Appleton rejeita ideia de "trabalho feito" e reclama apoios para rugby

O capitão da seleção portuguesa de rugby, Tomás Appleton, rejeitou hoje, em declarações à agência Lusa, a ideia de "trabalho feito" e apontou para a "base sólida", reclamando também apoios para a resolução dos vários problemas da modalidade.

Notícia

© Lusa

Lusa
25/10/2023 22:38 ‧ 25/10/2023 por Lusa

Desporto

Rugby

O capitão dos 'lobos' contou ainda como tem vivido os dias que se seguiram à participação no Mundial, em França, onde Portugal conquistou a primeira vitória, e falou do novo selecionador, o francês Sébastien Bertrank.

"Não podemos pensar que o trabalho está feito, vamos ser muito realistas. A ambição é constante, chegámos a este patamar, mas vamos querer sempre mais e mais. Construímos uma base muito sólida para o futuro, mas não chega. Há quatro anos, quando se iniciou este ciclo, estávamos em 27.º do ranking [mundial], neste momento estamos em 13.º", começou por dizer Tomás Appleton, à agência Lusa, junto ao Campo n.º2 do Estádio Universitário de Lisboa, à margem de um evento com famílias, jogadores e patrocinadores organizado pelo CDUL.

E acrescentou: "Não queremos ficar por aqui, nem parar. Tem de ser o nosso mote, o nosso ponto de partida, porque no final queremos competir com as melhores seleções do mundo".

Sobre o novo selecionador, o francês Sébastien Bertrank, que sucedeu ao compatriota Patrice Lagiquet, o atleta, de 30 anos, vê "algumas vantagens".

"O facto do Sebástien ser francês pode continuar neste tipo de cultura, estilo de rugby, estilo de jogo bonito e espetacular que queremos jogar e mostrar ao mundo, que vem muito deste 'adn' entre francês e português. Há muito trabalho pela frente, temos a pressão em cima", comentou.

Voltar à normalidade não tem sido, propriamente, fácil, segundo o capitão dos 'lobos', face à mudança de "paradigma" do rugby em Portugal: "Criámos aqui um 'boom' que não estávamos à espera que fosse tão grande, mas que era o que nós queríamos, o que sonhávamos. Queríamos inspirar novas gerações, ver miúdos a começar a jogar e a ver rugby".

Depois, detalhou os problemas existentes na modalidade em Portugal, nomeadamente das dificuldades para recrutar talentos no país.

"Obviamente que é necessário [mais apoios]. Há vários problemas associados ao rugby em Portugal. Existe uma centralização grande, porque 90% do rugby está focado em Lisboa. Existe muito mais talento por aí fora e neste momento é muito complicado ir recrutar talentos por essas regiões. Outro problema tem sido a falta de profissionalização nos escalões seniores. Há uma grande dificuldade para um miúdo começar a jogar sem perspetivas de isso ser a carreira dele", analisou.

Por fim, apelou ao investimento no desporto em geral, de forma a preparar da melhor maneira os atletas para a alta competição.

"Portugal precisa de investir mais no deporto, no profissionalismo, na alta competição, dar mais facilidade aos miúdos e jovens para se formaram enquanto atletas de alta competição. Se queremos atingir um alto nível, passa muito por ir para o estrangeiro e, claramente, que é preciso solucionar. Não exclusivamente o rugby, mas o deporto em si", concluiu.

Em França, Portugal somou o primeiro triunfo em Mundiais, face às Ilhas Fiji (24-23), depois do primeiro empate, frente à Geórgia (18-18), tendo perdido com País de Gales (8-28) e Austrália (14-34), para terminar no quarto lugar do Grupo C, que qualificou para os 'quartos' os galeses e as Fiji.

Leia Também: O merecido aplauso. Seleção de rugby provocou a 'loucura' no Dragão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Histórico deixa recado no adeus ao Benfica: "Clube não terá proposta..."

Futsal

Histórico deixa recado no adeus ao Benfica: "Clube não terá proposta..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O Skoda mais potente de sempre ganha nova 'cara'

Skoda

O Skoda mais potente de sempre ganha nova 'cara'

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas