma ameaça para qualquer adversário, mas pouco se viu no Dragão na noite de ontem. Tirando o lance de Ricardo Horta, que viu o golo ser negado após grande defesa de Diogo Costa, aos 32 minutos, mais nenhum momento de perigo foi causado pelos minhotos na grande área adversária. 

O árbitro 

Hélder Malheiro teve uma noite tranquila, também por conta do jogo morno, e decidiu quase sempre bem. O lance de maior discussão, do tal penálti cometido por Matheus, foi exemplo da leitura que teve ao longo dos 90 minutos. 

Leia Também: Conceição após triunfo do FC Porto: "Estamos aqui para dar luta"

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas