Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 18º

FC Porto cura 'ressaca' europeia no Minho e pressiona Benfica e Sporting

Azuis e brancos com vitória tranquila na visita ao Famalicão, que permite a colagem à dupla que lidera o campeonato português.

FC Porto cura 'ressaca' europeia no Minho e pressiona Benfica e Sporting
Notícias ao Minuto

20:05 - 02/12/23 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

O FC Porto superou com distinção aquela que costuma ser uma viagem complicada até Famalicão e venceu, na noite deste sábado, o conjunto de João Pedro Sousa por justíssimos 3-0, em jogo a contar para a 12.ª jornada da I Liga.

Evanilson, a abrir a primeira parte, Mehdi Taremi, em cima do apito para o intervalo, e Francisco Conceição, aos 87 minutos, anotaram os três golos desta partida, que marcou o regresso dos portistas às vitórias depois da derrota a meio da semana em casa do Barcelona.

Filme do jogo:

Para esta sempre difícil deslocação a Famalicão, Sérgio Conceição fez algumas mexidas na defesa. O mexicano subiu ao onze para ocupar o lugar de João Mário, ao passo que João Mendes, que pertence à equipa B dos portistas, ocupou o lugar que foi de Zaidu diante do Barcelona. Tal como prometido na antevisão pelo técnico portista, Taremi marcou presença na equipa inicial.

Se se antevia um duelo nada fácil no Minho, a verdade é que o FC Porto tratou de descomplicá-lo desde cedo com um golo em cima do minuto 8. Pepê cruzou para a zona da marca de grande penalidade, a defesa dos minhotos tirou para a entrada da área e Evanilson apareceu para disferir um remate rasteiro para o fundo da baliza. Um belo golo do avançado brasileiro de pé esquerdo.

Mas os famalicenses não baixaram os braços e foram à procura do empate. Puma Rodríguez e Jhonder Cádiz foram os mais inconformados, tendo criado alguns calafrios aos dragões. Destaque para um cabeceamento do avançado venezuelano, aos 23 minutos, que passou a rasar o poste da baliza à guarda de Diogo Costa. Aos 35 minutos, houve lugar a uma intervenção providencial de Pepe que impediu o remate de cabeça de Riccieli, após uma bola bombeada para a área do FC Porto.

O FC Porto respondeu a este ímpeto dos famalicenses por intermédio de João Mendes. Aos 41 minutos, o jovem tentou a sua sorte através de um remate de fora da área, com Luiz Júnior a fazer uma defesa complicada. Depois, e na sequência de um canto, Alan Varela de pé esquerdo, atirou de primeira, para mais uma defesa difícil do guarda-redes famalicense.

Aos 44 minutos, teve lugar o lance de maior discórdia na primeira parte. O Famalicão pediu penálti de Eustáquio por braço na bola após remate de Gustavo Sá, mas o árbitro António Nobre nada assinalou depois de ouvir as indicações do VAR Rui Costa. Pouco depois, acabaria por se festejar na outra baliza. Aproveitando uma boa arrancada de Galeno pela esquerda, Taremi colocou um ponto final no jejum de golos e ampliou a contagem dos portistas (45+4').

Para o segundo tempo, o FC Porto regressou em modo gestão de resultado, enquanto que o Famalicão procurou pressionar o adversário à procura de um golo que relançasse a partida no Minho. Puma Rodríguez e Cádiz continuaram a ser as grandes dores de cabeça para a defesa portista, tal como o jovem Gustavo Sá.

Em cima do minuto 53, e numa jogada de insistência, Puma Rodriguez cruzou tenso na esquerda para o coração da área. Cádiz ganhou nas alturas a Fábio Cardoso, mas apenas conseguiu pentear a bola para fora. Pouco depois, os minhotos tiveram à beira de marcar o 2-1. Aos 6 minutos, Nathan Santos avançou pela direita e cruzou atrasado para um remate do sérvio Topic que passou muito perto da trave.

