Estalou em Itália uma nova polémica e que envolve a arbitragem. O árbitro Juan Luca Sacchi está a ser acusado de sexismo e tudo por causa de uma atitude que teve antes da partida entre Lecce e Sassuolo, na passada sexta-feira, a contar para a Serie A.
No túnel de acesso ao relvado do Stadio Via del Mare, as câmaras de televisão apanharam um momento em que o juiz do encontro, da oitava ronda da prova, cumprimentava os capitães de ambas as equipas, recusando-se, ao mesmo tempo, a cumprimentar a Francesca Di Monte, que foi a sua árbitra assistente no desafio em questão.
A Associação Italiana de Árbitros já veio dizer que não se tratou de nenhuma forma de discriminação sexista, assim como os dois envolvidos. Em conversa com a agência de notícias italiana ANSA, Francesca Di Monte lamenta a situação que se criou, confirmando que não houve qualquer tipo de sexismo.
"Lamento que um simples gesto de mal-entendido tenha sido definido como um caso. Li palavras fortes dirigidas a um colega que não demonstrou falta de respeito e a um gesto instintivo que foi definido como sexista. Antes do jogo, ainda no túnel, o árbitro cumprimenta os capitães enquanto temos o nosso momento de saudação em campo antes do pontapé inicial", atirou Francesca Di Monte.
"É incrível como surgiu um caso a partir deste episódio. Nem ela nem eu teríamos imaginado essas reações. Obviamente, não vi Francesca apertar minha mão. Acabei de cumprimentar o capitão do Sassuolo e virei-me. Fiz o mesmo com o jogador do Lecce. Já nos tínhamos cumprimentado com os assistentes e o quarto árbitro e depois apertamos as mãos após o sorteio, como atestam as imagens. Tenho uma relação esplêndida com ela, no final da partida rimos juntos do episódio", referiu, por seu turno, Juan Luca Sacchi.
"Sabemos muito bem que há muita gente a observar-nos e que estamos sempre sob escrutínio, mas insinuar que num tal contexto ter-me-ia permitido fazer um gesto tão odioso como recusar cumprimentar uma colega, ofende-me e prejudica-me. A minha reputação como homem e como árbitro", concluiu Sacchi.
Certo é que, de acordo com a imprensa italiana, o incidente poderá mesmo valer, pelo menos, um jogo de suspensão a Juan Luca Sacchi.
Confira o vídeo em causa:
L'arbitro Luca #Sacchi non da la mano all'assistente donna Francesca #DiMonte
— La Bussola TV (@LaBussolaTV) October 7, 2023
Brutto episodio prima di #LecceSassuolo. Sacchi rifiuta di stringere la mano all'assistente donna, lasciando la Di Monte probabilmente con il cuore gonfio di rabbia, considerando il suo sguardo sdegnato pic.twitter.com/0SuLboruJl