Desde a cisão da Checoslováquia, em 1993, a Eslováquia tinha participado em apenas dois europeus enquanto nação independente. 2016, 2021... e agora 2024, ao vencer a Islândia nesta quinta-feira. Já o Luxemburgo continua sem conseguir tal feito.
A formação orientada por Francesco Calzona, com o boavisteiro Bozenik no onze, não deu hipótese aos oponentes islandeses, em Bratislava. Orri Oskarsson até marcou primeiro, a favor dos nórdicos, mas a Eslováquia subiu uma velocidade e acabou por marcar quatro de seguida.
Juraj Kucka faz o primeiro, Ondrej Duda ampliou de grande penalidade, Haraslin fez o terceiro numa grande jogada individual e o mesmo Haraslin obteve o quarto golo eslovaco. O jovem Andri Gudjohnsen reduziu para os islandeses no primeiro toque na bola, após entrar como suplente utilizado.
Já no outro jogo do Grupo, o Luxemburgo recebeu e venceu a Bósnia-Herzegovina com categoria. Foi uma vitória 'falada' em português, por 4-1. Mathias Olesen marcou logo aos seis minutos de cabeça. À passagem da meia-hora, Gerson Rodrigues, luxemburguês de origem cabo-verdiana, marcou de grande penalidade.
O terceiro golo dos homens da Europa Central foi obtido após um auto-golo de Nihad Mujakic, que desviou para dentro da própria baliza quando tentava fazer um corte. A Bósnia marcou o golo de honra nos descontos, por Gojkovic. Uma festa curta, porque Gerson Rodrigues bisou já aos 90+5'.
Apesar de uma das melhores campanhas de qualificação na história do país, o Luxemburgo ficou em terceiro lugar no Grupo J da zona europeia. A festa da noite concentrou-se em Bratislava, com a Eslováquia a assegurar o segundo posto do Grupo. Falta uma jornada para o final.
Leia Também: Hungria junta-se ao lote de apurados para a fase final do Euro'2024
Leia Também: Espanha 'despacha' Chipre e tem a liderança quase garantida rumo ao Euro