A missão do Famalicão ficou mais complicada quando, aos 81 minutos, Zaydou Youssouf viu o segundo amarelo na partida e respetivo cartão vermelho. O médio chega tarde ao lance e trava João Mendes em falta, acabando por ir tomar banho mais cedo. Antes, Francisco Conceição, que tinha sido lançado em campo aos 73 minutos, viu um amarelo por agarrar Chiquinho e, por isso, irá falhar o jogo da próxima ronda contra o Casa Pia. O camisola 10 dos dragões atingiu a série de cinco cartões amarelos e vai cumprir um jogo de castigo.

Mesmo reduzido a dez unidades, o Famalicão continuou à procura do golo. Aos 85 minutos, e após ganhar um ressalto na área, Pablo ficou em excelente posição para rematar na área, mas acabou desarmado por João Mendes. Não se marcou de um lado, celebrou-se do outro aos 87 minutos.

Grujic lançou Francisco Conceição em profundidade, o extremo portista ganhou a frente à defesa do Famalicão e, na cara de Luiz Júnior, colocou-lhe a bola por entre as pernas. Estava sentenciada a partida, que podia ter contado com um golaço em cima do minuto 90. Francisco Conceição apareceu bem à entrada da área, mas a 'banana' do criativo portista acabou no poste da baliza de Luiz Junior.

Com este resultado, o FC Porto passa a somar 28 pontos na terceira posição da I Liga, colando-se aos líderes Benfica e Sporting que ainda entram em campo nesta ronda. O Famalicão mantém o sétimo lugar com 16 pontos.

Momento do jogo: O golo de Mehdi Taremi em cima do apito para o intervalo 'matou' aquela que poderia ser a reação do Famalicão mno segundo tempo. A perder por 2-0, os minhotos procuraram reagir na segunda parte, mas sem efeitos práticos.

Equipas iniciais

Famalicão: Luiz Júnior, Nathan Santos, Riccieli, Justin de Haas, Francisco Moura, Mirko Topic, Zaydou Youssouf, Puma Rodríguez, Gustavo Sá, Théo Fonseca e Jhonder Cádiz.

Suplentes: Zlobin, Ruben Lima, Lacoux, Henrique Araújo, Chiquinho, Gustavo Assunção, Dobre, Martin e Pablo.

FC Porto: Diogo Costa, Jorge Sánchez, Fábio Cardoso, Pepe, João Mendes, Pepê, Eustáquio, Alan Varela, Galeno, Mehdi Taremi e Evanilson.

Suplentes: Cláudio Ramos, David Carmo, Grujic, Francisco Conceição, Zaidu, Iván Jaime, André Franco, Toni Martinez e Gonçalo Borges

Antevisão

12.ª jornada da I Liga não traz um jogo fácil para o FC Porto. A equipa de Sérgio Conceição tem, na tarde deste sábado, deslocação complexa ao terreno do Famalicão que, apesar de ter perdido os últimos jogos caseiros com os portistas, tem vendido caras as derrotas.

Os dragões, que perderam a meio da semana frente ao Barcelona (2-1) na Liga dos Campeões, estão em terceiro lugar no campeonato, com 25 pontos, a três dos rivais Benfica e Sporting, e vão procurar somar o segundo triunfo seguido da prova para não deixarem fugir ainda mais as equipas lisboetas.

Porém, do outro lado não estará uma pêra doce para o FC Porto. No regresso da I Liga após quase três semanas de paragem para os compromissos das seleções e para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, a equipa de Sérgio Conceição terá pela frente um Famalicão que, apesar de ter sido eliminado da Taça de Portugal frente ao Benfica, parece ter encontrado estabilidade que precisava na I Liga e não perde há dois jogos no campeonato. 

O encontro entre Famalicão e FC Porto, que acontecerá no Estádio Municipal de Famalicão, tem apito inicial agendado para as 18h00 deste sábado, contará com a arbitragem do juiz António Nobre, da Associação de Futebol de Leiria, e poderá acompanhá-lo, em direto, no site do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Inter ignora 'borla' e quer levar Taremi do FC Porto já em janeiro

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório