Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 16º

"Inferno emocional". Surfista portuguesa ameaçada com fotos geradas em IA

Nas imagens falsas, Mariana Rocha Assis aparece nua. Assédio acontece há várias semanas.

"Inferno emocional". Surfista portuguesa ameaçada com fotos geradas em IA
Notícias ao Minuto

11:31 - 30/11/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Surf

A surfista Mariana Rocha Assis, de 26 anos, denunciou, esta quarta-feira, nas redes sociais, que é alvo de ameaças por parte de um hacker há várias semanas.

De acordo com a jovem, de 26 anos, tudo começou a 17 de novembro, dia em que recebeu no telemóvel imagens "suas" nua, "geradas por Inteligência Artificial (IA)", que, apesar de "parecerem reais", só o rosto lhe pertence.

Desde aí, tem vivido um verdadeiro "inferno emocional", como descreveu na publicação partilhada ontem no Instagram.

"Tenho passado por um inferno emocional ultimamente e gostaria de partilhar a minha história, pois acredito que há mais vítimas como eu a sofrer com esse novo tipo de assédio", escreveu a surfista portuguesa, que é também skater, ao ver-se vítima de um crime conhecido como 'DeepNude'.

Tal como mostra uma das imagens partilhadas por Mariana no Instagram, a "pessoa em questão" exigiu 5 mil euros para não enviar as fotos falsas para "família, amigos, patrocinadores e clientes do hotel".

Apesar das ameaças, a surfista recusou ceder à chantagem e já está a sofrer com isso.

"Fala-se muito sobre como as coisas evoluíram. Hoje eu vi o lado negro desse mundo assustador. Perdi muito dinheiro, vou ter fotos minhas a circular online. E o mais assustador é que está a acontecer com muita gente. Por isso, cuidado", realçou ainda na mesma publicação.

Para a campeã mundial de surfskate de 2017 "esses malditos hackers estão a destruir vidas, a destruir sonhos". "O meu ainda está vivo, aos poucos estou a chegar lá. Por mais que eu acredite que a Inteligência Artificial tem os seus pontos bons, é assustador para onde estamos a ir", reconheceu, pedindo aos políticos para fazerem algo para combater este crime.

Recorde-se que além de Mariana Rocha Assis, muitas outras caras conhecidas já foram vítimas deste tipo de chantagem, com imagens íntimas criadas por IA.

Leia Também: Web Summit: IA pode "perturbar positivamente" Educação

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório