Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 15º

12 atletas concluem curso promovido pela Associação de Atletas Olímpicos

Doze atletas olímpicos concluíram hoje com sucesso um curso de empreendedorismo e desenvolvimento de negócios resultante de um programa promovido pela Associação de Atletas Olímpicos Portugueses (AAOP) e o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

12 atletas concluem curso promovido pela Associação de Atletas Olímpicos
Notícias ao Minuto

23:13 - 07/12/23 por Lusa

Desporto Olimpismo

O Programa de Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios cumpriu a sua segunda edição, na extensão de uma parceria entre os dois órgãos, e permitiu a 12 atletas olímpicos obter um diploma destinado a áreas de negócio com o intuito de trazer ferramentas para o respetivo pós-carreira e percurso profissional posterior, depois de hoje terem sido apresentados os projetos de cada um dos atletas/alunos.

No momento de entregar os certificados aos atletas participantes, o presidente da AAOP, Luís Alves Monteiro, expressou a sua satisfação pela adesão de atletas olímpicos nas duas edições do programa e deixou a promessa de tentar levar a cabo um terceiro curso, atendendo ao êxito que se verificou nos dois cursos já realizados.

"Nesta sala, no ano passado, estávamos a, podemos dizer, 'vender' a ideia para um segundo curso e agora vamos tentar fazer um terceiro. Foram cerca de 50 atletas -- 52 -- nos dois cursos, o que, para o universo de atletas olímpicos, tirando aqueles que já não estão na fase de trabalho, tivemos um impacto enorme entre aqueles que estão no pós-carreira ou ainda estão no ciclo olímpico. Está provado pelas apresentações a que hoje assistimos, que têm todas as ferramentas e capacidade para fazerem a diferença", declarou, dirigindo-se aos atletas.

A 'turma' de alunos que frequentaram a segunda edição do programa juntou atletas olímpicos de gerações diferentes, tanto em atividade como já retirados, incluindo alguns campeões mundiais e europeus das respetivas modalidades e até uma medalhada olímpica, como Vanessa Fernandes, antiga triatleta e medalha de prata em Pequim2008.

A lista de atletas de alto rendimento diplomados na segunda edição foi composta por Ana Rente e Mélanie dos Santos (ginástica), Alfredo Brás, Naide Gomes e Domingos Castro (atletismo), José Pinto Gomes, João Pina e Patricia Sampaio (judo), David Grachat (natação) e Miguel Arraiolos, Vanessa Fernandes e João Pereira (triatlo).

Entre os participantes de idade mais avançada encontrava-se Domingos Castro, de 60 anos e antigo medalha de prata na distância de 5.000 metros nos Mundiais de atletismo Roma1987, que lembrou a "muita dificuldade" que atravessaram muitos antigos atletas para fazer a necessária transição no pós-carreira para o mercado de trabalho.

"Houve casos complicadíssimos. No meu caso pessoal não, porque ainda estava na alta competição e já tinha a minha empresa com o meu mano, o Dionísio [Dionísio Castro, irmão gémeo que também se notabilizou no atletismo nacional e internacional], e depois fui entrando noutros negócios em Portugal, como também em África -- em Angola e Moçambique. Tudo graças à modalidade que me possibilitou tudo isso", descreveu, grato ao que o desporto lhe proporcionou.

Pertencente a uma geração totalmente oposta, Patrícia Sampaio, de 24 anos, encontra-se precisamente no decurso de um ciclo olímpico -- está qualificada para os Jogos Paris2024 -- e conquistou mesmo a medalha de bronze nos últimos Campeonatos da Europa, realizados em Montpellier (França), no mês passado, enquanto frequentava este mesmo curso, e enalteceu as competências que adquiriu com este programa.

"As pessoas ainda não perceberam as mais-valias e qualidades que pode ter um atleta e o que teve de desenvolver durante a sua carreira para atingir os Jogos Olímpicos, que, neste caso, é o auge da nossa carreira. Aqui, pudemos mostrar o nosso melhor e todos ganhámos ferramentas para fazermos o nosso melhor além do desporto", elogiou a atleta, que representará Portugal nas próximas olimpíadas na modalidade de judo, prometendo, por fim, "lutar por medalhas" na competição que terá lugar já no próximo verão, em Paris.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório