Powered bySolverde
Disclaimer

Futebol feminino saudita vai 'imitar' modelo da ida de Cristiano Ronaldo

O treinador português Luís Andrade enfrenta na Arábia Saudita nova experiência no futebol feminino, num país em que acredita que a tendência será a de imitar o masculino, com a vinda de grandes nomes.

Al-Nassr v Al-Ettifaq - Saudi King Cup of Champions

© Getty Images

Lusa
15/11/2023 08:57 ‧ 15/11/2023 por Lusa

Desporto

Arábia Saudita

"A tendência, sem dúvida, é tentar imitar o futebol masculino na Arábia [Saudita]. Com a vinda do Cristiano Ronaldo, Benzema, entre outros grandes talentos do futebol masculino que vêm para fazer evoluir e dar um nome aqui na Arábia", admitiu o treinador, em entrevista à agência Lusa.

Luís Andrade, que vive em Dammam a sua terceira passagem por uma equipa feminina, depois de Benfica e Flamengo, está convencido que o futebol disputado por mulheres na Arábia Saudita, e quando decorre apenas a segunda edição do campeonato, será de evolução.

"Crescer, evoluir e dar essa sequência, de dar um nome muito forte a este campeonato, com jogadoras com um grande perfil, que passaram por campeonatos de Europa, equipas muito fortes na Europa, ou os próprios campeonatos do mundo", acrescentou.

Nesse contexto, os oito clubes que disputam o campeonato feminino podem contratar até sete futebolistas estrangeiras, num sistema em que quatro podem jogar de início, no sentido de trazer qualidade, mas também para passarem conhecimento.

"Conseguimos com que essas atletas conseguissem desenvolver, ajudar o nosso grupo a praticar um bom futebol e ajudar, uma vez mais, as jogadoras árabes. E é isso que elas estão a fazer. Empenhadas, concentradas, claro que só podem jogar quatro, aí é que será a minha escolha", explicou.

O ex-jogador, que teve de construir um projeto de raiz desde que chegou em setembro ao Al-Qadisiyah, conta no grupo com "duas colombianas, uma brasileira, três norte-americanas e uma jogadora da Costa do Marfim".

"O Al-Qadisiyah não tinha ainda jogadoras, foi a última equipa a fazer a pré-temporada. Ou seja, eu tive, sensivelmente, três semanas para preparar a pré-temporada", contou o técnico, sublinhando a necessidade de trabalhar as jogadoras nas posições.

Um trabalho de base assente em três aspetos: a contratação de estrangeiras, o recurso a jogadoras menos utilizadas de outras equipas, sendo este o primeiro ano do Al-Qadisiyah, e os testes que fez para encontrar novas jogadoras árabes.

"O Al-Qadisiyah entrou este ano. Portanto, começámos do zero. Ou seja, tivemos de fazer 'trials' para convidar meninas a vir treinar connosco. E depois fizemos um apanhado das melhores atletas para poder fazer um grupo para podermos trabalhar", disse.

Uma logística, face ao rendimento da equipa, com quatro empates em quatro jogos e uma das melhores defesas (dois golos sofridos), que tem dado grande satisfação a Luís Andrade.

"Com um mês e meio de trabalho de pré-temporada e com os treinos desenvolvidos antes dos jogos, estamos a desempenhar um bom trabalho e queremos continuar. É uma tarefa, não é fácil, mas, de qualquer maneira, é um desafio muito aliciante", considerou.

No grupo, a comunicação é feita basicamente em inglês, com tradução para árabe quando necessário, num plantel que mistura profissionais com futebolistas a tempo parcial, com outros empregos além do futebol.

"As estrangeiras têm de ser profissionais, porque, para terem residência aqui na Arábia, têm de ter um contrato profissional. (...) Também tenho jogadoras árabes que trabalham. São jogadoras que trabalham e jogam futebol. Trabalham de manhã, porque nós só podemos treinar à noite devido ao calor muito forte", revelou.

No campeonato feminino, Andrade é um dos treinadores masculinos, numa aposta repartida entre homens e mulheres, também aqui a mudar o paradigma mais conservador da sociedade: "É meio-meio. Depois, temos uma segunda liga também, constituída com treinadores femininos e masculinos", revelou.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Robbie Williams esteve em Espanha e homenageou Diogo Jota em concerto

Diogo Jota

Robbie Williams esteve em Espanha e homenageou Diogo Jota em concerto

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Dicas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas