O 'revolucionário' Campeonato do Mundo de clubes, cuja primeira edição irá realizar-se em 2025, começa a ganhar forma, de tal maneira que, até ao momento, já 13 clubes têm presença garantida, o que significa que resta apurar os restantes 19.
O mais recente apurado é o Fluminense, na condição de campeão da edição de 2023 da Taça Libertadores, depois de, na noite do passado sábado, ter derrotado o Boca Juniors, por 1-2, numa final 'eletrizante', que só ficou resolvida no prolongamento.
A FIFA prevê a participação dos quatro vencedores desta competição, no período entre 2021 e 2024, o que significa que o conjunto comandado por Fernando Diniz junta-se ao Palmeiras e ao Flamengo, enquanto aguarda pelo 'felizardo' do próximo ano.
Já estão, ainda, qualificados os três últimos vencedores da Liga dos Campeões (Chelsea, Real Madrid e Manchester City), assim como Al Hilal, Urawa Red Diamonds, Al Ahly, Wydad Casablanca, Monterrey, Seattle Sounders e, finalmente, León.
No plano europeu, resta conhecer a equipa que irá sagrar-se campeã continental, em 2024, que terá a companhia dos oito primeiros classificados do ranking da UEFA no já mencionado período, com um limite de apenas dois clubes por país.
E é, precisamente, aqui que Benfica e FC Porto vão alimentando esperanças de alcançar o Mundial'2025 (que, recorde-se, terá lugar nos Estados Unidos da América), uma vez que ocupam, neste momento, o 17.º e o 20.º lugar da tabela, respetivamente.
Leia Também: Fluminense vence Libertadores pela 'Boca' de 'Mr. President' John Kennedy